VÂNIA LIMA DE ALMEIDA – A inclusão escolar sob a perspectiva do aluno com deficiência matriculado no Ensino Médio
RESUMO
A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a trajetória escolar de alunos com deficiência(s) matriculados no Ensino Médio a partir do olhar de quem vivencia/vivenciou a escola na perspectiva da Educação Inclusiva, com a finalidade de identificar as principais interações sociais, facilidades e dificuldades passadas por esses alunos no cotidiano escolar, além das expectativas quanto ao futuro, em relação ao ensino superior. Para tanto, foi utilizada, como procedimento para coleta de dados, a entrevista semiestruturada com questões abertas, para que os sujeitos da pesquisa fizessem uma reflexão e se posicionassem sobre a temática. Os participantes deste trabalho foram alunos com deficiência, matriculados nas escolas do município de Ladário/MS. Participaram desta pesquisa cinco estudantes com deficiência de três escolas, sendo duas escolas estaduais e uma, particular. A faixa etária dos mesmos ficou entre 16 e 22 anos. Desses, duas participantes eram do sexo feminino e três do sexo masculino. Eles têm deficiências variadas, como: Cegueira, Tetraplegia Espástica, Paralisia Cerebral, Deficiência Visual e Deficiência Física. Este estudo evidenciou que, durante a trajetória escolar desses alunos, eles se depararam com barreiras de ordem arquitetônica, metodológica, atitudinal e instrumental. Esses obstáculos, de certa forma, dificultavam e/ou atrapalhavam seus estudos. Assim, constatamos que, apesar do discurso e da forte base teórica dispostas nas políticas públicas de inclusão, existe uma contradição entre o proposto nos documentos legais e oficiais e o que tem se efetivado no processo de escolarização do aluno com deficiência matriculado. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para discussões sobre a Educação do aluno com deficiência e reiteramos a necessidade de mais estudos dessa natureza, que deem voz a esses alunos que, historicamente, foram excluídos de assuntos do seu interesse, e que esses estudos possam ser o instrumento de avaliação das políticas públicas na área da Educação.
Palavras-chave: Necessidades Educacionais Especiais. Políticas Públicas. Educação Especial.