CÂNDIDA WILMA FONSECA DE REZENDE – A Saúde Mental dos Discentes: A Relação Entre Prazer e Sofrimento na Pós-Graduação
RESUMO
Tendo em vista o crescimento da pós-graduação no Brasil nos últimos anos e os poucos estudos que têm se debruçado para a compreensão das relações existentes no sistema stricto sensu, esta pesquisa busca entender a repercussão subjetiva da inserção de estudantes nesse patamar educacional, tanto no que se refere à possibilidade de realização profissional, como na impossibilidade de ressignificação do trabalho de pesquisa, tendo como efeito o sofrimento patogênico e o adoecimento. Fazer pesquisa tem gerado desgaste emocional, cognitivo e afetivo, não sendo possível separar o sofrimento expresso em patologias ou em estratégias defensivas da organização do trabalho incluindo as relações sociais, condições materiais, méritos para financiamento, normas para o reconhecimento da beleza e utilidade. Partindo da Psicodinâmica do Trabalho (PDT), este estudo compreende a relação intersubjetiva entre prazer-sofrimento do aluno com sua pesquisa, considerada aqui não apenas uma aprendizagem, mas como a iniciação a um trabalho feito dentro de um contexto laboral universitário e guiado por políticas educacionais específicas, fatores que delineiam a organização do trabalho e as práticas a serem adotadas para gerir e efetuar as tarefas. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o estado da arte sobre a relação de prazer e sofrimento estabelecida entre alunos de pós-graduação e suas atividades acadêmicas. Para tanto realizamos uma metodologia de Revisão Integrativa de Literatura. Foi realizada uma análise sob a ótica da psicodinâmica do trabalho dos estudos e pesquisas existentes e através da análise dos núcleos de sentido foram identificados e classificados os achados, conforme os eixos temáticos organização do trabalho, mobilização subjetiva e sofrimento patogênico/ patologias sociais. Ao analisar a organização do trabalho foram identificadas como principais fontes de sofrimento para os discentes a relação estabelecida com o orientador, os prazos insuficientes para cumprir as atividades acadêmicas, o produtivismo acadêmico, a pressão por publicação e a competitividade. Ao analisar o prazer vivenciado ao cursar a pós-graduação, os discentes trouxeram alguns fatores que geram prazer ao longo do curso, o reconhecimento do trabalho desenvolvido na pósgraduação é fator que gera prazer por proporcionar retorno pelas tarefas realizadas e, ainda, possibilitar motivação e gratificação. O sofrimento psíquico relatado pelos estudantes, denuncia a fragilidade, as contradições do ambiente acadêmico trazendo à tona situações de mal-estar profundo e abrangente. Podemos detectar que no ambiente da pós-graduação as relações estão prejudicadas devido ao excesso de cobrança, alta produtividade, dificuldade de entendimento nas relações pessoais e profissionais, além do desrespeito nas relações aluno/docente e que a relação entre docentes e discentes está prejudicada. Entende-se que a ideologia produtivista afeta as relações e causa danos a subjetividade trazendo sofrimento, não só para os alunos, mas também para professores e servidores.
Palavras-Chave: Prazer – Sofrimento – Pós-Graduação – Produtivismo acadêmico – Adoecimento.
RESUMEN
Teniendo en cuenta el crecimiento de los estudios de posgrado en Brasil en los últimos años y los escasos estudios que se han centrado en comprender las relaciones existentes en el sistema stricto sensu, esta investigación busca comprender la repercusión subjetiva de la inserción de los estudiantes en este nivel educativo, tanto en lo que se refiere a la posibilidad de realización profesional, como en la imposibilidad de replantear el trabajo de investigación, con el efecto del sufrimiento patógeno y la enfermedad. La investigación ha generado agotamiento emocional, cognitivo y afectivo, y no es posible separar el sufrimiento expresado en patologías o en estrategias defensivas de organización del trabajo incluyendo relaciones sociales, condiciones materiales, méritos para el financiamiento, normas para el reconocimiento de la belleza y la utilidad. A partir de la Psicodinámica del Trabajo (PDT), este estudio comprende la relación intersubjetiva entre el placer y el sufrimiento del estudiante con su investigación, considerada aquí no solo como aprendizaje, sino como la iniciación al trabajo realizado dentro de un contexto laboral universitario y guiado por políticas específicas. factores educativos, factores que perfilan la organización del trabajo y las prácticas a adoptar para gestionar y realizar las tareas. Este trabajo tiene como objetivo analizar el estado del arte sobre la relación de placer y sufrimiento que se establece entre los estudiantes de posgrado y sus actividades académicas. Para eso, llevamos a cabo una metodología de Revisión Integrativa de Literatura. Se realizó un análisis desde la perspectiva de la psicodinámica del trabajo de estudios e investigaciones existentes y mediante el análisis de los núcleos de significado, se identificaron y clasificaron los hallazgos de acuerdo con los ejes temáticos de organización del trabajo, movilización subjetiva y sufrimiento patógeno / patologías sociales. Al analizar la organización del trabajo, la relación establecida con el asesor, el tiempo insuficiente para cumplir con las actividades académicas, la productividad académica, la presión por la publicación y la competitividad se identificaron como las principales fuentes de sufrimiento para los estudiantes. Al analizar el placer experimentado al cursar estudios de posgrado, los estudiantes aportaron algunos factores que generan placer a lo largo del curso, el reconocimiento al trabajo desarrollado en el posgrado es un factor que genera placer por brindar retroalimentación por las tareas realizadas y, además, posibilitar la motivación y gratificación. El sufrimiento psicológico denunciado por los estudiantes denuncia la fragilidad, las contradicciones del entorno académico, sacando a la luz situaciones de profundo y amplio malestar. Podemos detectar que en el ámbito del posgrado se deterioran las relaciones por sobrecarga, alta productividad, dificultad para entender las relaciones personales y profesionales, además de falta de respeto en las relaciones alumno / docente y que se deteriora la relación entre docentes y alumnos. Se entiende que la ideología productivista afecta las relaciones y daña la subjetividad, provocando sufrimiento, no solo a los estudiantes, sino también a los docentes y funcionarios. Palabras clave: Placer – Sufrimiento – Posgrado – Productivismo académico – Enfermedad.