Artigos Publicados
Postado por: Gilmar Lossa
2020 |
|
| Título | Autor |
| Prioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SANTOS, RENNAN ANDRADE DOS ; MORAIS, NICOLE DE ; SILVA, CRISTIELLY CAMPOS DA ; FRANCISCO, JONAS ANTÓNIO |
| Produção acadêmica sobre surdez e Libras em banco de dados bibliográfico: uma revisão de literatura. | GIL, J. C. S. ; SOARES, L. L. S. ; REBELO, A. S. |
| Desafios da gestão nas escolas das águas. | NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES |
| Formação continuada para a educação de surdos em um município de Mato Grosso do Sul. | CARDOSO, FERNANDA CÂMARA; REBELO, ANDRESSA |
| Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência – CREIA. | REBELO, A. S.; COSTA, C. A. S. GARCIA, E. S. ; LEITE, J. S. ; KASSAR, M. C. M. |
| Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas: Validação da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale. | MARTINS, B. A.; CHACON |
| ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO. | MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S. |
| The absence of literature in the National Curricular Common Base for high school. | FONTES, NATHALIA SOARES ; SANTOS, FABIANO ANTONIO |
| As estratégias do -Movimento Pela Base- na construção da BNCC: consenso e privatização. | FERREIRA, FABÍOLA DA SILVA ; SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS |
| Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, JOÃO BATISTA ; MARQUES, Hellen Jaqueline |
| Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. | NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
| A formação de professores e os saberes disciplinares de professores de ciências. | PEREIRA, A. M |
| O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão. | ZAIM DE MELO, R. ; RIZZO, D. T. S |
| Jogos e/na iniciação esportiva. | RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; ZAIM-DE-MELO, ROGERIO ; TAQUES, MARCELO JOSÉ |
| Produção científica sobre atividades circenses no centro-oeste do Brasil no período 2015-2020. | CONCEIÇÃO JUNIOR, ELIAS JOSÉ MENDES ; GODOY, LUIS BRUNO ; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza ; ZAIM-DE-MELO, ROGÉRIO |
| Conhecimento do professor de educação física sobre primeiros socorros no ambiente escolar. | SOUSA, A. P. M. ; RIZZO, D. T. S. ; DOMINGOS, G. S. B |
| Sportive pedagogy and pole dance education in school: an action research on impacts in the lessons of physical education. | RIZZO, D. T. S.; GOLIN, C. H. ; SOUSA, A. P. M. ; ARANHA, A. C. M |
| Ressignificação das lutas na concepção de estudantes do ensino médio. | SILVA, F. E. L. ; MARIANO, E. R. ; OLIVEIRA FILHO, S. ; RIZZO, D. T. S. |
| Experiência estética e expressividade na creche. | ANDRADE, E.N.F.; SANTANA, K. P. |
| Navegando no Rio dos sonhos: quando o barco vira um circo. | ZAIM-DE-MELO, R. ; TIAEN, M. S. ; GODOY, L. B. ; COSTA, A. C. P. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma ‘escola das águas’. | ZAIM-DE-MELO, R. ; DUARTE, R. M. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| O brincar sob o olhar de professoras da pré-escola. | PANA, K. S. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| ‘Lembro até hoje…’ Reflexões sobre motivações para o ingresso e exercício na/da docência. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; SOUZA, L. A. |
| Notas sobre a trajetória histórica do trabalho infantil indígena na Bolívia. | MOREIRA, N. C. ; RÜCKERT, F. Q. |
| Educação informal e protagonismo indígena na América Latina: uma breve revisão bibliográfica. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MOREIRA, NATHALIA CLARO |
| A ve(o)z do povo surdo: do Historicismo à História Cultural. | LIMA, C. R. O. ; RÜCKERT, F. Q. |
| Theoretical-critical dialogues on authoritary membership and evaluation at PNAIC. | OLARTE, CRISLEY MONTEIRO ; FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
| Sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias: algumas considerações teórico-críticas. | FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
| A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista. | MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M |
| Políticas educacionais e gênero: desafios e polêmicas atuais. | NICOLETE, JAMILLY NICÁCIO ; FERRO, ELAINE GOMES ; MARIANO, JORGE LUÍS MAZZEO |
| Atuação docente masculina com crianças pré-escolares em Salto Del Guairá – PY. | PERES GONÇALVES, JOSIANE; CARVALHO, P. S |
