NIVALDO NOGUEIRA DE ÁVILA – Formação docente em foco: aspectos da formação continuada de professores em Corumbá/MS (2013 – 2016)
RESUMO
Esta pesquisa objetiva investigar a formação docente continuada oferecida em Corumbá/MS, no período de 2013-2016, para identificar o ideário de formação subjacente a essas ações. Os objetivos específicos incluem: proceder ao levantamento da formação docente nos registros disponíveis na Secretaria Municipal de Educação; identificar a quantidade, duração, natureza, foco temático, conteúdo, metodologia e objetivos dessas ações. Os passos desta pesquisa incluem a coleta, descrição, análise e discussão dos dados, tendo como pressuposto teórico a Pedagogia histórico-crítica. Perguntamos: a formação docente continuada oferecida aos professores do Ensino Fundamental I, da REME de Corumbá MS, no período de 2013-2016, fez refletir sobre os rumos da sociedade, a Educação e a profissão de forma crítica e contextualizada? Acrescenta conhecimentos teóricos, científicos, culturais relevantes ao exercício do trabalho educativo? Os resultados concluem pela necessidade de as políticas públicas municipais para a educação em Corumbá/ MS, atentarem para ações que promovam as bases teóricas e políticas do trabalho educativo, a fim de atender aos objetivos postos por uma educação transformadora.
Palavras-chave: Formação docente continuada, Pedagogia histórico-crítica.