Inscrições Abertas – VI Seminário Internacional “A produção do conhecimento no campo da Educação Especial”

Postado por: ppge
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, evento trienal promovido pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP, tem, em sua sexta edição, o objetivo de disseminar a produção de conhecimento acumulado sob distintas perspectivas que envolvem a pesquisa em Educação Especial; procura expressar a trajetória de investigações nesse campo, bem como dos intercâmbios nacionais e internacionais.

O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2018, sendo direcionado a pesquisadores, docentes, discentes (graduandos, pós-graduandos e alunos de ensino básico) e interessados em geral.

Para fazer sua inscrição, clique aqui: https://doity.com.br/vi-seminario-internacional 

PROGRAMAÇÃO – 19/02/2018

09:00/09:30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA

Prof. Dr. Carlos Antonio Giovinazzo Júnior – Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP)

10:00/12:00 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Kazumi Munakata (PUC-SP)

Os cegos “esses infelizes”: sujeitos, instituições e circulação de conhecimentos pedagógicos (sécs. XIX e XX)
Prof. Dr. Helder Manuel Guerra Henriques – Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Portalegre

14:00/17:00 – MESA-REDONDA: Pesquisas sobre o campo pedagógico

COORDENAÇÃO: Profa. Ms. Aline Martins de Almeida (PUC-SP)

Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e expectativas de aprendizagem: análise do documento oficial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Profa. Dra. Patrícia Tanganelli Lara – Prefeitura Municipal de São Paulo / Secretaria Municipal de Educação

Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular
Profa. Dra. Mirian Célia Castellain Guebert – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUC-PR)

O processo de caracterização de alunos com deficiência intelectual: análise de ações integradas da Educação e da Saúde
Profa. Ms. Viviane Ferrareto da Silva Pires – Doutoranda (PUC-SP) – PM Santo André (SP).

PROGRAMAÇÃO – 20/02/2018

09:00/12:00 – MESA-REDONDA: Deficiência, políticas e meio social

COORDENAÇÃO: Profa. Ms. Sirleine Brandão de Souza (PUC-SP)

Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
Profa. Dra. Lucélia Fagundes Fernandes Noronha – AMAE e FIT /UNIESP

Surdez, trajetórias sociais e a construção das identidades
Profa. Dra. Carla Cazelato Ferrari – Universidade Mackenzie

O livro acessível a cegos e surdos: as políticas públicas e o mercado editorial
Profa. Ms. Tatiana de Andrade Fulas – Doutoranda (PUC-SP)

Trajetória escolar de alunos com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Londrina-PR
Profa. Jéssica Germano – Mestranda (UEL)

14:00/15:00 – PALESTRA: Indicadores sociais e educação especial

COORDENAÇÃO: Profa. Ms. Andrezza Cameski (PUC-SP)

Indicadores sociais, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional
Profa. Dra. Silvia Marcia Ferreira Meletti –  UEL

15:30/17:30 – MESA-REDONDA: As pesquisas com base em dados estatísticos oficiais

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Helenice Ciampi (PUC-SP)

Escolarização de alunos com deficiência intelectual: as estatísticas educacionais como expressão das políticas de educação especial no Brasil
Prof. Dr. Ricardo Schers de Góes – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Deficiência, raça e gênero: uma análise de indicadores educacionais brasileiros
Profa. Dra. Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolau Pereira – UNICSUL

A filantropia e a segregação na educação especial: Um olhar a partir dos indicadores educacionais brasileiros
Profa. Ms. Natália Gomes dos Santos – Doutoranda (UEL) – UNOPAR

PROGRAMAÇÃO – 21/02/2018

09:00/10:00 – PALESTRA: A produção científica da educação especial

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Roseli Regis dos Reis (PUC-SP)

O Repositório de Livros de Educação Especial das Bibliotecas Universitárias (LIEEB)
Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno – PUC-SP e Profa. Dra. Carla Cazelato Ferrari – Universidade Mackenzie

 
10:30/12:30 – MESA-REDONDA: A pesquisa bibliográfica em educação especial

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Leda Maria de Oliveira Rodrigues (PUC-SP)

O ensino-aprendizagem do português escrito para surdos em pesquisas: análise de resumos acadêmicos (1987-2010)
Profa. Ms. Geane Izabel Bento Botarelli – SENAI

A produção acadêmica sobre deficiência intelectual: um balanço das teses defendidas entre 1993 e 2015
Profa. Dra. Pâmela Carolina Martins Tezzele – PUC-SP

A veiculação da produção científica sobre o autismo no Brasil: embates e tensões
Profa. Ms. Katia Cristina Luz – PM São Bernardo do Campo (SP)

Análise da produção intelectual em Educação e Letras/Linguistica: um balanço de teses e dissertações sobre o ensino-aprendizagem de inglês para alunos com deficiência
Prof. Ms. Vinicius Neves de Cabral – Doutorando (UEL)

14:00/16:30 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP)

Instituição e educação especial: perspectiva histórico-pedagógica
Prof. Dr. Justino Pereira de Magalhães – Universidade de Lisboa

16:30/17:00 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Prof. Dr. Carlos Antonio Giovinazzo Júnior – Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP)

LOCAL 
Tucarena – Teatro da PUC-SP (300 lugares)
Rua Monte Alegre,1024 – Perdizes
Entrada pela Rua Bartira

Comissão Organizadora
PEPG Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP)
divulga.ehps@gmail.com