FRANCISCA ALVES DA SILVA STEFANELLI – As feminilidades nos livros para a infância do acervo das obras complementares do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Nenhum

Esta pesquisa integra-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (GEPSEX) e teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que fazem parte dos acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e que são distribuídos pelo Ministério da Educação e da […]


Inscrições e matrículas para alunos especiais

  • Nenhum

ALUNOS ESPECIAIS Calendário de inscrições e matrículas dos alunos especiais para o segundo semestre de 2015 do Curso de Mestrado em Educação – Educação Social, do Programa de Pós-graduação em Educação, conforme exposto a seguir:   12/11/2015 – Inscrição para alunos especiais   16/11/2015 – Resultado dos alunos especiais aprovados   17/11/2015 – Matrícula para […]


Calendário para alunos regulares

  • Nenhum

ALUNOS REGULARES   Calendário para o término do primeiro semestre de 2015, o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016. Segue abaixo:   2015 Finalização do 1º semestre de 2015: 31/10/2015 Matrícula de alunos regulares: 16 e 17 de novembro de 2015 (online) 2º semestre de 2015: 20/11/2015 a 19/12/2015 – (Recesso: […]


VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS

  • Nenhum

  Há vários anos, o Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores vem sendo promovido e organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades do Estado de Mato Grosso do Sul: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campo Grande, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Pantanal, Universidade Católica Dom Bosco, Universidade […]


TAMMI FLÁVIE PERES BORGES – “Todo mundo tá feliz?” As percepções das crianças sobre a educação infantil nas pesquisas científicas brasileiras

  • Nenhum

Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social, apresenta os resultados de uma investigação acerca das percepções das crianças sobre a instituição de Educação Infantil (EI). Estudos recentes, advindos de diversas áreas do conhecimento, com destaque para aqueles orientados pela Sociologia da (SI) têm gradualmente reforçado e complementado a concepção […]


O PPGE/CPAN convida a comunidade acadêmica para palestra com professor da PUC/SP

  • Nenhum

O Programa de Pós-graduação em Educação do CPAN/UFMS convida a comunidade acadêmica para debater em seu Seminário Permanente, no dia 31 de agosto, segunda-feira, às 19h30min, no Auditório da Unidade III (Porto Geral), “A dimensão subjetiva da realidade e sua interface com a educação social”. Esta palestra será proferida pelo professor doutor Odair Furtado, membro […]