Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE
Chamada aberta para publicação na Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE. A mesma é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensar praticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.
CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Sem dúvida nas sociedades contemporâneas temos avançado enormemente na implementação de políticas públicas que garantam a escolarização de pessoas com deficiências, sobretudo, com a ampliação das chamadas políticas de educação inclusiva fundamentadas em princípios da diversidade humana e da equidade de oportunidades. Para além dos avanços é importante compreender como os governos e as sociedades têm articulado as diretrizes da educação inclusiva com as suas propostas educacionais? Que suportes educativos vêm sendo propostas para garantir a inclusão de alunos com deficiências, especialmente as mais acentuadas? Como essa proposta tem impactado as políticas de currículo? Que práticas curriculares têm sido desenvolvidas nas escolas públicas? Que recursos pedagógicos são necessários para o ensino de alunos com deficiências? As políticas de inclusão escolar garantem inclusão social? Qual é o papel da Educação Especial enquanto área do conhecimento frente a essas propostas políticas? O que dizem as pesquisas científicas sobre a implementação dessas políticas? Como esses alunos vem participando das avaliações formais realizadas na escola?
A publicação deste dossiê tem interesse em refletir sobre essas questões que são urgentes no campo da Educação Especial. Para tal, convida pesquisadores a contribuírem, a partir de estudos e pesquisas inéditas sobre as políticas de escolarização do público da Educação Especial. As propostas deverão ser enviadas para o site da revista até 30 de julho de 2017. Revista Artes de Educar |