Informações Gerais

HISTÓRICO

O Campus do Pantanal (CPAN) – denominação do Campus de Corumbá da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – é uma unidade da UFMS situada em local estratégico para o desenvolvimento do estado e do país. Geograficamente, o município encontra-se inserido na região do Pantanal. Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai e, juntamente com a cidade de Ladário, estabelece-se como o único pólo urbano da região noroeste do estado de Mato Grosso do Sul. Atende a um contingente de alunos da região, oriundo de outros estados da União e de outros países. Tem realizado contatos e acordos de cooperação com instituições da Bolívia, Chile, Costa Rica, Colômbia, Estados Unidos, México, Espanha, Portugal, França e Moçambique para a realização de eventos e projetos conjuntos.
O Programa de Pós-graduação em Educação – Educação Social (PPGE/CPAN), implantado neste Campus, está fortemente relacionado ao amadurecimento do seu Curso de Pedagogia, que completou 50 anos de existência em 2017, e ao desenvolvimento de pesquisas dos docentes que se dedicam a estudar as populações em situação de vulnerabilidade, especialmente no que diz respeito ao cumprimento de seus direitos. As características de diversidade da demanda da região fronteiriça e da produção docente e discente, ainda ligada ao Curso de Pedagogia, somadas à distância geográfica com a capital do estado (450 km), impeliram à elaboração da proposta do Programa no campo da Educação Social, área de conhecimento com características nem sempre atendidas pelo Programa em Educação já em funcionamento desde 1988 na capital. A proposta foi enviada e aprovada em 2008 e teve sua primeira turma de ingresso em 2009.
A implantação deste Curso faz parte do objetivo da UFMS de impulsionar o desenvolvimento do estado. Seu primeiro Programa de pós-graduação foi o de Educação, no final da década de 1980, em Campo Grande. Com a meta de firmar a posição desta Universidade como pólo de produção de conhecimento e formação qualificada profissional, tornou-se necessária a criação de Programas de Pós-graduação stricto sensu fora da capital, respeitando as especificidades de cada localidade e fixando docentes capacitados nesses polos de desenvolvimento.
Três projetos foram fundamentais, à época, para a formulação e a implantação do Programa de Pós-graduação em Educação – Campo de concentração em Educação Social – em Corumbá: a) Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência-CREIA, implantado no Campus de Corumbá, no final de 1993, a partir de um convênio entre o extinto Centro Brasileiro para Infância e adolescência-CBIA e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, desenvolvendo pesquisas sobre a situação da criança e do adolescente, sobre as políticas públicas e os processos formativos em situação escolar e não escolar; b). Também com o objetivo de produção de conhecimento sobre a temática “Infância e Adolescência”, cinco anos mais tarde, em 1998, foi implantada a “Escola de Conselhos” no Campus de Campo Grande, com a proposta inicial de capacitação dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais de Direito da Infância e da Adolescência, a partir da identificação da dificuldade de implantação adequada do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; c) Em 2005, o Campus do Pantanal foi contemplado, pela pró-reitoria de extensão, para ser o ponto de partida das atividades do Programa do Governo Federal “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” na UFMS. Tratava-se de um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com Instituições Federais de Ensino Superior e o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. A área de concentração que deu sustentação para a submissão da proposta não poderia ser mais adequada à nossa realidade de fronteira e às atividades citadas: Educação Social. Entendemos que esta área era condizente com as pesquisas que vínhamos desenvolvendo em diversas instituições educacionais. Iniciamos a primeira turma em abril de 2009 com 11 professores. As primeiras defesas ocorreram em 2011.

 

MISSÃO E OBJETIVOS

MISSÃO

Oferecer formação de qualidade na área da educação social que seja comprometida com o
enfrentamento das desigualdades sociais e educacionais e produzir, bem como socializar,
conhecimentos científicos de impacto acadêmico e social oriundos de pesquisas desenvolvidas
por docentes, discentes e egressos.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Formar profissionais qualificados para a produção de conhecimento sob a
perspectiva da educação social em situações de diversidade, capazes de construir práxis
inovadoras para enfrentamento às desigualdades sociais diante dos constantes e diversos
desafios da sociedade, considerando as peculiaridades encontradas em cada região, seja no
país ou em outros países.

Objetivos específicos
– Formar educadores capazes de atuar em docência e pesquisa, nos diferentes níveis e
modalidades de ensino, avaliando e buscando intervir criticamente no contexto educacional
formal ou não formal;
– Contribuir com a formação em educação/educação social de profissionais de diferentes áreas
do conhecimento que se utilizam da educação social no exercício do seu ofício.
– Ampliar o repertório teórico e metodológico dos profissionais da educação formal e não
formal, a fim de que possam responder às demandas da contemporaneidade;
– Colaborar com a produção acadêmica sobre a Educação e a Educação Social, reconhecida no
Brasil e em outros países;
– Contribuir com o desenvolvimento do interior de Mato Grosso do Sul, Estado que ainda hoje
possui fortemente concentrada a qualidade de vida em sua capital.