ISLANE MORRONE QUINTEROS – O PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ–MS: SEUS ESPAÇOS DE TRABALHO E AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
RESUMO
O objetivo deste estudo é analisar o papel do pedagogo em instituições não escolares, verificando a que necessidades vêmrespondendo, bem como as repercussões e os impactos do seu trabalho. A pesquisa tem como campo empírico cinco instituições não escolares da cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso Sul, em que atuam pedagogos. O estudo adotou as seguintes fases: levantamento das instituições não escolares em que atuam pedagogos; análise dos documentos oficiais sobre o Curso de Pedagogia na atualidade; conhecimento das produções científicas sobre essas instituições; levantamento de dados através de entrevistas semiestruturadas com os Pedagogos dessas instituições; análise dos dados dos documentos e das entrevistas; discussão dos resultados. A Pedagogia Social foi compreendida levando-se em consideração as questões conjunturais e estruturais da sociedade contemporânea. Parte-se do pressuposto de que o novo padrão de regulamentação estatal dos ordenamentos mundiais produziu novas formas de exclusão social, bem como a necessidade de formação de um profissional polivalente. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Pedagogia Social é produto das necessidades sociais da sociedade contemporânea, que clama por ajuda/benefícios aos segmentos excluídos. Com essa realidade, o campo de atuação do pedagogo vem aumentando substancialmente e se estendendo além dos limites escolares. Entretanto, as novas áreas exigem do profissional uma melhor formação acadêmica. Consequentemente, deve haver uma reestruturação curricular do curso de Pedagogia.
Palavras chaves: Pedagogia Social; instituições não escolares; formação profissional; Corumbá-MS.