ANA GABRIELLE ALVES DE ALMEIDA – AS CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS E DE JOVENS ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PESQUISAS
RESUMO
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, buscou compreender, por meio do Estado do
Conhecimento, como crianças e jovens internalizam e constroem suas concepções acerca das
relações étnico-raciais, uma vez que, a partir dessas ideias, pode-se, além de compreender
como elas são organizadas, intervir na percepção dessa realidade social de maneira mais
efetiva. A metodologia utilizada caracteriza-se como quantitativa e qualitativa. Dessa forma, o
estudo realizado utilizou as duas abordagens, quali e quanti, de forma complementar, apoiada
de forma bibliográfica pelo Estado do Conhecimento, em buscas no banco de dados da
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando o recorte
temporal a partir de 2003 até o ano de 2021, de trabalhos que, de alguma maneira,
investigaram as representações, concepções e/ou ideias de crianças e jovens sobre as relações
étnico-raciais. A análise dos dados ocorreu por meio da organização promovida pela Análise
de Conteúdo. Diante disso, 22 pesquisas foram selecionadas, entre teses e dissertações, as
quais foram lidas na íntegra e descritas quanto aos seus objetivos, metodologia e principais
resultados, entre elas destacam-se, como resultados, a importância de abordar
sistematicamente na educação as relações étnico-raciais a fim de facilitar a desconstrução da
percepção negativa da identidade negra, por meio de diálogos, bem como do contato com
referências que valorizem o negro na arte, na história, na cultura, enfim, na sociedade como
sujeito de direitos. A relevância deste estudo dá-se à medida que é possível identificar como
as relações étnico-raciais são compreendidas por crianças e jovens, em investigações
brasileiras, permitindo observar a evolução ou não desses pensamentos em diferentes
momentos etários. Além disso, a partir dos resultados, pode-se delinear reflexões à escola e à
sociedade sobre a temática e a necessidade de expandir as discussões para aprofundar o tema
e, assim, contribuir para o enfrentamento às práticas racistas, ainda presentes no cenário atual
de nossas relações sociais.
Palavras-chave: Relações Étnico-raciais. Estado do Conhecimento. Conhecimento Social.
ABSTRACT
This research, of bibliographic character, sought to understand, through the State of
Knowledge, how children and young people internalize and build their conceptions about
ethnic-racial relations, since, from these ideas, one can, in addition to understanding how they
are organized, to intervene in the perception of this social reality more effectively. The
methodology used is characterized as quantitative and qualitative. Thus, the study carried out
used the two approaches, quali and quanti, in a complementary way, supported in a
bibliographic way by the State of Knowledge, in searches in the database of the Brazilian
Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), considering the time frame from 2003 to
2021, of works that, in some way, investigated the representations, conceptions and/or ideas
of children and young people about ethnic-racial relations. Data analysis took place through
the organization promoted by Content Analysis. In view of this, 22 researches were selected,
among theses and dissertations, which were read in full and described as to their objectives,
methodology and main results, among which stand out, as results, the importance of
systematically addressing ethnic relations in education. -racial in order to facilitate the
deconstruction of the negative perception of black identity, through dialogues, as well as
contact with references that value the black in art, history, culture, in short, in society as a
subject of rights. The relevance of this study is given as it is possible to identify how the
ethnic-racial relations are understood by children and young people, in Brazilian
investigations, allowing to observe the evolution or not of these thoughts at different age
moments. In addition, based on the results, reflections can be outlined for the school and
society on the subject and the need to expand the discussions to deepen the theme and, thus,
contribute to the fight against racist practices, still present in the current scenario of our social
relationships.
Keywords: Ethnic-Racial Relations. State of Knowledge. Social Knowledge.