FRANCISCA ALVES DA SILVA STEFANELLI – As feminilidades nos livros para a infância do acervo das obras complementares do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

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Esta pesquisa integra-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (GEPSEX) e teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que fazem parte dos acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e que são distribuídos pelo Ministério da Educação e da Cultura, por intermédio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), às escolas públicas que participam do programa e que recebem recursos didáticos diversificados destinados aos/as professores/as e alunos/as. Nesta pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Feministas e pressupostos foucaultianos, associando os conceitos de gênero, feminilidade, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, dispositivo, dispositivo pedagógico e heteronormatividade. O livro para a infância é um artefato cultural que produz e/ou reproduz e veicula em seu texto (verbal e ilustrativo) representações de gênero, ensinando modos de ser menina, menino, homem, mulher. Ele traz em suas páginas grande diversidade de experiências que vão sendo construídas em múltiplos contextos de nossa vida. As significações e os efeitos que estão presentes nos livros são importantes, uma vez que as crianças, como sujeitos sociais, interagem nas inúmeras discussões da nossa sociedade. Utilizamos a pesquisa documental, o que norteou as análises dos livros para a infância selecionados, pois ela nos possibilitou descrever e analisar as obras, com isso impulsionando alguns questionamentos sobre as fontes escolhidas. Analisamos um total de cento e oitenta livros, equivalente a seis caixas que são destinadas ao 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental; destes, foram selecionadas vinte e seis obras, atentando aos critérios que definissem a escolha dos livros como: livros que traziam a construção das identidades de gênero; livros que abordassem as questões da diferença e da identidade; e, livros que trouxessem outras problematizações de feminilidades. Tivemos como perguntas norteadoras: Quais são os modelos de feminilidades produzidas e/ou veiculadas? Quais identidades femininas são legitimadas nos livros para a infância? Os livros auxiliam nas construções das feminilidades consideradas adequadas socialmente e também possibilitam a compreensão de novas possibilidades de feminilidades? Após as análises dos livros, nos agrupamos sob quatro grandes classes: livros que traziam a construção das identidades de gênero; livros que traziam uma feminilidade socialmente desejada; livros que abordassem as questões da diferença e da identidade e livros que trouxessem outras problematizações de feminilidades. Observamos que as feminilidades produzidas e veiculadas são duas, uma que se conforma com as idealizações do que se convencionou socialmente para o gênero feminino e outra que trazem outras possibilidades de novas feminilidades.

Palavras-chave: Feminilidades. Gênero. Livros para a Infância.