Artigos Publicados

Postado por: Gilmar Lossa

2020

Título  Autor
Prioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SANTOS, RENNAN ANDRADE DOS ; MORAIS, NICOLE DE ; SILVA, CRISTIELLY CAMPOS DA ; FRANCISCO, JONAS ANTÓNIO
Produção acadêmica sobre surdez e Libras em banco de dados bibliográfico: uma revisão de literatura. GIL, J. C. S. ; SOARES, L. L. S. ; REBELO, A. S.
Desafios da gestão nas escolas das águas. NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES
Formação continuada para a educação de surdos em um município de Mato Grosso do Sul. CARDOSO, FERNANDA CÂMARA; REBELO, ANDRESSA
Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência – CREIA. REBELO, A. S.; COSTA, C. A. S. GARCIA, E. S. ; LEITE, J. S. ; KASSAR, M. C. M.
Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas: Validação da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale. MARTINS, B. A.; CHACON
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO. MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S.
The absence of literature in the National Curricular Common Base for high school. FONTES, NATHALIA SOARES ; SANTOS, FABIANO ANTONIO
As estratégias do -Movimento Pela Base- na construção da BNCC: consenso e privatização. FERREIRA, FABÍOLA DA SILVA ; SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS
Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, JOÃO BATISTA ; MARQUES, Hellen Jaqueline
Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
A formação de professores e os saberes disciplinares de professores de ciências. PEREIRA, A. M
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão. ZAIM DE MELO, R. ; RIZZO, D. T. S
Jogos e/na iniciação esportiva. RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; ZAIM-DE-MELO, ROGERIO ; TAQUES, MARCELO JOSÉ
Produção cientí­fica sobre atividades circenses no centro-oeste do Brasil no perí­odo 2015-2020. CONCEIÇÃO JUNIOR, ELIAS JOSÉ MENDES ; GODOY, LUIS BRUNO ; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza ; ZAIM-DE-MELO, ROGÉRIO
Conhecimento do professor de educação física sobre primeiros socorros no ambiente escolar. SOUSA, A. P. M. ; RIZZO, D. T. S. ; DOMINGOS, G. S. B
Sportive pedagogy and pole dance education in school: an action research on impacts in the lessons of physical education. RIZZO, D. T. S.; GOLIN, C. H. ; SOUSA, A. P. M. ; ARANHA, A. C. M
Ressignificação das lutas na concepção de estudantes do ensino médio. SILVA, F. E. L. ; MARIANO, E. R. ; OLIVEIRA FILHO, S. ; RIZZO, D. T. S.
Experiência estética e expressividade na creche. ANDRADE, E.N.F.; SANTANA, K. P.
Navegando no Rio dos sonhos: quando o barco vira um circo. ZAIM-DE-MELO, R. ; TIAEN, M. S. ; GODOY, L. B. ; COSTA, A. C. P. ; SAMBUGARI, M. R. N.
Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma ‘escola das águas’. ZAIM-DE-MELO, R. ; DUARTE, R. M. ; SAMBUGARI, M. R. N. 
