BRUNO MARINI BRUNERI – ABC do alfabetizador: análise das concepções teóricas do método (meta)fônico

Postado por: ppge

RESUMO

Desde os anos 2000, a organização não governamental Instituto Alfa e Beto vem desenvolvendo materiais e programas de ensino pautados na abordagem fônica para a alfabetização de crianças e adultos. Atualmente, seus produtos e serviços têm ampla repercussão no território nacional, incluindo o estado de Mato Grosso do Sul, bem como em países estrangeiros. Sendo assim, partindo de pressupostos teóricos pautados em contribuições atuais da ciência Linguística, Psicologia Cognitiva e estudos da Educação, que envolvem a alfabetização e o letramento, adotou-se como objetivo deste trabalho analisar as concepções teóricas cujo cerne é a alfabetização presente no ―ABC do Alfabetizador”, livro de formação do professor, do Programa Alfa e Beto de Alfabetização, comercializado pelo instituto. Para atender os aspectos metodológicos da investigação, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa cujas fontes de informação e os procedimentos de coleta são de cunho documental. Dessa maneira, para atender tais procedimentos, utilizou-se a técnica de pesquisa baseada na análise de conteúdo. Os resultados da análise levaram à afirmação de que, apesar de o método metafônico criado pelo autor do material analisado possuir novas características que o diferem do antigo método fônico, criado na Idade Média e abandonado por seus contemporâneos por sua ineficiência, entende a alfabetização como um ato que se traduz em decodificar/codificar os sons das letras.

 Palavras-chave: alfabetização, método metafônico, concepções teóricas.