VALÉRIA APARECIDA BENITES DE OLIVEIRA CABRAL – Formação Profissional Para a Educação Infantil: O Proinfantil no Município de Corumbá-MS

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO.

Nos últimos trinta anos, a Educação Infantil vem sendo tema de amplo debate, evidenciando a necessidade de conhecermos a história de construção das propostas educativas e da formação profissional para essa etapa da Educação Básica. Sendo assim, este trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL, que tem como propósito oferecer a formação mínima exigida pela legislação vigente aos professores desta etapa. O principal objetivo desta pesquisa é analisar como o PROINFANTIL foi desenvolvido no município de Corumbá/MS e quais foram os seus impactos na formação de professores sob a ótica das cursistas. Para o desenvolvimento deste estudo, dialogamos com o referencial teórico de autores como Barbosa (1991; 2003; 2011), Silva (1997), Kramer (2006), Oliveira (2010), Kuhlmann Jr. (2011), dentre outros. Como metodologia, optamos por uma pesquisa qualitativa que consistiu em levantamento bibliográfico, análise documental, entrevista com a coordenadora local da Secretaria de Educação e aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas a 29 cursistas do Programa. Os resultados obtidos possibilitaram o conhecimento de aspectos sobre o perfil do profissional de Educação Infantil, tais como: idade avançada, muitos anos de experiência profissional e todas com formação em Ensino Médio. As cursistas destacaram o investimento na formação após a conclusão do PROINFANTIL, mas também apontaram a falta de concurso público para o profissional de creche, a dificuldade na definição da função e a desvalorização profissional por parte do órgão municipal. Algumas cursistas sinalizaram, ainda, algumas contribuições: a possibilidade de articulação teoria/prática; a ampliação de conhecimentos sobre a criança; a motivação pessoal e profissional. Outras afirmaram que o Programa não trouxe os impactos esperados, manifestando uma revolta com a desvalorização profissional, pois não houve mudança no trabalho, no salário e nem na função desempenhada por elas. Como conclusão, observamos que o Programa apresentou indícios de formação bem-sucedida e de cumprimento com o papel formativo, no entanto, no âmbito das políticas de formação, não criou ações que garantissem a valorização do trabalho dessas cursistas formadas.
Palavras-chave: PROINFANTIL. Formação Profissional. Educação Infantil.

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