MICHELE FERREIRA COSTA – Formação inicial de professores de língua espanhola na ufms/campus do pantanal: Contribuições de um projeto de ensino de graduação
RESUMO
Esta pesquisa visa discutir os resultados do Projeto de Ensino de Graduação (PEG): “Língua Espanhola Instrumental (Básico): Comunicação oral e interpretação de textos”, ocorrido durante o 1º semestre letivo de 2016, no curso de Licenciatura em Letras-habilitação em Português/Espanhol da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ Campus do Pantanal (UFMS/CPAN), voltados para o processo de formação e prática docente das envolvidas. O projeto envolveu quatro discentes do curso e duas docentes, sendo uma coordenadora e outra colaboradora-ministrante, como membros da equipe de execução. Às discentes monitoras coube ministrar aulas de língua espanhola para 18 participantes (membros de um grupo de pesquisa), sob a supervisão das professoras. As questões básicas que movem esta pesquisa são: o projeto dinamizou os componentes curriculares do Projeto pedagógico do Curso (PPC) supracitado anteriormente? De que forma colaborou com a formação teórico/prática das monitoras, futuras professoras de Língua Espanhola? Nossa fundamentação teórica baseia-se na abordagem do pesquisador canadense Maurice Tardif (2000, 2008, 2014), que, além do saber oriundo da formação universitária, apresenta outros saberes que contribuem para a prática docente. Esses diversos saberes foram importantes para a análise dos dados coletados na investigação realizada, por meio de questionário. Quanto aos dados coletados, foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, segundo a proposta de Laurence Bardin (2011). Quanto aos resultados, afirma-se que o projeto investigado proporcionou às monitoras uma oportunidade de exercitar a prática docente durante o processo de formação acadêmica, pois foi um momento em que vivenciaram uma situação real, em que tiveram que planejar, preparar aulas e confeccionar materiais de acordo com os objetivos específicos dos participantes; preparar e corrigir provas, assim como avaliar. Enfim, realizar procedimentos próprios de um profissional docente em seu ambiente de trabalho. E ainda tiveram contato constante com a língua espanhola, aprimorando sua competência linguística, por serem orientadas a falar, durante às aulas, o tempo inteiro no idioma. Quanto ao grupo de pesquisa (o público-alvo do projeto), conseguiram desenvolver um nível básico de aprendizagem do idioma. Os participantes relataram que sua participação nos eventos da UAGRM/ Bolívia teve maior êxito, porque o que aprenderam no projeto possibilitou a interação entre os pesquisadores e o entendimento das apresentações em língua espanhola, o que muito nos motivou a continuar incentivando ações educacionais como essas.
Palavras-chave: Formação Docente. Saberes Docentes. Ensino de Língua Espanhola.