VANESSA SOARES DOS SANTOS – Educação escolar e não escolar: duas faces da educação integral?

Postado por: ppge

RESUMO

Este estudo analisou como a educação não escolar, através das atividades diferenciadas, se inseriu e se relacionou com a educação escolar (base comum) na Educação Integral, com o objetivo de verificar como ocorreu a articulação dos diferentes saberes na formação integral. Para tanto, efetuamos um estudo com vistas a compreender o processo histórico da Educação Integral, a partir das ideias que permearam as experiências no contexto brasileiro, bem como conhecer os contextos e as legislações sobre a educação integral, a partir da Constituição Federal de 1988. Evidenciamos o Programa Mais Educação, caracterizado como uma proposta de governo que preconiza a Educação Integral como ampliação do tempo e do espaço de formação, além da escola e dos conteúdos sistematizados. Para subsidiar a análise, utilizamos os estudos de Paulo Freire, que defende uma educação além da assimilação formal (educação escolar) e nos faz refletir sobre uma educação integral em que se estrutura a emancipação do educando pela sua formação plena. Na coleta de dados, adotamos dois instrumentos: o formulário para análise dos documentos (PPP; Projeto Piloto de educação integral do município; grade curricular) e entrevistas com cinco professores que atuam com a base comum e com quatro monitores que atuam com as atividades diferenciadas. Após a análise dos documentos, verificamos que as propostas atendem aos preceitos elencados na legislação e nos documentos oficiais em relação à diversificação curricular na educação integral. Por outro lado, a falta do Projeto Político Pedagógico ressaltou a dicotomia dos componentes curriculares na matriz, não estabelecendo as amarras necessárias para compreender o contexto em que estão inseridos. A partir das entrevistas, constatamos que a Educação Integral apresenta duas faces (educação escolar e educação não escolar) e que ambas são importantes para a formação dos alunos. No entanto, elas são tratadas de maneira separada, sem articulação ou contextualização, ou seja, elas ocorrem isoladamente e de maneira fragmentada.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Programa Mais Educação. Atividades Diferenciadas.