MARCOS SÉRGIO TIAEN – Atividades circenses na formação continuada do professor de Educação Física
RESUMO
Esta pesquisa partiu do pressuposto de que há um esvaziamento na formação continuada dos professores de Educação Física, bem como dificuldades de articulação dos conhecimentos desenvolvidos nos cursos de formação frente à realidade das situações vivenciadas na prática pedagógica, na escola. As contribuições das atividades circenses reforçam seu potencial educativo em instituições escolares, no entanto, como será que esse processo ocorre em outros contextos de educação continuada? Quem são os professores de Educação Física interessados em inserir as atividades circenses em sua prática pedagógica? Qual a contribuição das atividades circenses na formação continuada de professores de Educação Física? Para tanto, o estudo teve como finalidade investigar a contribuição das atividades circenses na formação continuada de professores de Educação Física, por meio de uma ação de formação continuada sobre conteúdos do circo, a partir da abordagem de pesquisa-ação em professores de Educação Física interessados em participar. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica, organizada em dois eixos norteadores: „as atividades circenses na formação do professor de Educação Física‟ e „a formação continuada do professor de Educação Física‟. Como procedimentos metodológicos, realizamos um levantamento de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, MS, no período de 2010 a 2012, aos professores de Educação Física; uma pesquisa-ação com dois professores que manifestaram interesse em incluir as atividades circenses em sua prática pedagógica. Para obter informações acerca do perfil dos sujeitos da pesquisa, os professores responderam a um questionário com questões fechadas, e entrevista com roteiro semiestruturado para complemento de informações. As análises dos dados apontaram que contextualizar a formação continuada e o conteúdo proposto para possíveis intervenções é um passo fundamental para o sucesso da ação, e que a pesquisa-ação proposta codificou novos saberes tanto nos sujeitos quanto no especialista da área, propiciando a todos os envolvidos repensarem as suas práticas pedagógicas para diversas vertentes de atuações no âmbito profissional, pessoal e social.
Palavras -chave: Atividades circenses, Formação continuada, Educação Física.