ANA PAULA NEVES RODRIGUES – O uso da tecnologia educacional e da tecnologia assistiva na escolarização de estudantes com deficiência no município de Corumbá (MS)
RESUMO
O artigo 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Nº 9.394/96 evidencia que “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: I – currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades”. Tendo como base o artigo da lei, o objetivo geral da pesquisa foi investigar e analisar o uso da tecnologia educacional e da tecnologia assistiva (TA) na escolarização de estudantes com deficiência no município de Corumbá (MS). Os objetivos específicos foram: 1) Identificar e analisar os tipos de tecnologias educacionais utilizadas para estudantes com deficiência nas salas de tecnologias educacionais e nas salas de recursos multifuncionais das escolas urbanas; 2) Identificar e analisar os tipos de recursos da tecnologia assistiva utilizados para estudantes com deficiência nas salas de recursos multifuncionais das escolas; 3) Caracterizar a formação dos professores de sala de tecnologias educacionais e dos professores que atuam em salas de recursos multifuncionais, para a utilização das tecnologias educacionais e da tecnologia assistiva. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, que teve como referenciais estudos desenvolvidos sobre o tema em questão, publicados no período de 1999 a 2016, levantados a partir dos descritores: tecnologia educacional, tecnologia assistiva, acessibilidade e inclusão. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa documental e de campo, com aplicação de questionário a professores de Salas de Tecnologias Educacionais e de Salas de Recursos Multifuncionais. Os resultados evidenciaram como o município de Corumbá vem se organizando quanto ao uso da tecnologia educacional e da tecnologia assistiva na escolarização de estudantes com deficiência. Revelaram-se alguns avanços alcançados e apontaram-se dificuldades ainda existentes. Concluiu-se que há necessidade de maior investimento na formação continuada dos docentes das escolas municipais de Corumbá quanto ao uso de recursos de tecnologia assistiva e de tecnologia educacional, bem como da ampliação da disponibilidade desses recursos por parte do poder público municipal para o atendimento dos estudantes com e sem deficiência.
Palavras-chave: Tecnologia educacional, tecnologia assistiva, sala de recursos multifuncionais, acessibilidade, inclusão.