SONIA FÁTIMA LEAL DE SOUZA – LETRAMENTO PROFISSIONAL: TRAJETÓRIA DOS QUE ENSINAM A LER E ESCREVER NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Postado por: Fabiano Antonio dos Santos

RESUMO

Esta pesquisa discute formação de professores para os primeiros anos do ensino fundamental, com o objetivo específico de identificar, discutir e problematizar contribuições do letramento profissional para a efetivação de práticas de alfabetização e de letramento nos três primeiros anos do ensino fundamental numa escola municipal de Três Lagoas (MS). A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, com observação de aulas, análise documental da proposta Didática da Rede Municipal de Ensino e entrevista com as professoras alfabetizadoras. Os dados foram organizados, para análise, em quatro categorias: 1) Proposta didática x sistema apostilado; 2) As práticas de alfabetização; 3) As práticas de letramento; 4) Letramento profissional. Constatou-se que os profissionais pesquisados buscam continuamente o aperfeiçoamento profissional e a qualidade do ensino, entretanto não há ênfase na formação específica em alfabetização. Verificou-se, também, que o alfabetizador apresenta confusões teóricas entre letramento e alfabetização e entre construtivismo e métodos. Esses equívocos devem ser superados por meio da contribuição da instituição para a formação do professor em seu local de trabalho, discutindo teoria e prática, ações inseparáveis no processo de ensino.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Letramento profissional. Formação Docente.

Compartilhe:
Veja também