VALÉRIA LOPES DOS SANTOS – REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NAS FALAS DAS PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS
RESUMO
Esta dissertação analisa as representações de gênero nas falas das professoras da pré-escola e do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Corumbá/MS, buscando compreender as correlações entre representações de gênero e sexualidade, bem como, entender em que medida tais representações produzem práticas pedagógicas. As reflexões foram embasadas com o aporte teórico os Estudos Feministas, Estudos de Gênero e Estudos Culturais em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista. Adotamos a pesquisa qualitativa como caminho metodológico e como técnicas a entrevista e observação para a coleta de dados. Os sujeitos dessa pesquisa foram seis professoras da pré-escola e do primeiro ano do Ensino Fundamental. A observação, com duração de uma semana, totalizando 40 horas, foi realizada em duas turmas (de pré-escola e primeiro ano do Ensino Fundamental) de uma escola de periferia do município de Corumbá/MS. A fase de observação teve como intuito delimitar o objeto de estudo e compreender as relações de gênero no espaço escolar. As entrevistas foram realizadas com seis professoras, na sala de duas delas foram realizadas as observações. No total foram entrevistadas quatro professoras que atuam na pré-escola e duas no primeiro ano do Ensino Fundamental. Na discussão dos dados trabalhamos com três categorias de análise: gênero, sexualidade e práticas pedagógicas. As representações de gênero das professoras correspondem ao modelo hegemônico de feminilidade/masculinidade, em que, meninos e meninas são caracterizados/as com base na oposição binária que reforça a diferença de gênero e (re)produz relações desiguais. Também, identificamos que, apesar, das professoras relatarem suas dificuldades com relação à curiosidade e a expressão da sexualidade das crianças/alunos e alunas, desenvolvem práticas de educação sexual assistemáticas, ora por meio de silenciamento ou de explicações/orientações individuais ou em grupo. Trata-se de um modelo de educação sexual que estabelece a heterossexualidade como norma, ou seja, como única possibilidade de vivência da sexualidade.
Palavras-Chaves: gênero, sexualidade, identidades, práticas pedagógicas.