MILENE MACHADO RIBEIRO – Acesso e sobrevivência escolar em três famílias em situação de pobreza em Corumbá/MS
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de escolarização de três famílias de meios populares. Para análise desse estudo utilizamos como referência autores ligados à Sociologia da Educação, como Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, Daniel Thin, Lea Pinheiro Paixão, Maria Cecília Nogueira, Maria da Graça Jacintho Setton, entre outros. Em relação a estratégia de pesquisa, o trabalho buscou adentrar no universo familiar por meio de entrevistas visando compreender através dos relatos dos sujeitos, especificamente das mães, como as ações educativas foram orquestradas mediante ao nível de capital cultural de cada família. Os resultados indicam que apesar das histórias serem tão próprias e singulares, os caminhos parecem tão próximos e similares. Que apesar de todas as dificuldades e mazelas vividas ao longo da vida e, especificamente, no percurso escolar delas e de seus filhos, elas parecem acreditar que a escolarização é importante e necessária para romper o ciclo e que diante das incertezas acerca de um prolongamento de estudos e somado as urgências materiais das famílias, a escolarização encontra um significado especialmente instrumental, uma vez que aspirações universitárias não apareceram como um objetivo a ser trilhado. Pois essas famílias pouco sabem como lidar com todos os problemas advindos de um processo histórico de desigualdades e injustiças sociais e não compreende as questões que estão para além da certificação.
Palavras-chave: Camadas populares. Desigualdades. Família e escola.