JEANE DOS SANTOS SILVA VIANA – A reestruturação do trabalho docente na educação profissional e tecnológica: decorrências da agenda internacional para a educação

Postado por: gabrielaosinaga

RESUMO
Este estudo versa sobre a reestruturação do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, no contexto da mundialização do capital. A partir dos anos 90, a educação no Brasil foi concebida como estratégia para viabilizar os acordos e recomendações dos Organismos Multilaterais (OM) e se adaptar ao projeto capitalista neoliberal. Desde então, a escola pública vem adotando novas políticas de gestão e este novo arranjo educacional vem produzindo alterações significativas no trabalho do professor. Esta modernização da gestão educacional busca difundir a percepção de que o sucesso da escola está sujeito a maneira como ela é gerenciada e, por meio de ações e linguagem específicas, aliada à competitividade, passa a vigiar os níveis de produtividade e resultados, utilizando estratégias gerenciais de controle e eficiência. Neste contexto, o presente trabalho visou identificar e analisar a reestruturação e o gerenciamento do trabalho docente materializados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), câmpus Corumbá (CB) e sua consonância com a agenda globalmente estruturada para a educação. Além disso, se propôs a investigar as possíveis relações existentes entre a política educacional do IFMS (política local), o projeto de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (política nacional) e as orientações dos OM (política internacional), analisando a centralidade do professor nessas políticas e as repercussões dessa posição central para o seu profissionalismo. Intencionou, também, identificar as implicações no trabalho docente decorridas da adoção do uso das competências como base para sua formação e atuação. Para isso, adotamos o materialismo histórico-dialético como alicerce teórico para guiar e fundamentar a investigação, destacando as contribuições de Gramsci. Como procedimentos metodológicos empregamos: Pesquisa bibliográfica e levantamento de produção; Estudo de caso e Análise de documentos. O principal documento analisado foi o Diagnóstico Organizacional, inserido no Planejamento Estratégico do IFMS-CB (2014). Finalizamos o trabalho com as seguintes considerações: O campus CB adota um modelo de gestão gerencial, que coexiste com muitos vestígios burocráticos, e, as implicações desse modelo de gestão são danosas ao desenvolvimento pleno das atividades educacionais, entre elas, o trabalho do docente. O gerenciamento dos professores acontece por meio de procedimentos de controle e fiscalização, entre eles: normas, regulamentos e ponto eletrônico, os quais aproximam a instituição escolar ao perfil de uma empresa. Constatamos que a política educacional é influenciada, em maior ou menor escala, por acordos e interesses com OM, mas sua anuência e efetivação dependem da concepção de educação e de sociedade que a instituição se propõe a defender. A centralidade do professor nas políticas educacionais nacional e internacional é evidente; defende-se o desenvolvimento do professor competente, comprometido, proativo, eficiente e produtivo para responsabilizá-lo pelos resultados na escola e intensificar seu trabalho. As competências docentes são convocadas em defesa da profissionalização, que, em um contexto neoliberal, individualiza as relações na escola, acentua e precariza o trabalho do professor. Concluímos que, a adequada valorização do trabalho docente exige políticas consistentes, elaboradas coletivamente, que sejam capazes de assegurar as condições adequadas para sua formação e atuação, além de garantir a continuidade dos direitos adquiridos historicamente com muito enfrentamento e luta.

Palavras Chaves: Reestruturação do Trabalho Docente, Educação Profissional e Tecnológica, Internacionalização da Educação.