OTAVIO HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS – ATAQUES AO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA DA COVID-19: ARTEFATOS MIDIÁTICOS, CURRÍCULO E PEDAGOGIA CULTURAL EM MATO GROSSO DO SUL

Postado por: Thayná Carvalho da Silva

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o currículo e a pedagogia cultural de parte dos artefatos das mídias digitais que produzem ataques contra o trabalho docente durante a pandemia da Covid-19 em contextos sul-mato-grossenses. A pandemia da Covid-19 fez com que as escolas fechassem seus portões, tornando assim as aulas no formato de ensino remoto emergencial. Durante esse período, inúmeras dificuldades educacionais foram enfrentadas, tanto por alunos, quanto por professores. Trata-se de um estudo de método etnográfico on-line, tendo como campo de pesquisa os artefatos presentes na mídia digital, através de páginas de jornais do Facebook e um canal do YouTube. Com isso, foram selecionados três jornais para análise de conteúdo que tratassem de trabalho docente na pandemia, e desses jornais foram escolhidas 18 notícias ao todo. Ademais, foi analisado também uma página governamental do YouTube que oferecia capacitação aos professores de uma rede municipal de ensino. Na introdução há um breve relato sobre a pandemia e as dificuldades enfrentadas pelos docentes, e uma discussão sobre a perspectiva utilizada como referências dessa pesquisa, o pós-crítico em educação. No segundo capítulo há o levantamento de produção e uma discussão sobre os trabalhos encontrados. Nesse capítulo trago também o processo metodológico, os artefatos, as fases de pesquisa, a bricolagem. Por fim, no último capítulo faço a discussão dos dados encontrados em uma olhar centralizado no processo curricular-pedagógico que produziram ataques ao trabalho docente. Conclui-se que durante a pandemia os professores sofreram inúmeros ataques com variados discursos. Foram encontrados ataques com discurso de ódio, incitação à violência contra a categoria, ataques com discursos sexuais, políticos, como também o silenciamento do direito de expressar suas opiniões.

Palavras-chave: Pandemia. Ataques. Trabalho Docente. Artefatos Digitais.

 

ABSTRACT

This research aims to analyze the curriculum and cultural pedagogy of part of the digital media artifacts that produce attacks against teaching work during the Covid-19 pandemic in Mato Grosso do Sul contexts. The Covid-19 pandemic caused schools to close their gates, thus making classes in the emergency remote teaching format. During this period, numerous educational difficulties were faced, both by students and teachers. This is an online ethnographic method study, having as a research field the artifacts present in digital media, through Facebook newspaper pages and a YouTube channel. With this, three newspapers were selected for content analysis that dealt with teaching work in the pandemic, and from these newspapers, 18 news items were chosen in all. In addition, a governmental YouTube page that offered training to teachers in a municipal education network was also analyzed. In the introduction there is a brief report on the pandemic and the difficulties faced by teachers, and a discussion on the perspective used as references in this research, the post-critical in education. In the second chapter there is a production survey and a discussion about the works found. In this chapter I also bring the methodological process, the artifacts, the research phases, the bricolage. Finally, in the last chapter I discuss the data found in a centralized look at the curricular-pedagogical process that produced attacks on teaching work. It is concluded that during the pandemic teachers suffered numerous attacks with various speeches. Attacks with hate speech, incitement to violence against the category, attacks with sexual and political speeches, as well as the silencing of the right to express their opinions were found.

Keywords: Pandemic. Attacks. Teaching Work. Digital Artifacts.

 

Download (PDF, 1.1MB)

Compartilhe:
Veja também