O brincar sob o olhar de professoras da pré-escola. PANA, K. S. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
 ‘Lembro até hoje…’ Reflexões sobre motivações para o ingresso e exercício na/da docência. RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; SOUZA, L. A.
Notas sobre a trajetória histórica do trabalho infantil indígena na Bolívia. MOREIRA, N. C. ; RÜCKERT, F. Q.
Educação informal e protagonismo indígena na América Latina: uma breve revisão bibliográfica. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MOREIRA, NATHALIA CLARO 
A ve(o)z do povo surdo: do Historicismo à História Cultural. LIMA, C. R. O. ; RÜCKERT, F. Q.
Theoretical-critical dialogues on authoritary membership and evaluation at PNAIC. OLARTE, CRISLEY MONTEIRO ; FERREIRA, ISABELLA FERNANDA
Sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias: algumas considerações teórico-críticas. FERREIRA, ISABELLA FERNANDA
A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista. MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M
Políticas educacionais e gênero: desafios e polêmicas atuais. NICOLETE, JAMILLY NICÁCIO ; FERRO, ELAINE GOMES ; MARIANO, JORGE LUÍS MAZZEO
Atuação docente masculina com crianças pré-escolares em Salto Del Guairá – PY. PERES GONÇALVES, JOSIANE; CARVALHO, P. S
Configurações Familiares e Educação: Vivências e Representações da Comunidade Escolar. GONÇALVES, Josiane Peres; REZENDE, J. M
Diversidade em Contexto Educativo: Práticas Desenvolvidas por uma Escola Pública Sul-Mato-Grossense. GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, M. C.
 Invisibilidade e Silenciamentos? Reflexões acerca da Homossexualidade em Âmbito Escolar. GONÇALVES, Josiane Peres; GONCALVES, M. C.
ENTRE BOATOS E VERDADES: A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS ADOTADAS POR CASAIS HOMOSSEXUAIS. GONÇALVES, Josiane Peres; COUTO, F. O. ; AZEVEDO, F.
 “Eu me sentia frustrada por não ter o ensino superior”: mulheres de meia idade x entrada tardia na universidade. DIAS, E. F. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
“Eu sou professor por decisão, porque eu gosto, porque é minha vida!” Paixão, identidade e formação na docência masculina. GONÇALVES, Josiane Peres
Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. GONÇALVES, Josiane Peres; BARBOSA, M. M. F
 “Alguém a fim?”: an Online Ethnography in ChatRooms in the Brazil-Bolivia Border. SOUZA, C. C. ; DUQUE, T
 “Gosta de flor?”: o agir e o sentir a partir de uma oficina sobre corpo, gênero e sexualidade com professoras/es em tempos de cruzada moral. DUQUE, T.; SOLON, S
 ‘Cancelando’ o Cuier. PELUCIO, L. ; DUQUE, T
‘Alguém afim?’: Uma etnografia-online em salas de bate papo na fronteira Brasil-Bolívia’. SOUZA, C. C. ; DUQUE, T
Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul. DUQUE, T.; OLIVEIRA, E. A. ; BECKER, S
 “Óh, ela é formada em Física”: um estudo sobre educação e gênero na região de Corumbá/MS. NARIMATSU, G. D. M. ; DUQUE, T