| Configurações Familiares e Educação: Vivências e Representações da Comunidade Escolar. | GONÇALVES, Josiane Peres; REZENDE, J. M |
| Diversidade em Contexto Educativo: Práticas Desenvolvidas por uma Escola Pública Sul-Mato-Grossense. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, M. C. |
| Invisibilidade e Silenciamentos? Reflexões acerca da Homossexualidade em Âmbito Escolar. | GONÇALVES, Josiane Peres; GONCALVES, M. C. |
| ENTRE BOATOS E VERDADES: A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS ADOTADAS POR CASAIS HOMOSSEXUAIS. | GONÇALVES, Josiane Peres; COUTO, F. O. ; AZEVEDO, F. |
| “Eu me sentia frustrada por não ter o ensino superior”: mulheres de meia idade x entrada tardia na universidade. | DIAS, E. F. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| “Eu sou professor por decisão, porque eu gosto, porque é minha vida!” Paixão, identidade e formação na docência masculina. | GONÇALVES, Josiane Peres |
| Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. | GONÇALVES, Josiane Peres; BARBOSA, M. M. F |
| “Alguém a fim?”: an Online Ethnography in ChatRooms in the Brazil-Bolivia Border. | SOUZA, C. C. ; DUQUE, T |
| “Gosta de flor?”: o agir e o sentir a partir de uma oficina sobre corpo, gênero e sexualidade com professoras/es em tempos de cruzada moral. | DUQUE, T.; SOLON, S |
| ‘Cancelando’ o Cuier. | PELUCIO, L. ; DUQUE, T |
| ‘Alguém afim?’: Uma etnografia-online em salas de bate papo na fronteira Brasil-Bolívia’. | SOUZA, C. C. ; DUQUE, T |
| Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul. | DUQUE, T.; OLIVEIRA, E. A. ; BECKER, S |
| “Óh, ela é formada em Física”: um estudo sobre educação e gênero na região de Corumbá/MS. | NARIMATSU, G. D. M. ; DUQUE, T |
2019 |
|
| Título | Autor |
| Educação Especial como política pública: Um projeto do regime militar? | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; JANNUZZI, G. S. M. |
| Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; OLIVEIRA, R. T. C. |
| Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá/MS: análise dos indicadores educacionais. | CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S. |
| Altas habilidades/Superdotação:a criatividade como um de seus traços dominantes. | OLIVEIRA, M. P. S. ; MARTINS, B. A. |
| O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; RÜCKERT, F. Q |
| Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. | MARTINS, B. A.; CHACON |
| Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; PETOUR, MARÍA TERESA FLÓREZ |
| Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. | SILVA FILHO, DANIEL MENDES DA; MAGALHÃES KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO |
| Abstração Reflexionante em estudantes:implicações pedagógicas e psicopedagógicas. | Saravali, E. G. ; MANO, A. M. P. ; Guimarães, T. ; ORIANI, A. P. ; ROTOLI, L. U. M. |
| As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
| Sophistry in Vygotsky: Contributions to the Rhetorical and Poetic Pedagogy. | ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES DE; CUNHA, MARCUS VINICIUS DA |
| Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar. | TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Acesso e permanência ao ensino superior das camadas populares na visão de futuros professores. | BORGES, D. S. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Sobre as práticas pedagógicas na/da creche: perspectivas das profissionais do município de Corumbá/MS. | SILVA, I. L. A. ; ALMEIDA, V. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). | MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; RÜCKERT, FABIANO QUADROS |
| Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica. | CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F |
| O teatro administrado na sociedade unidimensional. | CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F |
| ENTRE AS REPRESENTAÇÕES E A REALIDADE: AS NORMALISTAS DO EXTREMO OESTE PAULISTA (1947-1975). | MARIANO, J. L. M.; GEBRAN, R. A |
| Discursos das Práticas de Educadoras Escolares Sobre Sexualidade e Relações de Gênero. | MARQUES, T. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Princesas Disney e Cinema: Representações do Gênero Feminino. | FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O Lugar da Mulher na Ciência: algumas considerações. | GALVAO, N. A. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A Subalternidade nas Relações de Gênero: Apontamentos a partir da Perspectiva Pós-Estruturalista. | LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; DUQUE, T. |
| DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!- CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA. | GONÇALVES, Josiane Peres; SOARES, P. K |
| Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. | GONÇALVES, Josiane Peres; NUNES, I. M. S. |
| Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. | FARIA, A. H. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Manifesto dos Pioneiros e Perspectiva de Gênero: Noemy, Cecilia e Armanda, as Mulheres que Impactaram a Educação na Década de 1930. | CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
| A travesti, a onça pintada e a sucuri: reflexões sobre regime de visibilidade no Pantanal-MS. | DUQUE, Tiago |
| Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre? Funk, (re)conhecimento e direitos LGBT em tempos de pânico moral. | DUQUE, Tiago |
| “Eu Gosto mesmo é das bixas”: reflexões sobre identidade ao som de Linn da Quebrada. | SANTOS, A. D. ; DUQUE, T |
| Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia. | BANDUCCI JUNIOR, A. ; PASSAMANI, G. R. ; DUQUE, T |
| ‘Olha o que a senhora fez por mim’: remição de pena pelo estudo em contextos sulmatogrossenses. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T |
2018 |
|
| Título | Autor |
| Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI. | KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL. | KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; RONDON, MARCELO MESSIAS ; ROCHA FILHO, JOSÉ FONSECA |
| Grupo de pesquisa Políticas públicas de educação e educação especial | REBELO, A. S. |
| Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| ESTUDO COMPARATIVO LUSO-BRASILEIRO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO COM ENFOQUE NOS CONTEÚDOS CURRICULARES. | MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S. |
| Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. | MARTINS, B. A; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL |
| Formação em Altas Habilidades/Superdotação e sua Influência sobre a Autoeficácia de Professores. | MARTINS, B. A; CHACON |
| Programa de Atenção a Alunos Precoce s com Comportamento de Superdotação: Identificação, Avaliação e Enriquecimento Extracurricular e Familiar. | CHACON ; MARTINS, B. A. |
| Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. | BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| Educação emancipatória na perspectiva de Paulo Freire. | BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA. | MARINS, G. A. M. B. ; SANTOS, F. A. |
| A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO ATIVO. | SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J. |
| Centralidade do professor nas políticas educacionais. | VIANA, J. S. S. ; SANTOS, F. A. |
| Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano. | Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães. |
| Acesso ao trabalho às pessoas com deficiência: notas sobre o ingresso à carreira do funcionalismo federal. | SOUZA, M. P. ; FRANÇOZO, R. V. ; KASSAR, M.C.M. |
| Trabalho e sofrimento: desafios da saúde mental de profissionais da assistência social. | SILVA, J. B. ; VASCONCELLOS, P. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
| Identidade profissional docente: concepções de futuros professores. | PAGANINI-DA-SILVA, E. ; MANO, A. M. P |
| Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre o conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
| Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017). | RODRIGUES, S. A. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. | SAMBUGARI, M. R. N. |
| A formação continuada sob o olhar dos professores de Língua Portuguesa: Limites e perspectivas. | AMORIM, J. C. T. G. B. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| O que as profissionais que atuam na Educação Infantil pensam sobre a creche : o caso do Município de Corumbá-MS. | OLIVEIRA, I. A. ; RIBEIRO, M. F. ; SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Impressões e experiências sobre o exercício da docência na Educação Infantil. | RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Produções científicas sobre afetividade na relação adulto-criança no espaço da Educação Infantil. | SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Sobre o exercício da profissão docente: motivações iniciais e as interferências da formação inicial. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; FAGUNDES, S. B. |
| A febre tifoide no Rio Grande do Sul da Primeira República: uma doença com história. | RUCKERT, FABIANO QUADROS; BAPTISTA SCHWARTSMANN, LEONOR |
