CRISLEY MONTEIRO DE MONTEIRO – As concepções dos professores de uma escola de Ladário/ MS sobre as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na perspectiva da teoria crítica

Postado por: gabrielaosinaga

RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer as concepções dos professores de uma escola de Ladário/MS sobre a implantação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no que diz respeito à organização do seu trabalho docente, em relação aos quatro eixos que sustentam o PNAIC, e analisá-las sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Os quatro eixos fundantes do PNAIC que nortearam as entrevistas são: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e Gestão, mobilização e controle social em suas práticas pedagógicas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, à luz da Teoria Crítica, fundamentada, sobretudo, nas obras de Theodor W. Adorno, com os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica do que já foi publicado sobre o tema da pesquisa; entrevista semiestruturada e narrativas realizadas com quatro professores que participaram do PNAIC em 2015 e que atuam em classes de alfabetização; análise dos documentos legais oriundos do governo federal e documentos internacionais que sustentam os objetivos do PNAIC; e estudos filosóficos sobre a Escola de Frankfurt. Segundo as análises, apesar de o PNAIC ter sido imposto aos professores, recebeu avaliação positiva, por ter trazido um diferencial na metodologia usada em sala de aula. Para os professores entrevistados, o ponto negativo foi o fato de não terem sido questionados sobre as suas necessidades formativas e as dificuldades em sala de aula, além da participação involuntária nas formações do PNAIC oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação. A conclusão da pesquisa é que é necessário elaborar o passado, para que não se cometam barbáries educacionais contra os professores. O professor deve ter autonomia para discernir o caminho que deseja trilhar na busca dos seus conhecimentos.
Palavras-chave: PNAIC. Formação Continuada. Teoria Crítica.