2019

Título  Autor
Educação Especial como política pública: Um projeto do regime militar? KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; JANNUZZI, G. S. M.
Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; OLIVEIRA, R. T. C.
Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá/MS: análise dos indicadores educacionais. CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S.
Altas habilidades/Superdotação:a criatividade como um de seus traços dominantes. OLIVEIRA, M. P. S. ; MARTINS, B. A.
O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). MARTINS, BÁRBARA AMARAL; RÜCKERT, F. Q
Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. MARTINS, B. A.; CHACON
Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; PETOUR, MARÍA TERESA FLÓREZ
Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. SILVA FILHO, DANIEL MENDES DA; MAGALHÃES KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO
Abstração Reflexionante em estudantes:implicações pedagógicas e psicopedagógicas. Saravali, E. G. ; MANO, A. M. P. ; Guimarães, T. ; ORIANI, A. P. ; ROTOLI, L. U. M.
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano. MANO, A. M. P.; Saravali, E. G.
Sophistry in Vygotsky: Contributions to the Rhetorical and Poetic Pedagogy. ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES DE; CUNHA, MARCUS VINICIUS DA
Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar. TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N.
Acesso e permanência ao ensino superior das camadas populares na visão de futuros professores. BORGES, D. S. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. 
Sobre as práticas pedagógicas na/da creche: perspectivas das profissionais do município de Corumbá/MS. SILVA, I. L. A. ; ALMEIDA, V. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; RÜCKERT, FABIANO QUADROS
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica. CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F
O teatro administrado na sociedade unidimensional. CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F
ENTRE AS REPRESENTAÇÕES E A REALIDADE: AS NORMALISTAS DO EXTREMO OESTE PAULISTA (1947-1975). MARIANO, J. L. M.; GEBRAN, R. A
Discursos das Práticas de Educadoras Escolares Sobre Sexualidade e Relações de Gênero. MARQUES, T. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Princesas Disney e Cinema: Representações do Gênero Feminino. FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O Lugar da Mulher na Ciência: algumas considerações. GALVAO, N. A. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A Subalternidade nas Relações de Gênero: Apontamentos a partir da Perspectiva Pós-Estruturalista. LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; DUQUE, T.
DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!- CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA. GONÇALVES, Josiane Peres; SOARES, P. K
Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. GONÇALVES, Josiane Peres; NUNES, I. M. S.
Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. FARIA, A. H. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Manifesto dos Pioneiros e Perspectiva de Gênero: Noemy, Cecilia e Armanda, as Mulheres que Impactaram a Educação na Década de 1930. CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher. DUQUE, Tiago
A travesti, a onça pintada e a sucuri: reflexões sobre regime de visibilidade no Pantanal-MS. DUQUE, Tiago
Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre? Funk, (re)conhecimento e direitos LGBT em tempos de pânico moral. DUQUE, Tiago
 “Eu Gosto mesmo é das bixas”: reflexões sobre identidade ao som de Linn da Quebrada. SANTOS, A. D. ; DUQUE, T
 Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia. BANDUCCI JUNIOR, A. ; PASSAMANI, G. R. ; DUQUE, T
 ‘Olha o que a senhora fez por mim’: remição de pena pelo estudo em contextos sulmatogrossenses. BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T


