FERNANDA PIMENTEL FARIA DE MIRANDA – O enfrentamento à violência sexual na escola: seus sentidos e significados para os educadores
RESUMO
A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema social que se repercute em todo o globo. No Brasil, a construção de uma história nacional marcada pela grande desigualdade sócio-econômica da população agrava ainda mais essa situação. A ação de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes requer que ações públicas e não públicas sejam operacionalizadas em conjunto. Este trabalho buscou explicitar os sentidos e significados atribuídos à violência sexual contra crianças e adolescentes e às ações de enfrentamento realizadas no âmbito da escola. O modo de apropriação do Estatuto da Criança e do Adolescente compôs, também, parte dos elementos de análise. Para tanto, foram realizadas entrevistas do tipo recorrente as quais foram analisadas em seu conteúdo a partir dos pressupostos teóricos da psicologia sócio-histórica. A análise das entrevistas evidenciou uma complexa trama de significados e sentidos contraditórios sobre a ação de enfretamento à violência sexual. Embora não possuam nenhuma formação específica sobre o enfrentamento a violência sexual, os professores têm realizado este enfrentamento no âmbito escolar. Os estudos de Vigotski permitiram compreender os sentidos que os professores vêm construindo acerca da ação de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente, além de explicitar os movimentos sociais e subjetivos implicados nessa problemática. Tendo em vista, o modo pelo qual a Educação se vincula com as atuais políticas de atendimento à infância e a adolescência e posicionam a escola na ponta inicial da rede de proteção à infância, ganha destaque o papel social do professor como um dos agentes que integram essa rede de proteção atribuindo grande importância a ação desse profissional na atividade coletiva de enfrentamento à violência sexual.
Palavras-chave: Educação, Violência Sexual, Infância e Adolescência.