CONVITE – I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade

Postado por: ppge
Prezadxs colegas,
 
Em comum contribuímos num dos dois dossiês recentes sobre as ocupações nas escolas brasileiras, um na Educação & Sociedade (v. 137, n. 4, 2016) e outro na Educação Temática Digital (v. 19, n. 1/n. esp., 2017).
 
Devido ao interesse de vocês pelo tema dos movimentos de resistência na educação, escrevo para convidá-lxs pessoalmente para o I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade: Diálogos entre Brasil e América Latina, que será realizado em 16 e 17 de maio de 2017 no campus Santo André da Universidade Federal do ABC.
 
A Rede Escola Pública e Universidade é formada por professores e pesquisadores de diferentes universidades públicas do estado de São Paulo (Unicamp, UFSCar, UFABC, USP, Unifesp e IFSP) e tem o objetivo de realizar estudos, pesquisas e intervenções visando contribuir com a ampliação do direito à educação pública de qualidade, produzir pesquisas no tempo da política que possam ser rapidamente utilizadas como instrumentos para as lutas em torno da educação.
 
O encontro vai debater as políticas públicas para a Educação e os movimentos de resistência frente às reformas educacionais mais recentes, no Brasil e fora dele. Será um espaço de diálogo reunindo, pesquisadores, professores, estudantes e familiares que acreditam na articulação entre a investigação científica e a atuação social comprometida, ideia que está na base da criação da Rede Escola Pública e Universidade (REPU).
 
A construção de uma educação mais humana e socialmente relevante deve ser resultado da práxis (relação teoria e prática) e da participação democrática de todos. Esta concepção implica contrapor-se às políticas que tratam a educação como mercadoria e são elaboradas numa lógica gerencialista por técnicos distanciados do cotidiano escolar.
 
Assim, o evento convida a apresentarem suas pesquisas, vivências e relatos os secundaristas que ocuparam escolas, os pesquisadores com ou sem vínculo institucional, os professores, coordenadores, diretores e funcionários de escola, tanto no ensino básico como no superior, familiares que acompanham e fortalecem a luta dos estudantes e professores, todos que direta ou indiretamente atuam na defesa da educação pública. 

 

A escola é nossa!

CHAMADA DE TRABALHOS: SUBMISSÕES ATÉ 25 DE MARÇO DE 2017

(EM FORMATO DE RESUMO EXPANDIDO)

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: https://doity.com.br/iii-encontro-repu

FACEBOOK: https://www.facebook.com/profile.php?id=590311617841310&fref=ts