MARILENE RODRIGUES SILVA – A literatura infantil e as relações etnicorraciais: o PNBE 2014

Postado por: gabrielaosinaga

RESUMO
Esta dissertação teve como objetivo analisar como os livros de literatura infantil distribuídos pelo PNBE-2014 podem contribuir para o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial nas escolas públicas brasileiras. Dentre as coleções literárias que compõem o PNBE/2014, priorizou-se o acervo destinado às crianças do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Foram analisados nove livros de literatura infantil que atenderam ao requisito desse trabalho, qual seja: ter personagens negros nos enredos, tanto nas narrativas como nas ilustrações. A realização desta pesquisa justifica-se pela necessidade em refletir sobre as questões raciais nas obras literárias destinadas aos alunos das escolas públicas do país. Como resultado da pesquisa, pode-se considerar que embora o quantitativo de livros seja pequeno dentro da coleção PNBE 2014, a qualidade literária tem merecido destaque por valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira e africana; por apresentar personagens negros em papel de destaque, com histórias de valentia, de resolução de problemas com sabedoria, esperteza e inteligência; enfim, personagens negros que podem ajudar a romper com estereótipos negativos construídos a respeito do ser negro no Brasil. E assim, contribuir com o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial nas escolas públicas brasileiras.
Palavras-chave: Literatura infantil. Questões etnicorraciais. PNBE.