LAÍS PAULA FREITAS DOS SANTOS – A presença da cultura da escrita na Educação Infantil: “O que você está escrevendo? Quem mandou?”
RESUMO
Temos como objetivo neste trabalho investigar como as práticas pedagógicas em relação à cultura escrita se configuram em turmas de Educação Infantil. A forte presença da escolarização da cultura escrita na educação infantil levou-nos a investigar porque essa prática ainda é presente nessa etapa. Para tanto, observamos, durante cerca de três meses, a prática de duas professoras em duas turmas de pré-escola, com crianças com idade de quatro e cinco anos. Com base no referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2010, 2015) e seus colaboradores e seguidores, buscamos articular discussões referentes à mudança do Ensino Fundamental para nove anos e seus possíveis impactos na prática pedagógica das professoras observadas. Nossa pesquisa, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e atividades de campo (observação direta), inscreve-se no paradigma qualitativo e assume contornos de estudo de caso. Foram estudados dois casos: o da professora de uma escola que oferece Ensino Fundamental e Pré-escola e o de outra que atua em um Centro de Educação Infantil (que atende berçário, maternal e pré-escola), ambos (a escola e o C.E.I.) no município de Três Lagoas-MS. Pela análise das práticas pedagógicas das professoras nessas turmas, constatamos características semelhantes: há um trabalho com a linguagem escrita, e não diretamente com a cultura escrita, de que derivam tendências a uma alfabetização nos moldes do Ensino Fundamental. Nas falas das professoras, essa prática é decorrente de suas próprias experiências enquanto alunas, o que nos permite inferir que a centralidade das práticas é na professora, e não na criança. Também observamos a falta de uma teoria pedagógica que fundamente suas práticas, ainda bem distantes da valorização do tripé criança-professor-cultura, por nós concebido como essencial no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos o quanto é difícil constituir, para essa fase da educação, uma prática voltada para a educação infantil e, pois, desvinculada dos objetivos e metas do ensino fundamental (caracterizados pela aprendizagem de conteúdos).
Palavras-chave: Criança,escrita, Pré-escola, Teoria Histórico-Cultural.