GERUZA SOARES DE SOUZA PAPA RODRIGUES – As ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Corumbá/MS e as avaliações externas: ‘Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come’
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo geral analisar como a formação de professores alfabetizadores do PNAIC do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, organizou-se nos anos de 2013 a 2015, diante dos resultados das avaliações externas: Provinha Brasil/PB e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Como objetivos específicos buscamos, compreender: os eventuais desafios colocados para a prática dos professores participantes do PNAIC e as possibilidades que a formação apresentou diante dos resultados das avaliações externas: PB e ANA articulando com as aprendizagens das crianças no ciclo de alfabetização, especialmente com a cultura escrita. O referencial teórico pautado na abordagem histórico-cultural de Vigotski (1896-1934) e estudiosos da área proporcionaram uma base para as análises da pesquisa. A metodologia de pesquisa insere-se na perspectiva qualitativa, documental e de campo, com a utilização de entrevistas com as professoras, alvo do estudo. Os resultados apontaram que os dados das avaliações externas (ANA e Provinha Brasil) não foram utilizados e nem articulados com a formação do PNAIC/UFMS, uma vez que a mesma priorizou a vivência da infância e suas linguagens, em especial a escrita, em uma vertente de sentidos e significados para a criança.
Palavras-chave: Formação de professores alfabetizadores. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Provinha Brasil. Avaliação Nacional da Alfabetização. Teoria Histórico-Cultural.