PRISCILA RAMOS TOLEDO – A apropriação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores: um olhar a partir dos cursos de formação continuada de alfabetizadores

Postado por: ppge

RESUMO

 

Este estudo teve como foco de investigação a formação continuada para a apropriação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores. Para tanto, partiu das seguintes questões: os professores conhecem o uso das TICs na prática docente? Como são utilizadas? O que é necessário para incluí-las em sua prática? Que formação os professores recebem para o uso dessas tecnologias? Numa abordagem qualitativa, a pesquisa contou com revisão de estudos e teve como eixos: formação continuada, TICs nas práticas de professores alfabetizadores. Participaram como sujeitos da pesquisa quatro professoras alfabetizadoras de 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental que se disponibilizaram a participar da entrevista, a partir dos seguintes critérios: possuírem cinco ou mais anos de atuação, participarem de formação continuada e serem do quadro efetivo da rede municipal de Corumbá-MS, sendo duas de uma escola da área central e duas de uma escola situada na região periférica da cidade, a fim de investigarmos realidades distintas. Também participaram da pesquisa os professores responsáveis pela sala de tecnologia das escolas nas quais as professoras selecionadas atuam, bem como a coordenação do Núcleo de Tecnologia de Corumbá (NTEC), para maior entendimento de como o município atua nessas questões. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista. Com esse estudo buscou-se contribuir com a discussão acerca da apropriação das TICs pelos professores no âmbito escolar, uma vez que, mesmo fazendo parte da vida das pessoas, no contexto escolar questiona-se a maneira como essas tecnologias podem ser utilizadas de forma a contribuir no processo de ensino e de aprendizagem. A revisão de estudos nos levou à compreensão de que é necessário ampliar os estudos dessa temática por vários motivos: na sociedade atual, percebem-se novas formas de ensinar e aprender; verifica-se que vem aumentando, dentro das escolas, programas de políticas que incentivam novas formas de aprendizagens; os alunos necessitam de incentivos e também de uma escola mais próxima de sua realidade. A análise dos dados revelou que os professores veem na possibilidade de alfabetizar com o uso das TICs uma forma mais significativa e lúdica de ensinar. Aponta também que é por meio dos cursos de formação continuada que eles conseguem fazer uso das tecnologias, uma vez que em suas formações iniciais não foi abordada a inserção das TICs como auxílio na prática pedagógica. Os professores apontam a necessidade de os programas de formação continuada oferecidos pelo município abordarem de maneira mais pontual a alfabetização, pois dizem ter dificuldade dentro das formações gerais. Constatou-se, também, a possibilidade da aprendizagem colaborativa e da constante troca de experiências entre os professores, sendo esse o fator propulsor na utilização das TICs na prática pedagógica dos professores.

 

Palavras-chave: Formação Continuada. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Alfabetizadores.