LEONARDO AUGUSTO MADUREIRA DE CASTRO – Os olhares de professoras da rede estadual de ensino de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul sobre o teatro na escola: Uma análise teórico-crítica
RESUMO
Neste trabalho, observou-se e discutiu-se a concepção que professoras de Arte, da Rede Estadual de Ensino de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul, possuem sobre o Teatro desenvolvido na escola. Com base na linha epistemológica da teoria crítica e os conceitos de indústria cultural e semiformação desenvolvidos por Adorno e Horkheimer e pensamento unidimensional proposto por Marcuse, deu-se uma intervenção característica de um estudo de campo de abordagem qualitativa, que se preocupou em desenvolver uma crítica em cima da interpretação das falas das professoras entrevistadas com base nos referenciais da teoria crítica, propostos para esta pesquisa. Espera-se que tal crítica possa iluminar visões mais amplas sobre o ensino do Teatro na escola visto que os dados obtidos revelam o que pensam as educadoras e como elas se apropriam do Teatro em sala de aula. Esta apropriação nos convida a repensar as práticas, as ideologias, a sociedade percebida pelas professoras e os conceitos voltados tanto para a área do ensino quanto para a do Teatro, visto que esta sociedade sofre influência constante da indústria de massa e dos processos de burocratização dos mais variados sistemas.
Palavras-chave: Educação. Docentes. Teatro. Teoria crítica. Ensino de Teatro.