Linhas e Projetos de Pesquisa
LINHAS DE PESQUISA
1. Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social.
Ementa: Estudos sobre os diferentes cenários socioeconômicos e culturais da sociedade contemporânea e suas relações com a educação:
a). Direitos Humanos e Educação Social: Infância e Adolescência; Educação e Violência; Marginalidade Social; Exclusão/inclusão social; Crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e suas famílias; Educação de Jovens e adultos; Metodologias ativas e educação para a vida; Educação, trabalho e sociedade.
b). Políticas educacionais: Políticas de formação de educadores; Políticas de avaliação; Estado, políticas públicas e ações sociais; Políticas de gestão; Políticas de financiamento; Políticas de currículo.
c). Educação Especial e Inclusão Escolar: História, políticas e práticas de escolarização e garantia de direitos das pessoas público-alvo da educação especial.
Corpo Docente
Fabiano Antonio dos Santos (Representante da Linha)
Bárbara Amaral Martins
Beatriz Rosalia Gomes Xavier
Cláudia Araújo de Lima
Andressa Santos Rebelo
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
2. Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares.
Ementa: Estudo das relações/práticas pedagógicas e os processos de construção e de acesso do/ao conhecimento em contextos escolares e não escolares. Formação de professores(as) para a Educação Básica e Ensino Superior (políticas e práticas). Formação do(a) educador(a) social (políticas e práticas).
a). Práticas de cuidar-educar, organização do tempo e do espaço na Educação Infantil; planejamento; relações interpessoais; psicologia da criança; concepção de infância(s) e criança(s); estudos com crianças.
b). Práticas educativas de escrita, leitura, alfabetização e letramento; organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e Ensino fundamental; experiências artísticas, estéticas e lúdicas em instituições escolares e não escolares.
c). Políticas e práticas de formação inicial e continuada de professores para atuação na Educação Básica, Ensino Superior e instituições não escolares.
d). Formação docente, magistério e Gênero. Construção de identidades docentes, práticas pedagógicas feministas, construção escolar das diferenças de gênero e de demais marcadores sociais nas instituições escolares e não-escolares. Gênero e Pedagogias culturais.
Corpo Docente
Silvia Adriana Rodrigues (Representante da Linha)
Amanda de Mattos Pereira Mano
Aline de Novaes Conceição
Caroline Elizabel Blaszko
Erika Natacha Fernandes de Andrade
Márcia Regina do Nascimento Sambugari
3. Gênero e sexualidades, cultura, educação e saúde
Ementa: Esta linha de pesquisa reúne reflexões teórico-metodológicas em torno de grandes
temas em suas interfaces com a Educação Social. Visando a articulação entre as áreas de
pesquisa dos docentes que a integram e a ampliação de estudos que possam ser realizados,
apresenta-se em três macros temas: Gênero e Sexualidades, Cultura e Saúde.
– Gêneros, sexualidades e Educação Social: Gêneros, Sexualidades, Masculinidades e
Feminilidades, Feminismo, Violências, Alteridades; Identidades, Normatividades,
Vulnerabilidades, Ativismo Social, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas;
– Cultura e Educação Social: Artefatos Culturais, Mídias em suas circulações e consumos (TV, jornal, revista, sítios de internet, redes sociais, cinema e vídeo), Tecnologias, Artes, Organização do Trabalho, Subjetividades e Objetividades, Transnacionalidade, Cultura e Políticas Públicas, Formas de Totalitarismo Sociais e Movimentos Sociais.
– Saúde e Educação Social: Educação e Saúde, Saúde e Desenvolvimento Humano, Saúde como
Direito Humano, Educação Popular em Saúde, Interconexão Cultural e Saúde, Saúde e
Fronteira; Determinantes Sociais e Saúde, Políticas Públicas de Atenção à Saúde.
Corpo Docente
Tiago Duque (Representante da Linha)
Cláudia Araújo de Lima
Isabella Fernanda Ferreira
Josiane Peres Gonçalves
Fabiano Quadros Rückert
Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
PROJETOS DE PESQUISA