SANDERSON FARDIM FERNANDES – As Trajetórias de “Jovens Trans” na Fronteira Brasil/Bolívia: (In)Visibilidade nas Escolas Públicas de Corumbá (MS).
RESUMO
O objetivo principal deste estudo é analisar as trajetórias escolares das “jovens trans”, o papel da participação nos ensaios e apresentações das bandas / fanfarras e festas juninas. As/os “jovens trans” neste estudo são gays, efeminadas e/ou não, travestis, mulheres transexuais e “bichas”, que estão na faixa etária de 18 a 29 anos. As/os interlocutoras/es moram no município de Corumbá (MS), região de fronteira com a Bolívia, onde as questões identitárias são marcantes. São feitas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas para a análise. Esta investigação se apóia em uma rede de autoras/es pós-estruturalistas, em especial, queers. A conclusão é que as/os “jovens trans” têm suas trajetórias escolares marcadas por experiências de visibilidade e invisibilidade nas bandas / fanfarras e festas juninas, e essas vivências são em alguns momentos de reconhecimento e também de não reconhecimento. Suas histórias são de resistências contra o preconceito, ora em sala de aula ou ora em outras atividades que a escola desenvolve, no caso, nas bandas / fanfarras e festas juninas. Suas participações nessas atividades possibilitam um caminho para a inserção no mercado de trabalho, nas atividades equivalentes às suas funções dentro das bandas / fanfarras e nos ensaios das festas juninas. Essa autonomia financeira é justificada após a não aceitação da família com relação aos seus processos identitários.
Palavras-chave: gay; travesti; transexual; abandono escolar; direito à educação.