MIRIAN BASTOS DE OLIVEIRA DA CRUZ – A ciranda dos jogos e brincadeiras nas falas das crianças ribeirinhas

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

Este estudo tem como objetivo conhecer a importância das atividades educacionais desenvolvidas no programa social Povo das Águas com base nas falas das crianças ribeirinhas. A problemática dessa pesquisa volta-se para a relação integral entre as crianças ribeirinhas, jogos e brincadeiras e literatura infantil, pois as crianças são sujeitos de direitos, protagonistas e que possuem sentimentos, desejos e vontades e que precisam ser ouvidas e não como um adulto em miniatura. Nos estudos dos textos na perspectiva dessa temática destacamos questões voltadas à visibilidade das crianças: suas falas, expressões, sentimentos, gostos e gestos. Sendo este o desafio com o qual dialogamos, esta pesquisa caracteriza-se como de campo, com abordagem qualitativa; com ênfase à pesquisa com crianças na perspectiva da Sociologia da Infância, para tanto, a coleta dos dados empíricos foi feita na região do Taquari localizada no Médio Pantanal, no município de Corumbá (MS), com 29 crianças de 5 a 15 anos de idade. Os sujeitos desta pesquisa são as crianças ribeirinhas, e para isso, foram utilizados como recursos entrevistas semiestruturadas, que, para muitos pesquisadores são um instrumento que permite ouvir as vozes das mesmas. A entrevista com crianças é uma técnica explorada por autores como Kramer (2001) e Rodrigues, Borges e Silva (2014), que se dedicaram a ouvir a perspectiva de crianças. Os resultados revelaram que a ação do brincar é exercitada no cotidiano das crianças ribeirinhas, foi mostrada uma diversidade de brincadeiras próprias da cultura lúdica influenciada pelo social, cultural e físico. Também foi evidenciada uma amplitude desse repertório lúdico, em contato com as experiências lúdicas proporcionadas no programa social Povo das Águas de 2010 a 2016.

PALAVRAS-CHAVE: Criança ribeirinha, ludicidade, programa social Povo das Águas, educação.