2018

Título  Autor
Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M.
Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI. KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL. KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; RONDON, MARCELO MESSIAS ; ROCHA FILHO, JOSÉ FONSECA
Grupo de pesquisa Políticas públicas de educação e educação especial REBELO, A. S.
Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M.
ESTUDO COMPARATIVO LUSO-BRASILEIRO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO COM ENFOQUE NOS CONTEÚDOS CURRICULARES. MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S.
Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. MARTINS, B. A; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL
Formação em Altas Habilidades/Superdotação e sua Influência sobre a Autoeficácia de Professores. MARTINS, B. A; CHACON
Programa de Atenção a Alunos Precoce s com Comportamento de Superdotação: Identificação, Avaliação e Enriquecimento Extracurricular e Familiar. CHACON ; MARTINS, B. A.
 Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo.
Educação emancipatória na perspectiva de Paulo Freire. BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA. MARINS, G. A. M. B. ; SANTOS, F. A.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO ATIVO. SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J.
Centralidade do professor nas políticas educacionais. VIANA, J. S. S. ; SANTOS, F. A.
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano. Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães.
Acesso ao trabalho às pessoas com deficiência: notas sobre o ingresso à carreira do funcionalismo federal. SOUZA, M. P. ; FRANÇOZO, R. V. ; KASSAR, M.C.M.
Trabalho e sofrimento: desafios da saúde mental de profissionais da assistência social. SILVA, J. B. ; VASCONCELLOS, P. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN
Identidade profissional docente: concepções de futuros professores. PAGANINI-DA-SILVA, E. ; MANO, A. M. P
Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre o conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. MANO, A. M. P.; Saravali, E. G.
Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017). RODRIGUES, S. A. ; SAMBUGARI, M. R. N.
A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. SAMBUGARI, M. R. N.
A formação continuada sob o olhar dos professores de Língua Portuguesa: Limites e perspectivas. AMORIM, J. C. T. G. B. ; SAMBUGARI, M. R. N.
O que as profissionais que atuam na Educação Infantil pensam sobre a creche : o caso do Município de Corumbá-MS. OLIVEIRA, I. A. ; RIBEIRO, M. F. ; SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Impressões e experiências sobre o exercício da docência na Educação Infantil. RODRIGUES, Sílvia Adriana
Produções científicas sobre afetividade na relação adulto-criança no espaço da Educação Infantil. SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Sobre o exercício da profissão docente: motivações iniciais e as interferências da formação inicial. RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; FAGUNDES, S. B.
A febre tifoide no Rio Grande do Sul da Primeira República: uma doença com história. RUCKERT, FABIANO QUADROS; BAPTISTA SCHWARTSMANN, LEONOR
EL DERROCHE DEL AGUA EN LA ARGENTINA: EL REGISTRO DEL PROBLEMA EN LOS EDITORIALES DEL ‘BOLETIN DE OBRAS SANITARIAS DE LA NACIÓN’ (1937- 1955). RÜCKERT, F. Q.; MOMCE, Adilson Prizmic
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CPAN: UMA EXPERIÊNCIA INACABADA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO. RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, O. N. ; PAIVA, T. F. V.
‘QUEREMOS ESPAÇO VERDE’: O PARQUE MUNICIPAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER COMO PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS, BRASIL). RÜCKERT, F. Q; PEREIRA, E. M
Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). RÜCKERT, F. Q
Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). RÜCKERT, F. Q
O poder público e as Companhias de abastecimento de água na Província do Rio Grande do Sul, Brasil (1822-1889). RÜCKERT, F. Q
O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental. MONTEIRO, CRISLEY ; FERREIRA, ISABELLA
TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960). MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M
Homens Casados que Resolvem “Sair Do Armário”: Conflitos Vivenciados por Homossexuais das Classes Sociais Baixa, Média e Alta. MACHADO, R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU ‘VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA’. OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Violência Doméstica em Região de Fronteira: Perfil das Mulheres Atendidas pela Defensoria Pública de Corumbá/MS. AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Relações Integeracionais Entre Estudantes Universitários. YAMANAKA, M. A. C. ; COSTA, M. C. R. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
História da Sexualidade Feminina no Brasil: Entre Tabus, Mitos e Verdades. OLIVEIRA, E. L. ; MESQUITA, J. O. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Mudanças nas representações femininas fílmicas do estúdio Walt Disney do século XX: a princesa clássica Branca de Neve (1937) e a revolucionária Mulan (1998). FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Rompendo as Cercas da Ignorância: a Pedagogia do Movimento sem Terra, como uma Educação para a Transformação Social. CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Pessoas com surdez e suas relações com a sexualidade: silenciamentos e descobertas. DREYER, L. R. O. ; MATEUS, M. A. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O Princípio da Educação Especial em Naviraí/MS: Professoras que Contam a História. GONÇALVES, Josiane Peres; BEZERRA, G. F. ; NOVAIS, R. S.
Professores Homens Desempenham as Mesmas Funções que as Professoras na Educação Infantil? Olhares dos Gestores Escolares. GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. ; CAPRISTO, Z. R. N.
DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; FLANDOLI, B. R. G. X.
Diversidade Cultural e Relações de Gênero em Uma Escola Indígena Sul-Mato-Grossense. GONÇALVES, JOSIANE PERES; OLIVEIRA, E. L
A mulher e a educação escolar: um recorte da EJA na atualidade. PALACIOS, K. C. M. ; REIS, M. G. F. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres
As Representações Sociais como Referência Metodológica para as Pesquisas Qualitativas em Educação no Quadriênio 2014-2018. SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS). DUQUE, Tiago
Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, Brasil. MOTA, M. P. ; DUQUE, T.
Gênero, sexualidade e artefato cultural na prisão: um relato de experiência sobre o Projeto ALMA em Corumbá (MS). SILVEIRA, B. F. S. ; DUQUE, T.
 


