Autoavaliação

A autoavaliação é um processo cíclico, integrador e renovador de análises, interpretações e síntese das dimensões que definem o próprio PPGE/CPAN. É um processo contínuo por meio do qual construímos conhecimentos sobre nossa própria realidade, identificando pontos fortes, fracos e potencialidades. A autoavaliação possibilita, portanto, identificar problemas e estabelecer estratégias de superação dos mesmos.

A Autoavaliação do PPGE/CPAN visa efetivar a prática da Gestão Democrática do Ensino e os princípios da gestão pública contidos no Artigo 37 da Constituição Federal. Neste sentido, o envolvimento dos segmentos participantes do PPGE/CPAN na discussão das atividades desenvolvidas e a busca pela qualificação das respectivas atividades, assim como a avaliação das metas e impacto social do Programa justificam a sua implantação.

A Autoavaliação do PPGE/CPAN contempla quatro dimensões das atividades desenvolvidas no Programa. São elas: (a) formação dos alunos e as práticas de pesquisa; (b) avaliação dos alunos, egressos e professores do programa em relação à formação recebida; (c) a estrutura do programa e os procedimentos de gestão: detalhamentos de canais comunicativos entre coordenação e docentes; (d) desempenho dos docentes.

Segmentos e periodicidade

– Discentes: o questionário discente é aplicado anualmente;

– Egressos: o questionário de egressos é aplicado ao final do primeiro, terceiro e quinto ano

após a conclusão do Mestrado;

– Docentes: o questionário docente é aplicado anualmente.

 

Política de autoavaliação

Destacamos, ao menos, quatro formas com as quais monitoramos as atividades no campo acadêmico e profissional:

1) Relação do egresso com os grupos de pesquisa.

2) Comunicação permanente com os egressos através de chamadas para participação em congressos e publicações; aplicação de instrumento autoavaliativo online; manutenção dos e-mails cadastrados em nossos bancos de dados, e o envio destas informações por meio deste canal.

3) Reuniões e eventos realizados pelo PPGE/CPAN com a presença de egressos.

4) Acompanhamento sistemático dos currículos disponíveis na Plataforma Lattes dos egressos.

5) Participação em programas no canal do Youtube do programa: “Minha pesquisa em poucas palavras” e “Por onde ando”. No primeiro programa, os egressos contam sua pesquisa em aproximadamente cinco minutos e, no segundo, contam o que estão fazendo profissionalmente e academicamente nos dias de hoje, depois de concluírem o mestrado

Periodicidade

A periodicidade com que o instrumento de autoavaliação é aplicado respeita o intervalo de dois anos significando, na maioria das vezes, que o egresso responda, ao menos duas vezes enquanto estiver vinculado ao PPGE/CPAN

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO