JANAÍNA MONTAGNER – Competências e politecnia: formação educacional e profissional de trabalhadores
RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar o modelo das competências e da politecnia enquanto perspectivas que representam posições antagônicas na formação humana e discutir a concepção do trabalho, formação para o trabalho e formação humana nestas duas perspectivas. E, especificamente, busca-se nesta pesquisa investigar como a politecnia se torna uma perspectiva educativa contradominante, e levanta os principais debates no campo marxista. Para tal, esta pesquisa, baseada no materialismo histórico-dialético, utilizou como estratégia metodológica a revisão da literatura. Assim, coletou os dados deste estudo por meio de uma pesquisa bibliográfica em livros e revistas específicos do campo trabalho e educação em que se discute competência, trabalho como princípio educativo e a politecnia, apontando os posicionamentos dos críticos Paolo Nosella, Paulo Sergio Tumolo e Sergio Lessa. Os resultados alcançados apontaram que o sistema capitalista é marcado pela divisão social do trabalho e que a educação como parte do sistema capitalista é marcada também por essa divisão, porém compreendeu-se que é preciso se atentar as condições que a classe trabalhadora tem vivenciado e fortalecer a importância da defesa da educação politécnica, a fim de assegurar a melhor educação a toda classe trabalhadora. A conclusão aponta a possibilidade de se alcançar uma nova sociedade por meio da luta de classe, o ganho de espaço nas contradições existentes no sistema capitalista e a possibilidade de uma nova educação, em condições qualitativas e de igualdade no construto histórico social do trabalho e da educação.
Palavras-chave: trabalho, educação e omnilateralidade.