| EL DERROCHE DEL AGUA EN LA ARGENTINA: EL REGISTRO DEL PROBLEMA EN LOS EDITORIALES DEL ‘BOLETIN DE OBRAS SANITARIAS DE LA NACIÓN’ (1937- 1955). | RÜCKERT, F. Q.; MOMCE, Adilson Prizmic |
| A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CPAN: UMA EXPERIÊNCIA INACABADA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO. | RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, O. N. ; PAIVA, T. F. V. |
| ‘QUEREMOS ESPAÇO VERDE’: O PARQUE MUNICIPAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER COMO PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS, BRASIL). | RÜCKERT, F. Q; PEREIRA, E. M |
| Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). | RÜCKERT, F. Q |
| Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). | RÜCKERT, F. Q |
| O poder público e as Companhias de abastecimento de água na Província do Rio Grande do Sul, Brasil (1822-1889). | RÜCKERT, F. Q |
| O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental. | MONTEIRO, CRISLEY ; FERREIRA, ISABELLA |
| TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960). | MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M |
| Homens Casados que Resolvem “Sair Do Armário”: Conflitos Vivenciados por Homossexuais das Classes Sociais Baixa, Média e Alta. | MACHADO, R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU ‘VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA’. | OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Violência Doméstica em Região de Fronteira: Perfil das Mulheres Atendidas pela Defensoria Pública de Corumbá/MS. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Relações Integeracionais Entre Estudantes Universitários. | YAMANAKA, M. A. C. ; COSTA, M. C. R. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. | CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| História da Sexualidade Feminina no Brasil: Entre Tabus, Mitos e Verdades. | OLIVEIRA, E. L. ; MESQUITA, J. O. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Mudanças nas representações femininas fílmicas do estúdio Walt Disney do século XX: a princesa clássica Branca de Neve (1937) e a revolucionária Mulan (1998). | FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Rompendo as Cercas da Ignorância: a Pedagogia do Movimento sem Terra, como uma Educação para a Transformação Social. | CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Pessoas com surdez e suas relações com a sexualidade: silenciamentos e descobertas. | DREYER, L. R. O. ; MATEUS, M. A. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O Princípio da Educação Especial em Naviraí/MS: Professoras que Contam a História. | GONÇALVES, Josiane Peres; BEZERRA, G. F. ; NOVAIS, R. S. |
| Professores Homens Desempenham as Mesmas Funções que as Professoras na Educação Infantil? Olhares dos Gestores Escolares. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. ; CAPRISTO, Z. R. N. |
| DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. | LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; FLANDOLI, B. R. G. X. |
| Diversidade Cultural e Relações de Gênero em Uma Escola Indígena Sul-Mato-Grossense. | GONÇALVES, JOSIANE PERES; OLIVEIRA, E. L |
| A mulher e a educação escolar: um recorte da EJA na atualidade. | PALACIOS, K. C. M. ; REIS, M. G. F. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| As Representações Sociais como Referência Metodológica para as Pesquisas Qualitativas em Educação no Quadriênio 2014-2018. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS). | DUQUE, Tiago |
| Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, Brasil. | MOTA, M. P. ; DUQUE, T. |
| Gênero, sexualidade e artefato cultural na prisão: um relato de experiência sobre o Projeto ALMA em Corumbá (MS). | SILVEIRA, B. F. S. ; DUQUE, T. |
2017 |
|
| Título | Autor |
| Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. INCLUSÃO SOCIAL | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| A educação especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado. | REBELO, A. S. |
| Escolarização de alunos com altas habilidades/ superdotação: reflexões sobre métodos de ensino alternativos. | MARTINS, B. A.; CHACON |
