FRANCISCA RENATA OLIVEIRA – Os Nexos da Educação Integral no Pantanal de Corumbá/MS: Prática de Ensino na Escola Jatobazinho
RESUMO
A Educação Integral vem ganhando espaço nas discussões sobre educação pública de qualidade desde o início do século XX.Com o movimento da Escola Nova, teve-se maior divulgação dessa proposta e também algumas experiências que combinaram com a ampliação da jornada escolar. A partir de 2007, a Educação Integral ganhou maior repercussão em termos de discussão, com as iniciativas do governo federal ao dispor de portarias e decretos que implantaram o Programa Mais Educação. Este foi criado pela Portaria Interministerial nº17, de 24 de abril de 2007, e regulamentado pelo decreto n° 7.083/2010, com a intenção de oferecer a Educação Integral em escolas públicas brasileiras a partir de da jornada ampliada do ensino. Assim, esta dissertação é um estudo de caso, permeado pelas ferramentas da triangulação de métodos, utilizando-se a análise documental, entrevistas e observação participante. Foram analisados os componentes curriculares e experiências de ensino que se relacionam com as propostas de Educação Integral numa perspectiva de Escolas das Águas. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Jatobazinho, a mesma atende crianças ribeirinhas no Município de Corumbá, funciona em Tempo Integral, pois é um semi-internato, os alunos e professores passam a semana na escola devido as dificuldades que há em deslocamento diário por causa da distância e condições de navegação. A pesquisa buscou analisar a base documental para as Escolas das Águas elaborado pelo Município de Corumbá, identificar o contexto educacional da população ribeirinha de Corumbá (MS) e Discutir os nexos da Educação Integral e as experiências de ensino desenvolvidas no contra turno da Escola Jatobazinho. Foram entrevistados 5 professores, um coordenador pedagógico e a direção da escola. Identificouse que a Escola Jatobazinho realiza suas oficinas no contraturno escolar em formato de projetos semestrais e contam com uma equipe contínua para o desenvolvimento. Essa metodologia de desenvolvimento das oficinas a difere de forma positiva das demais escolas que adotaram o Mais Educação em que as oficinas do contra turno são pontuais e realizadas por profissionais desvinculados das Escolas. A escola Jatobazinho desenvolve suas práticas de ensino nas oficinas buscando atender a uma formação ampla dos alunos. Além de oficinas com formato diferenciado, há também uma preocupação em capacitar os professores para estas atividades relacionadas ao contraturno escolar.
Palavras-chave: Educação Integral; Escolas das Águas; Educação do Campo; Escolas Ribeirinhas.