FÉLIX MATIAS – POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: uma análise sobre a concepção dos programas de EJA na Província de Nampula

Postado por: Thayná Carvalho da Silva

RESUMO
Este estudo objetiva analisar a concepção dos Programas de Educação de Jovens e Adultos – EJA em Moçambique, em particular na Província de Nampula, desde a independência nacional até os dias atuais (1975 a 2020). Buscamos a compreensão das principais ideias que orientam os processos educativos da modalidade de EJA no país, principalmente no que diz respeito a perspectiva de formação concebida; os marcos que caracterizam a trajetória da educação escolar em Moçambique, e ainda a eflexão sobre as políticas destinadas a educação da mulher; o papel das Organizações da sociedade civil na concepção e implementação das políticas de educação em Moçambique e seus impactos. O percurso metodológico usado para este estudo é de abordagem qualitativa, e caracteriza-se como descritivo, cuja fonte de dados é bibliográfica e de análise documental. As discussões foram conduzidas baseando-se na técnica de análise do conteúdo. O estudo concluiu que desde a independência nacional até aos dias atuais, Moçambique tem vindo a mostra um certo compromisso na concepção das políticas de EJA, por conta disso, são vários os programas concebidos e implementados nas comunidades locais. A perspectiva de formação que domina os processos educacionais no país na atualidade é de natureza economicista/neoliberal. Isso é notório a partir dos princípios e a visão geral que guia a educação, onde são evidentes os discursos provenientes dos objetivos do milénio, do desenvolvimento sustentável, face a internacionalização das políticas públicas de educação, com a presença dos organismos internacionais. Conclui ainda que, o país enfrenta diversos desafios nesta área, caracterizada por limitação de recursos, num contexto em que se procura buscar a dignidade humana através da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Moçambique. Políticas públicas de Educação. Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos. Impacto das Políticas de EJA.

ABSTRACT

This study aims to analyze the design of youth and Adult Education Programs in Mozambique, particularly in Nampula Province, from national independence to the present day (1975 to 2020). We seek to understand the main ideas that guide the educational processes of the EJA modality in the country, especially with regard to the training perspective conceived; the milestones that characterize the trajectory of school education in Mozambique, and also the reflection on policies aimed at educating women; the role of civil society organizations in the design and implementation of education policies in Mozambique and their impacts. The methodological approach used for this study has a qualitative approach, and is characterized as descriptive, whose data source is bibliographic and documental analysis. Discussions were conducted based on the content analysis technique. The study concluded that from national independence to the present day, Mozambique has been showing a certain commitment in the design of EJA policies, because of this, there are several programs designed and implemented in local communities. The training perspective that dominates educational processes in the country today is of an economistic/neoliberal nature. This is evident from the principles and the general vision that guide education, where discourses from the millennium goals, sustainable development, are evident, given the internationalization of public education policies, with the presence of international organizations. It also concludes that the country faces several challenges in this area, characterized by limited resources, in a context in which human dignity is sought through education.

KEYWORDS: Youth and Adult Education. Mozambique. Public Education Policies. Youth and Adult Literacy Programs. Impact of EJA Policies.

 

Download (PDF, 1.24MB)

Compartilhe:
Veja também