Ananda de Souza Mendes – AS CRÍTICAS AO ENSINO REMOTO NAS FALAS DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CORUMBÁ-MS NO CONTEXTO PANDÊMICO
RESUMO
No ano de 2020, a inserção do ensino remoto nas escolas brasileiras, principalmente nas escolas
públicas, tornou-se algo necessário, devido à situação sanitária que atingiu a população
mundialmente e que para além da saúde afetou a educação, pois dentro das condições mínimas
necessárias para a aprendizagem é imprescindível estar saudável. O alastramento do vírus da
Covid -19 afetou profundamente a vida de todos os envolvidos no processo educacional, e
possibilitou que esses pudessem ser possíveis propagadores da doença. Essa situação forçou os
professores a utilizarem recursos tecnológicos, que fizessem com que os alunos continuassem
desenvolvendo suas atividades escolares longe do ambiente educacional, em seus lares, os
docentes acabaram por transformar seus recintos domiciliares em uma extensão de seu trabalho.
Essa situação desafiadora repercutiu profundamente no trabalho, na vida e na saúde dos
professores. Para tanto, este estudo fez uma crítica ao ensino remoto: investigando a percepção
de onze docentes de uma escola pública de Corumbá-MS no contexto pandêmico à luz dos
pensadores da escola de Frankfurt, analisando as seguintes categorias; o ensino remoto nas
escolas públicas de Corumbá na visão dos professores sobre si; sobre os alunos e as condições
de trabalho dos professores no ensino remoto. Conforme as análises, apesar dos esforços
desmedidos pelos professores para continuar ensinando, mesmo à distância, o ensino remoto
não se efetivou e não se deu de forma democrática para os alunos da escola pública como
também desencadeou uma sobrecarga de trabalho e emoções para os docentes.
Palavras-chave: Ensino remoto; escola pública docentes; Covid-19
ABSTRACT
In the year 2020, the insertion of remote teaching in Brazilian schools, mainly in public schools,
has become something necessary, due to the health situation that has affected the population
worldwide and that, in addition to health, has affected education, because within the minimum
necessary conditions for learning it is essential to be healthy. The spread of the Covid-19 virus
profoundly affected the lives of everyone involved in the educational process, and made it
possible for them to be possible propagators of the disease. This situation forced teachers to use
technological resources, which would make students continue to develop their school activities
away from the educational environment, in their homes, teachers ended up transforming their
home spaces into an extension of their work. This challenging situation had profound
repercussions on the work, life and health of teachers. Therefore, this study criticized remote
teaching: investigating the perception of eleven teachers from a public school in Corumbá-MS
in the pandemic context in the light of thinkers from the Frankfurt school, analyzing the
following categories; remote teaching in public schools in Corumbá in the view of teachers
about themselves; about students and teachers’ working conditions in remote teaching.
According to the analyses, despite the disproportionate efforts by teachers to continue teaching,
even at a distance, remote teaching was not effective and did not happen in a democratic way
for public school students, but also triggered an overload of work and emotions for teachers.
Keywords: Remote teaching; public school; epidemics.