DANIELA DE FÁTIMA TEIXEIRA SCHMIDT – Crenças dos Professores do Ensino Fundamental Sobre a Violência Doméstica Contra a Criança
RESUMO
Esta pesquisa é fruto de uma inquietante busca de respostas a respeito da ausência da participação do professor no enfrentamento da violência doméstica contra a criança percebida por ele no ambiente escolar. O objetivo geral foi analisar as crenças dos profissionais da educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) de quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação (REME) da cidade de Corumbá – MS. Os objetivos específicos foram: conhecer as crenças desses profissionais em relação ao conceito e à tipologia da violência doméstica contra a criança e os mecanismos legais de proteção à criança; e analisar a forma como esses profissionais educam seus filhos e suas crenças relacionadas aos seus estilos parentais. O trabalho justifica-se pela atuação da pesquisadora como psicóloga, lidando diretamente no atendimento de crianças vítimas de violência doméstica. Na maioria das vezes, a escola tinha conhecimento da situação de violência vivenciada pela criança, mas mantinha-se omissa e não realizava as devidas notificações. Trata-se de um estudo de caso, que contou com a participação de 12 trabalhadores (oito professores e quatro coordenadores pedagógicos) dos anos iniciais do ensino fundamental de quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Corumbá – MS. Os sujeitos responderam um questionário socioacadêmico, cuja função foi definir o perfil do grupo; preencheram o Inventário de Estilos Parentais (IEP), para a identificação do seu estilo parental; e participaram de uma entrevista semiestruturada, com duração de aproximadamente 20 minutos. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo e os dados foram analisados por meio da triangulação de métodos. Os resultados indicaram que tais profissionais adotam um estilo parental de risco e possuem crenças errôneas com relação à violência doméstica contra a criança, que podem estar relacionadas às suas atitudes diante das situações envolvendo os seus alunos. A inclusão da temática da violência doméstica contra a criança, na formação inicial e continuada de professores, faz-se necessária para envolver os profissionais da educação no enfrentamento da violência doméstica contra a criança.
Palavras-chave: crenças; violência doméstica contra a criança; professores e violência doméstica; estilos parentais; práticas educativas parentais.