ANDRÉ FREIRE MASTROROCCO – Mapeamento das Tendências de Ensino e da Identidade Profissional Docente em Arte nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Linguagens Artísticas do Mato Grosso do Sul: Considerações Teórico-críticas

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

No presente trabalho buscamos identificar e mapear as tendências de ensino e aprendizagem bem como as dimensões da identidade profissional do docente em Arte materializadas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de formação inicial docente em Arte na modalidade presencial, em instituições públicas, no estado do Mato Grosso do Sul. Tais análises possuem como fundamento epistemológico a Teoria Crítica da Sociedade. Elegemos como autor central para subsidiar tais análises, Theodor W. Adorno e, principalmente, seus postulados sobre formação, semiformação e indústria cultural. Trata-se de uma pesquisa de tipo documental com abordagem qualitativa. Como percurso metodológico, desenvolvemos a pesquisa em quatro distintas e entrelaçadas etapas, a saber: I) levantamento bibliográfico sobre pesquisas desenvolvidas com temáticas semelhantes; II) elaboração de uma breve contextualização da formação docente em Arte no Brasil por meio de documentos normativos e bibliografia; III) coleta de dados junto às instituições de ensino superior, nas quais, obtivemos os Projetos Políticos Pedagógicos que orientam os cursos de licenciatura em Arte no Estado do Mato Grosso do Sul, e por último, IV) análise desses documentos com o auxílio do referencial teórico da Escola de Frankfurt, no intuito de investigar de quais maneiras esses percursos formativos se constituem como tendências de ensino e quais dimensões profissionais do docente em Arte estão presentes na proposta desses Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em linguagens artísticas que compõem a Rede Pública e Superior de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Teoria Crítica da Sociedade, Mato Grosso do Sul, Cursos de Licenciatura em Linguagens Artísticas, Tendências de Ensino, Identidade Profissional Docente em Arte.

Compartilhe:
Veja também