2017

Título  Autor
Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. INCLUSÃO SOCIAL REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M.
A educação especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado. REBELO, A. S.
Escolarização de alunos com altas habilidades/ superdotação: reflexões sobre métodos de ensino alternativos. MARTINS, B. A.; CHACON
Musicalização na Educação Infantil: o ‘Choro’ como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. SANTOS, A. S. ; TLAES, J. ; LIMA, Claudia. Araujo.
A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. RODRIGUES, A. P. N. ; LIMA, Claudia. Araujo.
Educação do Campo e Direitos Humanos: um levantamento das produções científicas nos últimos vinte anos no Brasil. GABERLINI NETO, G. ; SILVA, A. S. ; LIMA, Claudia. Araujo.
Action research with John Dewey’s poetic and rhetoric pedagogy. DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS
A Função Docente na Percepção de Alunos de Pedagogia do Campus do Pantanal. SAMBUGARI, M. R. N.
PROFESSORA EUBÉA SENNA DE ALMEIDA: AS MEMÓRIAS… A HISTÓRIA… ALLE, S. A. ; COUGO, A. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Mudanças e persistências na formação para docência em creches e pré-escolas. RODRIGUES, Sílvia Adriana.
Uma breve História da Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS, Brasil. RÜCKERT, F. Q.
Saturnino de Brito e a modernização do abastecimento de água no Rio Grande do Sul da Primeira República. RÜCKERT, F. Q.
Contando os mortos e as doenças: o quadro sanitário no Rio Grande do Sul da Primeira República. RÜCKERT, F. Q.
Porto Alegre e Pelotas: duas experiências de municipalização do saneamento no Rio Grande do Sul da Primeira República. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MAROPO, FELIPE
A cidade de Porto Alegre e as águas do Guaíba: uma história de -encontros- e -desencontros-. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; PRESTES, ANTÔNIO JOÃO DIAS
Urbanização e saneamento em Caxias do Sul, RS (1875-1930). RÜCKERT, F. Q.
O abastecimento de água na perspectiva da historiografia europeia e hispano-americana. RÜCKERT, F. Q.
O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online. FERREIRA, ISABELLA FERNANDA
Professores homens e desenvolvimento da carreira docente em profissão vista socialmente como feminina. GONÇALVES, Josiane Peres; CARVALHO, V. S. C
Gestoras Municipais de Educação Infantil: (Des) Confiança no Trabalho Realizado por Homens Educadores. GONÇALVES, JOSIANE PERES; SOUZA, V. C. S. ; REIS, M. G. F. A
Atividades de Ensino Realizadas no Museu de História do Pantanal/Muhpan e Questões Indígenas. SILVA, K. K. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação. BRAGA, L. A. M. ; BEZERRA, G. F. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Desafios Vivenciados por Mulheres Universitárias de Mato Grosso do Sul, que são Mães, Profissionais e Donas de Casa. GONÇALVES, Josiane Peres; TERNOVOE, J. S.
As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças? GONÇALVES, Josiane Peres; MATHIAS, E. L. U.
 Eles são Instáveis, Agressivos e Desnaturados ou têm Autoridade, Bom Senso e Firmeza? Presença de Homens no Magistério e Representações Sociais. GONÇALVES, Josiane Peres; DIAS, E. F. M. ; SOUZA, V. C. S
O Professor e Sua Prática Frente às Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula. YAMANAKA, M. A. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Uso de Droga na Adolescência em Região de Fronteira: Interface Com os Direitos Humanos. AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Comunidade Escolar de Mato Grosso do Sul: Refletindo o Trabalho de Docentes do Gênero Masculino. GONÇALVES, Josiane Peres; OLIVEIRA, E. L.
Extensão Universitária e Formação Docente: Contribuições de Um Projeto de Extensão Para Estudantes de Pedagogia. CORREA-SILVA, A. M. ; PENHA, N. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Conhecimentos Prévios na Educação Infantil: Contribuindo para a Aprendizagem Significativa / Prior Knowledge in Infant Education: Contributions to a Significant Learning. GONÇALVES, Josiane Peres; PIMENTEL, G.
Conhecendo a Perspectiva Pós-Estruturalista: Breve Percurso de Sua História e Propostas. AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Representações de Homens do Magistério Sobre Homens no Magistério. GONÇALVES, Josiane Peres
-NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA-: DIFERENÇA, ABJEÇÃO E IDENTIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. DUQUE, Tiago
“Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). DUQUE, Tiago
 “A gente sempre tem coragem”: identificação, reconhecimento e as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. DUQUE, Tiago
É mais fácil para as bonitas : corpo, imagem e reconhecimento nas experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. DUQUE, Tiago
Sobre o direito de ter/dar aulas na prisão: um relato de experiência sobre segurança, direito e educação. BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T

Compartilhe: