JEANE CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA DE SOUZA – O terceiro setor e a correção de fluxo escolar: processo de exclusão branda?
RESUMO
Ao longo da história, o Brasil tem adotado diversos mecanismos para combater a evasão e a repetência dos alunos da escola pública. Atualmente, o governo tem utilizado programas de correção de fluxo escolar, na tentativa de minimizar ou solucionar os problemas referentes ao fracasso escolar e à distorção idade-série. O presente estudo tem por objetivo verificar se os estudantes egressos de programas de correção de fluxo escolar que foram promovidos e/ou acelerados para anos correspondentes à idade cronológica obtiveram sucesso escolar nos estudos posteriores. Ou seja, se os egressos da correção de fluxo alcançaram sucesso ou experimentaram fracasso escolar na continuidade da trajetória escolar no ensino comum. A metodologia adotada foi a pesquisa documental. Foram analisados prontuários e documentos escolares dos alunos de uma escola localizada no município de Corumbá-MS, que vivenciaram os Programas Se Liga e/ou Acelera Brasil. Os estudos bibliográficos relacionados à temática têm evidenciado a publicização da correção de fluxo escolar, atendendo aos interesses neoliberais e com características de uma gestão de qualidade total. Os dados da pesquisa evidenciaram que o fracasso escolar ainda não foi superado e que a continuidade nos estudos após a passagem pelos programas de correção de fluxo tem se constituído, para a maioria dos alunos, na materialização do processo de exclusão branda. Muitos estudantes submetidos aos programas de correção de fluxo foram promovidos e/ou acelerados. Porém, ao cursarem o ensino comum, ficaram novamente retidos ou reviveram os mesmos problemas que os conduziram à distorção idade-série. Dessa forma, inferimos que, apesar de o sucesso escolar das propostas de correção de fluxo escolar do IAS se materializar em taxas de aprovação ao término dos programas, o conhecimento para a posterior escolarização nem sempre proporciona a continuidade dos estudos sem a ocorrência de novas reprovações. Esperamos que este estudo contribua para o debate sobre a política pública educacional de correção de fluxo escolar no Brasil e as consequências das ações de combate ou erradicação do fracasso escolar.
Palavras chave: Fracasso/Sucesso escolar. Programa Se Liga e Programa Acelera Brasil. Exclusão branda.