EDITH FANY JOBBINS – Reforma da educação básica e o programa de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Corumbá – MS
RESUMO
A Pesquisa aqui apresentada foi realizada com o objetivo central de analisar criticamente os processos de implantação e implementação do Programa de Ampliação do Ensino Fundamental de Nove Anos nas escolas do município de Corumbá, MS. A questão é compreender a materialização deste Programa no contexto da Reforma da Educação Básica, buscando apreender em que medida as políticas e práticas do Estado central e local se coadunam com as demandas e questionamentos da sociedade. Para a realização da pesquisa adotou-se o materialismo histórico-dialético como opção teórico-metodológica. Como procedimento metodológico utilizou-se a entrevista semiestruturada o que nos permitiu compreender o processo de ampliação em âmbito empírico por meio da voz de 57 sujeitos participantes da pesquisa, entre diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino. A partir dos estudos teóricos empreendidos na pesquisa percebeu-se que as mudanças na sociedade em razão da mundialização do capital provocaram mudanças no campo educacional. Os resultados da pesquisa em âmbito empírico mostram que a política ampliação no município foi realizada de cima para baixo, sem as discussões necessárias em relação às adaptações na estrutura física das escolas, sem investimentos na formação continuada dos profissionais, bem como sem orientações para a reelaboração da prática pedagógica dos professores, revelaram que o município de Corumbá-MS, no processo de ampliação do ensino fundamental priorizou as questões legais e burocráticas, em detrimento das questões em âmbito prático, conferindo ao Programa uma implementação aparente. Tais resultados nos respaldam na afirmação de que o processo de ampliação do ensino fundamental no município de Corumbá-MS, assim como nas esferas federal e estadual, antes de objetivar a melhoria na qualidade da educação se configura com estratégias de consonância com os ditames mundiais para a educação.
Palavras-chave: Ensino Fundamental de Nove Anos. Reforma da Educação Básica. Corumbá-MS.