GABRIELLE DE MOURA PACIFICO – FORMAÇÃO DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA: CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS EM ESCOLAS DO PANTANAL DE MATO GROSSO DO SUL
RESUMO
A infância é uma etapa de desenvolvimento humano, no qual a aprendizagem está intimamente vinculada. A aprendizagem, que vai além da educação formal, constrói o sujeito e possibilita a formação cidadã da criança. Nesse sentido, entende-se que a compreensão do conceito de violência é de suma importância para a garantia de direitos na infância. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar como é construído o conceito de violência no âmbito escolar, entre crianças de seis a oito anos de idade (1º ano do ensino fundamental I) nas regiões urbana, rural e das águas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória, com o intuito de aprofundar a compreensão sobre a temática, a partir do olhar infantil. Considerando que os espaços escolares influenciam e são influenciados pela comunidade em que estão inseridas, cada escola é singular, possuindo suas próprias especificidades. Desse modo, foram selecionadas três escolas, uma de cada região (urbana, rural e ribeirinha) com o intuito de comtemplar a riqueza cultural presente no Pantanal. Solicitou-se aos alunos participantes a elaboração de desenhos sobre “o que era violência”. Além disso, houve roda de conversa a partir dos desenhos elaborados, contação de história e intervenção acerca do conceito de violência. A partir dos dados coletados, realizou-se a análise dos mesmo por meio da análise semiótica de imagem parada (ASIP) dos desenhos elaborados e análise de conteúdo (AC) para compreender as informações presentes nos momentos de roda de conversa. Os resultados indicam cenários alarmantes, acerca da compreensão infantil sobre a definição de violência. A palavra “violência” e sua definição propriamente dita era desconhecida por uma parcela significativa dos estudantes, observa-se que os alunos da área rural necessitavam de menos mediação para elaborar desenhos sobre a temática. Já os alunos da área urbana, precisavam de maior mediação, mas ao final da intervenção foi possível constatar que já tinham elementos que possibilitaram a compreensão da definição de violência. Os alunos da área ribeirinha, estavam mais distantes desse processo de construção do conceito trabalhado, pois tiveram muita dificuldade para compreender o que seria violência, mesmo após a intervenção. Compreende se que a definição de violência é distinta em cada localidade, bem como também o processo de construção simbólica desse conceito e o acesso à informação e aos serviços públicos básicos. Por fim, diante do exposto, fica evidente a necessidade de promover mecanismos que promovam a garantia dos direitos das crianças, de modo a zelar pelo seu pleno desenvolvimento infantil.
Palavras-Chave: Conceito de violência – Violência e percepção infantil – Formação de conceito – Construção do sujeito.
ABSTRACT
Childhood is a crucial stage of human development where learning plays a vital role. Education extends beyond formal schooling, shaping individuals and fostering their civic growth. Understanding the concept of violence becomes crucial in safeguarding children’s rights during this period. This study aims to examine how children aged six to eight (1st grade of elementary school) in urban, rural, and riverine areas of the Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brazil, construct their understanding of violence within the school environment. Employing an exploratory research approach, we delved into children’s perspectives to deepen our comprehension of the subject. Recognizing that schools are influenced by the surrounding communities and, in turn, influence them, we selected three distinct schools, each representing the cultural richness of the Pantanal. Participants were asked to draw pictures illustrating “what violence means,” followed by group discussions, storytelling, and interventions to define violence. Data analysis involved semiotic analysis of the drawings and content analysis of the group discussions. The results revealed concerning scenarios concerning children’s grasp of the violence concept. A significant portion of students had little to no knowledge of the term “violence” and its proper definition. While rural students required less guidance to depict violence in their drawings, their urban counterparts needed more assistance. However, by the end of the intervention, urban students demonstrated increased comprehension. On the other hand, riverine students struggled the most with understanding violence, even after the intervention. It is essential to recognize that the definition of violence differs across localities, as does the symbolic construction process and access to information and basic public services. In conclusion, ensuring children’s rights and promoting their holistic development necessitate the implementation of effective mechanisms.
Keywords: Violence concept – Children’s perception of violence – Concept formation – Individual development.