| Musicalização na Educação Infantil: o ‘Choro’ como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. | SANTOS, A. S. ; TLAES, J. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. | RODRIGUES, A. P. N. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| Educação do Campo e Direitos Humanos: um levantamento das produções científicas nos últimos vinte anos no Brasil. | GABERLINI NETO, G. ; SILVA, A. S. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| Action research with John Dewey’s poetic and rhetoric pedagogy. | DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS |
| A Função Docente na Percepção de Alunos de Pedagogia do Campus do Pantanal. | SAMBUGARI, M. R. N. |
| PROFESSORA EUBÉA SENNA DE ALMEIDA: AS MEMÓRIAS… A HISTÓRIA… | ALLE, S. A. ; COUGO, A. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Mudanças e persistências na formação para docência em creches e pré-escolas. | RODRIGUES, Sílvia Adriana. |
| Uma breve História da Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS, Brasil. | RÜCKERT, F. Q. |
| Saturnino de Brito e a modernização do abastecimento de água no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, F. Q. |
| Contando os mortos e as doenças: o quadro sanitário no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, F. Q. |
| Porto Alegre e Pelotas: duas experiências de municipalização do saneamento no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MAROPO, FELIPE |
| A cidade de Porto Alegre e as águas do Guaíba: uma história de -encontros- e -desencontros-. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; PRESTES, ANTÔNIO JOÃO DIAS |
| Urbanização e saneamento em Caxias do Sul, RS (1875-1930). | RÜCKERT, F. Q. |
| O abastecimento de água na perspectiva da historiografia europeia e hispano-americana. | RÜCKERT, F. Q. |
| O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online. | FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
| Professores homens e desenvolvimento da carreira docente em profissão vista socialmente como feminina. | GONÇALVES, Josiane Peres; CARVALHO, V. S. C |
| Gestoras Municipais de Educação Infantil: (Des) Confiança no Trabalho Realizado por Homens Educadores. | GONÇALVES, JOSIANE PERES; SOUZA, V. C. S. ; REIS, M. G. F. A |
| Atividades de Ensino Realizadas no Museu de História do Pantanal/Muhpan e Questões Indígenas. | SILVA, K. K. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação. | BRAGA, L. A. M. ; BEZERRA, G. F. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Desafios Vivenciados por Mulheres Universitárias de Mato Grosso do Sul, que são Mães, Profissionais e Donas de Casa. | GONÇALVES, Josiane Peres; TERNOVOE, J. S. |
| As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças? | GONÇALVES, Josiane Peres; MATHIAS, E. L. U. |
| Eles são Instáveis, Agressivos e Desnaturados ou têm Autoridade, Bom Senso e Firmeza? Presença de Homens no Magistério e Representações Sociais. | GONÇALVES, Josiane Peres; DIAS, E. F. M. ; SOUZA, V. C. S |
| O Professor e Sua Prática Frente às Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula. | YAMANAKA, M. A. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Uso de Droga na Adolescência em Região de Fronteira: Interface Com os Direitos Humanos. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Comunidade Escolar de Mato Grosso do Sul: Refletindo o Trabalho de Docentes do Gênero Masculino. | GONÇALVES, Josiane Peres; OLIVEIRA, E. L. |
| Extensão Universitária e Formação Docente: Contribuições de Um Projeto de Extensão Para Estudantes de Pedagogia. | CORREA-SILVA, A. M. ; PENHA, N. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Conhecimentos Prévios na Educação Infantil: Contribuindo para a Aprendizagem Significativa / Prior Knowledge in Infant Education: Contributions to a Significant Learning. | GONÇALVES, Josiane Peres; PIMENTEL, G. |
| Conhecendo a Perspectiva Pós-Estruturalista: Breve Percurso de Sua História e Propostas. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Representações de Homens do Magistério Sobre Homens no Magistério. | GONÇALVES, Josiane Peres |
| -NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA-: DIFERENÇA, ABJEÇÃO E IDENTIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. | DUQUE, Tiago |
| “Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). | DUQUE, Tiago |
| “A gente sempre tem coragem”: identificação, reconhecimento e as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
| É mais fácil para as bonitas : corpo, imagem e reconhecimento nas experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
| Sobre o direito de ter/dar aulas na prisão: um relato de experiência sobre segurança, direito e educação. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T |
Compartilhe:

