Artigos Publicados

Postado por: Gilmar Lossa

2024

Título  Autor
Matrículas de alunos público da educação especial na educação profissional federal em Mato Grosso do Sul (2009-2021). REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 10, p. 374-384, 2024. DALMONECH, J. Z. ; REBELO, A. S.
Educação Especial na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaSpecial Education in the Federal Network of Scientific and Technological Professional EducationEducación Especial en la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 26, p. e024004, 2024 DALMONECH, JAQUELINE ZANOTTI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REGISTROS DO CENSO ESCOLAR. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 44, p. 197-206, 2024. REBELO, ANDRESSA SANTOS.
Políticas nacionais da Educação Especial brasileira entre 1994 e 2023: diferentes propostas; desafios constantes. REVISTA VIDERE (ON LINE), v. 16, p. 144/35-165, 2024. LANDIM, C. C. C. L. ; MELO, C. H. V. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M.
CONCEPÇÕES DE MEMBROS DO NAPNE E DOCENTES DO IFMS. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 15, p. 1163-1181, 2024. DALMONECH, J. Z. ; REBELO, A. S.
Formação de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense: presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, v. 9, p. e19378-19, 2024. POLONI, LUIZ HENRIQUE ; NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS
A Autoeficácia Docente Perante as Práticas Inclusivas de Aprendizagem no Ensino Fundamental I. CADERNOS CAJUÍNA, v. 9, p. e249529, 2024. SECUNDINO, FRANCISCO KARYVALDO MAGALHÃES ; SANTOS, JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS ; LIMA, DIEGO WILSON NOBRE ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL .
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 15, p. 1195-1211, 2024. RAMALHO, SHIRLEY DE OLIVEIRA ; MARTINS, BARBARA AMARAL .
Adaptação e validade de conteúdo de instrumento para identificação de precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação na Educação InfantilAdaptation and content validity of instruments for precocity and giftedness identification in Early Childhood EducationAdaptación y validad del contenido de instrumento para identificación de la precocidad e indicadores de superdotación en la Educaci. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 18, p. e6270131, 2024. SOARES DE OLIVEIRA, MARIANA PATRICIA ; AMARAL MARTINS, BÁRBARA
EVOLUÇÃO DE MATRÍCULAS DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2009 A 2019. TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad, v. 11, p. 27-48, 2024. MARTINS, B. A.; MOURA, N. D. ; URQUIZA, J. M.
Escala de Identificação de Precocidade e Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, Versão Educação Infantil (EIPIAHS-EI). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 1-16, 2024. MARTINS, BÁRBARA AMARAL; OLIVEIRA, MARIANA PATRICIA SOARES DE
Documentação e cidadania dos imigrantes na região de fronteira Brasil (Corumbá/MS) x Bolívia (Puerto Quijarro) sob a ótica dos di-reitos humanos. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, p. e6883, 2024. GERMENDORFF, JOYCE SEHABER ; LIMA, Cláudia Araújo de .
Políticas voltadas para prevenção da tuberculose no ambiente escolar em Moçambique – África. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, p. e73644, 2024. BASSIANO, VICTOR ; BASSIANO, FÁTIMA DA DEOLINDA ; LIMA, CLAUDIA ARAÚJO DE ; SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI ; BALLESTERO, JAQUELINE GARCIA DE ALMEIDA ; LIMA, MÔNICA CRISTINA RIBEIRO ALEXANDRE D´AURIA DE ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; MITANO, FERNANDO .
Tuberculose, HIV/AIDS e (in) sucesso escolar: o desafio do promotor da saúde escolar em Moçambique/ África. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, p. e73618, 2024. BASSIANO, VICTOR ; BASSIANO, FÁTIMA DA DEOLINDA ; LIMA, CLAUDIA ARAÚJO DE ; SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI ; BALLESTERO, JAQUELINE GARCIA DE ALMEIDA ; LIMA, MÔNICA CRISTINA RIBEIRO ALEXANDRE D´AURIA DE ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; MITANO, FERNANDO .
A internacionalização da educação e a construção de sistemas de avaliação de classe mundial para a América Latina. Educação e Políticas em Debate, v. 13, p. 1-15, 2024. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, ISAURA MONICA SOUZA ; ZANARDINI, JOÃO BATISTA ; MARQUES, Hellen Jaqueline .
Avaliações Sistêmicas: recomendações dos organismos internacionais para os países latino-americanos. EDUCAR EM REVISTA, v. 40, p. 1-15, 2024. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS .
A construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares a partir de seu manual e diretrizes orientadoras: em busca da formação ético-moral perdida. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 25, p. e0216-29, 2024. GALVÃO, GIULIA PAGANI ; SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS
Vigotski em seu tempo e hoje: Na contracorrente da hegemonia. REVISTA PSICOPEDAGOGIA, v. 41, p. 115-123, 2024. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO? EXPERIÊNCIAS E CONTROVÉRSIAS. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 44, p. 134-140, 2024. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES; OLIVEIRA, REGINA TEREZA CESTARI DE
EDUCAÇÃO ESPECIAL: um campo de conhecimento em formação. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 15, p. 966-972, 2024 Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães.
Trajetória Ocupacional e Sofrimento Psíquico-Social de Migrantes Internacionais no Norte e Centro-Oeste do Brasil. TRABALHO (EN)CENA, v. 9, p. e024035, 2024. FIGUEIREDO, V. C. N.; SCHLINDWEIN, V. L. D. C. ; ARAUJO, K. S. S. ; SANTOS, V. E. G.
SOFRIMENTO INVISÍVEL: ANSIEDADE E ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM MIGRANTES INTERNACIONAIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA. PARA ONDE!? (UFRGS), v. 18, p. 1-17, 2024. ARAUJO, K. S. S. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN .
A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras. EDUCAR EM REVISTA, v. 40, p. 1-19, 2024. COUGO, ALEXANDRE COUGO DE; RODRIGUES, SÍLVIA ADRIANA ; SAMBUGARI, MÁRCIA REGINA DO NASCIMENTO
Movimentos de constituição desde a experiência no/do PIBID: caminhos da formação docente. INSTRUMENTO – REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v. 26, p. 1-20, 2024. COUGO DE COUGO, ALEXANDRE.
Saberes docentes de professores iniciantes graduados em Ciências Biológicas. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF), v. 9, p. e024010-18, 2024. LOPO, L. C. P. ; MANO, A. M. P.
O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura. Ens. Tecnol. R, v. 8, p. 30-40, 2024. Dall’Acqua, Paulo Eduardo ; MANO, A. M. P.
 Instalações dos Parques Infantis do município de Marília/SP (também disponível em inglês e em espanhol). REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 19, p. 1-21, 2024. CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; CELESTE FILHO, Macioniro
A docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Revista FormAção, v. 1, p. 142-161, 2024. ARRUDA, M. P. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes
Instituições do estado de São Paulo que formavam professores: enfoque para as bibliotecas (1943-1975). HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 11, p. 209-225, 2024. CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; RODRIGUES, F. P. ; SILVA, L. M. A.
ELEMENTOS FÍSICOS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978). REVISTA SIGNOS – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES, v. 45, p. 300-327, 2024 CONCEIÇÃO, Aline de Novaes.
Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. SÉRIE-ESTUDOS, v. 29, p. 277-295, 2024. DIAS, I. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes
Revisão bibliográfica sobre espaços e materiais para a Educação Infantil (2019-2023). REVISTA DO INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MARÍLIA, v. 10, p. 1-26, 2024. SERVELIN, J. M. S. B. ; OLIVEIRA, S. R. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes .
A contação de histórias para o desenvolvimento de uma Educação Integral dos educandos na Educação Infantil. REVISTA DO INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MARÍLIA, v. 10, p. e024005-1, 2024. STEFANNY PEREIRA DOS SANTOS, FLAVIA ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes
O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire. Docent Discunt, v. 5, p. e01660-15, 2024. DA SILVA TRENTIN, LUCAS HENRIQUE ; DE NOVAES CONCEIÇÃO, ALINE
Conceptions of Integral Education in contemporary Brazilian context. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, v. 9, p. e19326, 2024. MIGUEL, P. C. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes ; PEREIRA, A. A.
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SEM DEFICIÊNCIA SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 11, p. e0240003, 2024. CONCEIÇÃO, Aline de Novaes.
Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PROFESSARE (ONLINE), v. 13, p. 1, 2024. BUCH, C. A. A. ; BLASZKO, C. E. ; UJIIE, N. T.
Novo Ensino Médio levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-18, 2024. PASQUAL, F. M. ; UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E.
O empoderamento espacial dos jovens da periferia ao direito do lazer na cidade: capital espacial, escalas, territorialidades e visibilidades na noite. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, p. 8211-8233, 2024. 
RAMOS, ÉLVIS CHRISTIAN MADUREIRA.
The contribution of Pierre Bourdieu?s thought to the socio-spatial perspective in geography: space, spatial practices, and spatial capital. GEOUSP: espaço e tempo, v. 2, p. 1-19, 2024 RAMOS, E. C. M..
The Genesis of Aesthetic Sensitivity in Carolina de Jesus: Challenges for Educators. STUDIES IN PHILOSOPHY AND EDUCATION, v. 43, p. 289-304, 2024. DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS ; SANTANA VIRUEZ, TATIANA CRISTINA .
Práticas pedagógicas para a criatividade e inovação no ensino de Matemática. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 19, p. 1-13, 2024 TAVANO, P. T. ; SAMBUGARI, M. R. N.
 A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as): o PNAIC em destaque. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 26, p. 1-19, 2024. SILVA, L. C. N. ; SAMBUGARI, M. R. N. ; RODRIGUES, S. A.
O CURSO DE PEDAGOGIA NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: A EDUCAÇÃO SOCIAL EM QUESTÃO. ARACÊ – DIREITOS HUMANOS EM REVISTA, v. 6, p. 1118-1134, 2024. SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento; TAVANO, PATRICIA TEIXEIRA ; GARCIA, EDELIR SALOMÃO
A alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas da Fronteira Brasil/Bolívia: possibilidades e desafios. Revista Tempo do Mundo, v. 35, p. 239-265, 2024. Claros, Kamille Frias ; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento
 Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19: reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-16, 2024. LUCIO, E. O. ; SOUZA, R. A. M. ; SAMBUGARI, M. R. N.
Docência, história e questões de gênero. REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO, v. 9, p. 1-12, 2024. LOPES, L. F. M. ; NOGUEIRA, I. S. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Tive medo, mas com o tempo fui driblando os obstáculos?: narrativa e constituição identitária docente. Educação e Cultura Contemporânea, v. 21, p. 1-23, 2024.
3.
RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque ; SOUZA, L. A. .
ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 28, p. 1-26, 2024. MANHOLER, E. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana .
A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as): o PNAIC em destaque. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v. 26, p. 1-19, 2024. SILVA, L. C. N. ; SAMBUGARI, M. R. do N. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Reflexões sobre a intrincada relação entre Direitos Humanos e infância: reticências e pontos finais do discurso jurídico. Colloquium Humanarum, v. 21, p. 1-18, 2024. RODRIGUES, Sílvia Adriana; SANTANA, E. C. A. ; SILVA, A. J.
O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). revista devir, v. 8, p. 1-21, 2024. RÜCKERT, F. Q.; CASTRO, F. D. M. T. ; OLIVEIRA, G. F. .
Saneamento básico e modernização dos espaços urbanos: um estudo sobre o processo de implementação do Plano Nacional de Saneamento (Planasa) no estado de Mato Grosso (1971-1991). Geosul, v. 39, p. 14-39, 2024. RÜCKERT, F. Q.; FREITAS, E. P. 
A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio: possibilidades e desafios. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-22, 2024. RÜCKERT, F. Q..
Maternidade de filho com deficiência e mercado de trabalho: vozes de mães que vivenciam essa complexa realidade. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 11, p. 44-63, 2024. OLIVEIRA, A. M. S. S. V. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Crianças com Síndrome de Down na educação infantil: perspectiva das professoras. REVISTA FACISA ON-LINE, v. 12, p. 1-13, 2024. CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Desconstruindo a heteronormatividade na literatura infantil: o impacto das narrativas nas relações humanas e na visão de mundo. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, p. 1-10, 2024 SANTOS, T. M. R. ; CONDE, M. V. ; GONÇALVES, Josiane Peres .
 Considerações acerca do trabalho docente e questões de gênero no contexto da pandemia da Covid-19. FUCAMP Cadernos, v. 26, p. 1-12, 2024. BARBOSA, L. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres 
O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas. BABEL, v. 13, p. e17327, 2024. FERNANDEZ, L. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres 
Educação escolar, violências e homofobia: enfrentamento contra o preconceito e a discriminação. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 13, p. 151-172, 2024. BORGES, B. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres 
Pressupostos marxistas para um olhar na fronteira Brasil-Bolívia: as relações de trabalho da mulher boliviana. Revista GeoPantanal (UFMS), v. 18, p. 283-298, 2024. SANTOS, T. M. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Educação sexual: como a sociedade percebe a abordagem dessa temática nas escolas. CADERNOS CAJUÍNA, v. 9, p. 1-21, 2024. CARVALHO, J. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
 Um binômio e uma dicotomia: a narrativa de um professor homem de educação física na educação infantil. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1117-1143, 2024. SANTOS, J. C. F. ; BARD, R. Q. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Teoria das Representações Sociais e a docência masculina com criança pequena na comunidade paraguaia. INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 12, p. 142-155, 2024. SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A participação feminina discente nos cursos de bacharelado e de licenciatura em Química da UFMS. DYNAMIS (FURB. ONLINE), v. 30, p. 1-15, 2024. FILGUEIRA, J. C. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres 
Alunas e alunos cotistas do ensino médio do Instituto Federal: significações no processo de escolha profissional. Educação,Cultura e Sociedade, v. 14, p. 120-131, 2024. LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Machismo, violência doméstica e influência das mídias na cultura brasileira. Trajetórias Humanas Transcontinentais – TraHs, v. Espec., p. 35-49, 2024. GIANVECCHIO, L. A. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres .
Educação escolar no Paraguai: análise da atuação de professores homens com pessoas com deficiência. Barbarói (USCS), v. 1, p. 167-187, 2024. PESSOA, M. K. ; GONÇALVES, Josiane Peres 
 Atuação de docentes do gênero masculino na educação infantil: dificuldades, preconceitos e superação. REVISTA MULTITEXTO, v. 11, p. 16-23, 2024. EGYDIO, A. B. O. ; DUARTE, L. F. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres
PIERRE BOURDIEU E A QUESTÃO DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA A DOMINAÇÃO MASCULINA. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1246-1263, 2024. LIMA, V. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; OLIVEIRA, E. F. ; OLIVEIRA, G. L.
O carnaval e a produção de masculinidades: aspectos currículo-pedagógicos das baterias de escolas de samba na fronteira Brasil-Bolívia. REVISTA COCAR (UEPA), v. 21, p. 1-20, 2024. HELENA, R. M. ; DUQUE, T. 
Uma drag queen na sala de aula: desterritorialização de gênero em tempos de pânico moral.. Revista Espaço do Currículo, v. 17, p. 1-27, 2024. ACOSTA, T. ; DUQUE, T.
Aplicativos de relacionamento como artefatos culturais tecnológicos: masculinidades, currículo e pedagogia em tempos de capitalismo afetivo. CAMPOS – REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 25, p. 51, 2024. VASCONCELOS, M. F. F. V. ; DUQUE, T.
Carnaval and Femininities: Curriculum-Pedagogical Aspects on the Brazil-Bolivia Border. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 49, p. 1-21, 2024. HELENA, R. M. ; DUQUE, T. 
O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO, v. 17, p. 176-195, 2024. FERREIRA, I. F.; FREITAS, N. A.
O tempo livre e o tempo stand-by: um ensaio sobre a saúde mental de professores. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 11, p. 8-35, 2024. FERREIRA, ISABELLA FERNANDA.


2023

Título  Autor
 Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19. OLIVEIRA, H. S. ; NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S.
Aprendizagem ao longo da vida e suas nuances: fundamentos e Decreto n. 10.502/2020. LANDIM, C. C. C. L. ; REBELO, A. S.
Política e gestão da Educação Especial: análise de teses e dissertações de Programas de Pós-graduação em Educação sul-mato-grossenses. NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. ; STREIT, L. F.
O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?. REBELO, A. S.; PLETSCH, M. D.
ENTREVISTA COM A PROFESSORA MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. KASSAR, M. C. M. ; LOCKMANN, K. ; REBELO, A. S
A Implementação e Funcionalidade dos Napnes na Rede Federal de Ensino. DALMONECH, J. Z. ; DALMONECH, H. A. G. ; REIS, L. S. ; REBELO, A. S.
I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; MAGALHÃES, JUSTINO
Poor, underprivileged and delinquent minors in Brazil during the transition from Empire to Republic: a historiographical balance. RÜCKERT, F. Q.; CARDOSO, J. C. S.
Palestras de Higiene na Rádio Tupi: Convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945). RÜCKERT, F. Q.; SILVA, J. A. C.
As pesquisas sobre tradutores e intérpretes de Libras: O perfil dos autores e os temas recorrentes. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; JUCILENE AZEVEDO FONTELES 
EDUCAÇÃO SOCIAL E A ?CAÇA? AOS CORPOS DAS ?BRUXAS? NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM DIÁLOGO FILOSÓFICO CRÍTICO ENTRE ADORNO E FOUCAULT. FERREIRA, I. F.; SANTOS. R., B., M., dos 
NEXOS INTERDISCIPLINARES ENTRE TEORIA CRÍTICA E GÊNERO: ASPECTOS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS E EDUCACIONAIS. FERREIRA, I. F.; ANTUNES, D. C. ; PISANI, M. M. ; RIPA, ROSELAINE
Educação escolar do Paraguai: perspectiva de pessoas brasileiras que estudaram em escolas paraguaias. YAMANAKA, J. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Relações de gênero e gravidez na adolescência: vozes de mães e pais adolescentes de escolas públicas. LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES
Gordofobia e Questões de Gênero na Perspectiva de Estudantes Pré-Adolescentes. SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A MULHER DETENTORA DE DIREITOS HUMANOS NO MUNDO DO TRABALHO. GIANVECCHIO, L. A. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Estado do conhecimento acerca da atuação de professores homens na educação infantil: análise de dissertações e teses entre os anos de 2000 e 2019. ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
 Educação escolar do Paraguai. LOPES, B. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia: Por que eles desistem? GONÇALVES, JOSIANE PERES; BENITEZ
Educação das relações étnico-raciais em tempos pandêmicos: uma experiência de trabalho remoto no ensino superior. HELENA, R. M. ; DUQUE, T.
Espaços da diferença nas escolas no Pantanal: (in)visibilidade e reconhecimento de jovens trans. FERNANDES, S. F. ; DUQUE, T.


2022

Título  Autor
A internacionalização na avaliação da pós-graduação no Brasil: O papel da área de educação. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, I. M. S. ; HOTZ, C.
Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil. REBELO, A. S.; SILVA, A. M.
Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018) PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S.
O Programa Bolsa Família e a condicionalidade educacional: uma análise do desempenho escolar de estudantes em situação de pobreza. MARTINS, B. A.; RÜCKERT, F. Q.
Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. MARTINS, BÁRBARA AMARAL; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL
Educating for emancipation: an analysis of the concept of awareness and educational practice in Paulo Freire’s theory. NASCIMENTO, I. R. V. ; LIMA,C.A. ; RUCKERT, F.Q.
DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO ? MS. CARNEIRO, D.S.G. ; LIMA,C.A.
História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciatura DIALLO, CINTIA SANTOS ; LIMA, Cláudia Araújo de
Estratégias práticas para o enfrentamento à violência contra a mulher: uma análise sobre a implementação do ODS 05 ? igualdade de gênero no Município de Corumbá-MS. LIMA, W. A. ; LIMA,C.A.
Debates para uma (des)construção da política de educação especial no Brasil. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães.
Aprendizaje cooperativo con teléfonos móviles en un contexto de vulnerabilidad: resultados en la convivencia. GÓMEZ HERNÁNDEZ, PATRICIA ; MONGE LÓPEZ, CARLOS ; DEL CASTILLO FERNÁNDEZ, HÉCTOR ; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS TURMAS MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS DO PANTANAL(BRASIL). NOZU, W. C. S. ; KASSAR, M. C. M.
Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. MORAES, THAIS PALMEIRA ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães ; MAGALHÃES, JUSTINO PEREIRA DE
Internacional panorama of Blended Learnig in Science Education: a sistematic review. BOTELHO, T. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA
Reflexões sobre educação ambiental e ecologia social no Brasil a partir de um estudo de estado da arte (2011-2020). COSTA, ADLER SANTOS GARCIA ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA ; COUGO, ALEXANDRE COUGO DE ; ZANATA, LUCÍ HELENA
O Ensino Híbrido nas Formas de Ensinar e Aprender Ciências: Uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações Brasileiras Voltadas Para Educação Básica. BOTELHO, T. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA
A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; CARVALHO, NATHÁLIA GABRIELA DE SOUZA ; ORIANI, ANGÉLICA PALL
MÚSICA, JOGO E CRIAÇÃO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. ANDRADE, E. N. F.; JEAMANORDES, D. R. M.
O que é específico na educação da primeiríssima infância?. RODRIGUES, S. A. ; SOUZA, D. B. ; ANDRADE, E.N.F
O DISCURSO DE JOAN MIRÓ SOBRE A CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ANDRADE, E. N. F.; COFFACCI, E. C.
A alfabetização na BNCC: lacunas e desafios. SOUZA, M. C. G. ; SAMBUGARI, M. R. N.
O exercício docente na visão de futuros professores: um olhar a partir de situações internalizadas na Igreja. SAMBUGARI, M. R. N..
Reflexões em torno de um percurrso formativo no Curso de Magistério de Sapiranga, RS (1960-1970) SOUZA, J. E. ; RÜCKERT, F. Q.
A história da remoção das matérias fecais e águas servidas em cubos, na cidade de Pelotas, RS (1875-1925). RÜCKERT, F. Q.; SILVA, J. F.
Educating for emancipation: an analysis of the concept of awareness and educational practice in Paulo Freire’s theory. NASCIMENTO, I. R. V. ; LIMA, C. A. ; RÜCKERT, F. Q.
A conquista da água na região sul de Mato Grosso na primeira metade do século XX. RÜCKERT, F. Q.
Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul. MASTROROCCO, A. F. ; FERREIRA, I. F.
A (in)visibilidade da sexualidade da pessoa surda associada a deficiência intelectual um estudo de caso na APAE. RIZZO, J. G. S. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES
Professor e gay: relações da presença homossexual no espaço escolar. GONCALVES, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
As múltiplas jornadas de mulheres universitárias uma análise a partir das implicações da educação feminina. BARBOZA, J. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Relação de estudantes universitárias casadas com seus esposos e implicações acadêmicas. SANTOS, C. A. T. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Os meios de comunicações têm uma grande força em cima das crianças: mídia, consumo infantil e impactos na vida familiar. SILVA, M. F. M. ; CARVALHO, C. R. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES
Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente. MACHADO, A. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres
 Apontamentos iniciais acerca da presença de profissionais homens na educação infantil no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
 Relações de gênero e educação: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero? GONÇALVES, Josiane Peres; ROCHA, L. O.
Gordofobia, bullying e violência na escola: um estudo em representações sociais com pré-adolescentes. SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O ?feminejo? e o (des)empoderamento feminino na música sertaneja. FERREIRA, M. C. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES
Gênero, Sexualidade e Surdez em Pesquisas: Definições e Características. RIZZO, JAKELLINNY GONÇALVES DE SOUZA ; GONÇALVES, JOSIANE PERES
Oh, aqui também a gente está chegando! – Professoras negras e representatividade racial na universidade. LOPES, B. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Sexualidade e surdez: um diálogo a partir de Michel Foucault. RIZZO, J. G. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Homens responsáveis por crianças em âmbito familiar: heroísmo ou responsabilidade?. SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A quem serve a educação ?para todos??. BORGES, D. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A epistemologia do segundo armário: canais de gays HIV+ no YouTube como artefatos pedagógicos. DUQUE, T.; SEFFNER, F.
Pandemia e pandemônio no Brasil contemporâneo: reflexões sobre a produção das diferenças. OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T
Cruzando tempo(s) e produzindo memórias do ativismo HIV/Aids no Brasil: Entrevista com o antropólogo Flávio Braune Wiik. WIIK, F. ; OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T.
EU SOU BUGRE’. DUQUE, Tiago.
Um pouco além do cistema: reflexões queer a partir do Pantanal de MS. DUQUE, Tiago.
Experiências de ?camuflagem? de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiro.  LINO, A. C. L. ; DUQUE, T.


2021

Título  Autor
IMPLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA DEFINIÇÃO DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SILVA, CRISTIELLY CAMPOS
Maestros, tecnologías digitales e inclusión escolar: retos de la política de educación especial en un municipio brasileño FERREIRA, F. S. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M.
Teachers, digital technologies and school inclusion: challenges of special educational policy in a Brazilian region. FERREIRA, F. S. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M.
IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) SOBRE O TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA. FABIANE DA SILVA FERREIRA ; ANDRESSA SANTOS REBELO .
O atendimento educacional especializado na pandemia de covid-19: práticas dos professores das salas de recursos multifuncionais. LIMA, L. B. V. ; SILVA, A. M. ; REBELO, A. S.
Formação de professores para a inclusão nas Escolas das Águas do Pantanal Corumbaense. REBELO, A. S.; NOZU, W. C. S. ; HILBIG, M. C. V.
Professores, tecnologias digitais e inclusão escolar: desafios da política de educação especial em um município brasileiro. FERREIRA, FABIANE DA SILVA ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES
 Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores? SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J. ; MOURA, M. A. D.
CONCEPÇÕES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES COM BASE NA DISCURSIVIDADE DOCENTE. URQUIZA, J. M. ; MARTINS, B. A.
O que pensam as mães de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família? A escolarização em perspectiva. RÜCKERT, F. Q. ; MARTINS, B. A.
Violência Escolar no município de Ladário – MS: um relato sobre formação para criação de observatório. FERREIRA, ISABELLA FERNANDA ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; ARAÚJO DE LIMA, CLÁUDIA
 Sources of Teacher Self-Efficacy in Teacher Education for Inclusive Practices. MARTINS, B. A.; CHACON
Diretrizes legais para o atendimento do estudante com altas habilidades/superdotação. RONDINI, C. A. ; MARTINS, B. A. ; MEDEIROS, T. P. T. de
A DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TDAH: UMA REVISÃO DA LITERATURA. OGEDA, C. M. M. ; PEDRO, K. M. ; MARTINS, B. A.
MARCO TEMPORAL DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E OS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS. MATIAS, FÉLIX ; LIMA, CLÁUDIA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE. MATIAS, FELIX ; LIMA, Cláudia Araújo de
Educação em contexto de pandemia: breves reflexões. PESTANA, M. M. C. ; KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES
As fases da Lua, os eclipses e as relações espaciais: um estudo piagetiano. MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; SARAVALI, ELIANE GIACHETTO
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS DE CURSO DE LICENCIATURAS: UMA PESQUISA SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO. SOUZA, A. C. ; MANO, A. M. P.
A EDUCAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PESQUISAS: DEFINIÇÕES, INDEFINIÇÕES E PERSPECTIVAS. MANO, A. M. P.; RIZZO, D. T. S.
O Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no entretempo 2018 a 2020. SILVA, E. B. P. ; SILVA, E. D. ; SAMBUGARI, M. R. N.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa desenvolvido na rede municipal de ensino de Corumbá-MS (2013 -2018): avanços e desafios. RIBEIRO, F. M. ; SAMBUGARI, M. R. N.
Memórias da construção de um eu professora. RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque 
Narrativas sobre os caminhos da profissionalidade docente: a história e os olhares de Ângela. RODRIGUES, Sílvia Adriana; ZECHI, J. A. M. ; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque 
Epidemias de Febre Amarela no Rio de Janeiro e na Buenos Aires do século XIX. RÜCKERT, F. Q
O estado sanitário no Mato Grosso Imperial: uma leitura a partir dos Relatórios dos Presidentes da Província (1840-1889). RÜCKERT, F. Q.; MOTTA, J. A.
Higiene Pública e normatização social na Corumbá Imperial. RÜCKERT, F. Q.; SENA, D. M.
Dimensões da identidade docente em arte: considerações teórico-críticas sobre a formação inicial no MS. MASTROROCCO, A. F. ; FERREIRA, I. F.
Família monoparental feminina em âmbito educacional: perspectiva das famílias e da escola. SANTOS ; GONÇALVES, Josiane Peres
Educação, escola e sociedade: a relação da escola com as famílias homoparentais. GONÇALVES, Josiane Peres; FARIAS, L. X. G.
Educação e cultura popular: representações de gênero na música sertaneja. FERREIRA, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Influências familiares e socioeconômicas: vivências de alunos da educação de jovens e adultos. REZENDE, J. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
GORDOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR. SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES
Gravidez na Adolescência e Conciliação da Maternidade com a Vida Escolar. GONÇALVES, JOSIANE PERES.
História e Memória. ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL GONCALVES, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Os pressupostos das Ciências Sociais tidos como referência para os estudos da teoria das Representações Sociais na área da Educação. SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Os estudos das Representações Sociais sobre a velhice em contextos educacionais. SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Professores e professoras deveriam ser mais respeitados dentro e fora da escola-: Representações sociais de crianças acerca da docência masculina. OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Pere
Gênero discursivo funk x estímulo sexual na infância: diferenças entre os gêneros feminino e masculino. FERREIRA, M. C. ; SILVA, D. A. ; MATTOS, R. S. ; SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Docência, gênero e infância: opiniões da comunidade escolar sobre o trabalho de homens no magistério. GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M.
 Relações entre Gordofobia e Teoria Histórico-Cultural: Interfaces com a Educação. SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Trabalhadoras do sexo ?universitárias? em Campo Grande (MS): ambiente online, marcadores sociais da diferença e performatividade. SOUZA, C. C. ; DUQUE, T.
Gênero e sexualidade no espaço escolar: experiências das/os professoras/es nas escolas de Mato Grosso do Sul. ANTUNES, F. P. ; DUQUE, T
Máscaras sanitárias para crianças: governamento das infâncias e governamentalidade democrática na gestão dos corpos em tempos da covid-19. ACOSTA, T. ; DUQUE, T.
?Um bicho de sete cabeças?: hiv-aids e homens jovens que fazem sexo com homens em Campo Grande (MS). DUQUE, Tiago.
 Gênero e educação da prisão: a pedagogia cultural do Sistema Penitenciário Federal.  BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T. ; PENTEADO JUNIOR, A. T.
Estudos culturais e educação: processo ensino-aprendizagem em Mato Grosso do Sul na pandemia da covid-19.  ROSA, M. V. ; DUQUE, T




2020

Título  Autor
Prioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SANTOS, RENNAN ANDRADE DOS ; MORAIS, NICOLE DE ; SILVA, CRISTIELLY CAMPOS DA ; FRANCISCO, JONAS ANTÓNIO
Produção acadêmica sobre surdez e Libras em banco de dados bibliográfico: uma revisão de literatura. GIL, J. C. S. ; SOARES, L. L. S. ; REBELO, A. S.
Desafios da gestão nas escolas das águas. NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES
Formação continuada para a educação de surdos em um município de Mato Grosso do Sul. CARDOSO, FERNANDA CÂMARA; REBELO, ANDRESSA
Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência – CREIA. REBELO, A. S.; COSTA, C. A. S. GARCIA, E. S. ; LEITE, J. S. ; KASSAR, M. C. M.
Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas: Validação da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale. MARTINS, B. A.; CHACON
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO. MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S.
The absence of literature in the National Curricular Common Base for high school. FONTES, NATHALIA SOARES ; SANTOS, FABIANO ANTONIO
As estratégias do -Movimento Pela Base- na construção da BNCC: consenso e privatização. FERREIRA, FABÍOLA DA SILVA ; SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS
Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, JOÃO BATISTA ; MARQUES, Hellen Jaqueline
Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
A formação de professores e os saberes disciplinares de professores de ciências. PEREIRA, A. M
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão. ZAIM DE MELO, R. ; RIZZO, D. T. S
Jogos e/na iniciação esportiva. RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; ZAIM-DE-MELO, ROGERIO ; TAQUES, MARCELO JOSÉ
Produção cientí­fica sobre atividades circenses no centro-oeste do Brasil no perí­odo 2015-2020. CONCEIÇÃO JUNIOR, ELIAS JOSÉ MENDES ; GODOY, LUIS BRUNO ; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza ; ZAIM-DE-MELO, ROGÉRIO
Conhecimento do professor de educação física sobre primeiros socorros no ambiente escolar. SOUSA, A. P. M. ; RIZZO, D. T. S. ; DOMINGOS, G. S. B
Sportive pedagogy and pole dance education in school: an action research on impacts in the lessons of physical education. RIZZO, D. T. S.; GOLIN, C. H. ; SOUSA, A. P. M. ; ARANHA, A. C. M
Ressignificação das lutas na concepção de estudantes do ensino médio. SILVA, F. E. L. ; MARIANO, E. R. ; OLIVEIRA FILHO, S. ; RIZZO, D. T. S.
Experiência estética e expressividade na creche. ANDRADE, E.N.F.; SANTANA, K. P.
Navegando no Rio dos sonhos: quando o barco vira um circo. ZAIM-DE-MELO, R. ; TIAEN, M. S. ; GODOY, L. B. ; COSTA, A. C. P. ; SAMBUGARI, M. R. N.
Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma ‘escola das águas’. ZAIM-DE-MELO, R. ; DUARTE, R. M. ; SAMBUGARI, M. R. N. 
O brincar sob o olhar de professoras da pré-escola. PANA, K. S. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
 ‘Lembro até hoje…’ Reflexões sobre motivações para o ingresso e exercício na/da docência. RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; SOUZA, L. A.
Notas sobre a trajetória histórica do trabalho infantil indígena na Bolívia. MOREIRA, N. C. ; RÜCKERT, F. Q.
Educação informal e protagonismo indígena na América Latina: uma breve revisão bibliográfica. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MOREIRA, NATHALIA CLARO 
A ve(o)z do povo surdo: do Historicismo à História Cultural. LIMA, C. R. O. ; RÜCKERT, F. Q.
Theoretical-critical dialogues on authoritary membership and evaluation at PNAIC. OLARTE, CRISLEY MONTEIRO ; FERREIRA, ISABELLA FERNANDA
Sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias: algumas considerações teórico-críticas. FERREIRA, ISABELLA FERNANDA
A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista. MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M
Políticas educacionais e gênero: desafios e polêmicas atuais. NICOLETE, JAMILLY NICÁCIO ; FERRO, ELAINE GOMES ; MARIANO, JORGE LUÍS MAZZEO
Atuação docente masculina com crianças pré-escolares em Salto Del Guairá – PY. PERES GONÇALVES, JOSIANE; CARVALHO, P. S
Configurações Familiares e Educação: Vivências e Representações da Comunidade Escolar. GONÇALVES, Josiane Peres; REZENDE, J. M
Diversidade em Contexto Educativo: Práticas Desenvolvidas por uma Escola Pública Sul-Mato-Grossense. GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, M. C.
 Invisibilidade e Silenciamentos? Reflexões acerca da Homossexualidade em Âmbito Escolar. GONÇALVES, Josiane Peres; GONCALVES, M. C.
ENTRE BOATOS E VERDADES: A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS ADOTADAS POR CASAIS HOMOSSEXUAIS. GONÇALVES, Josiane Peres; COUTO, F. O. ; AZEVEDO, F.
 “Eu me sentia frustrada por não ter o ensino superior”: mulheres de meia idade x entrada tardia na universidade. DIAS, E. F. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
“Eu sou professor por decisão, porque eu gosto, porque é minha vida!” Paixão, identidade e formação na docência masculina. GONÇALVES, Josiane Peres
Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. GONÇALVES, Josiane Peres; BARBOSA, M. M. F
 “Alguém a fim?”: an Online Ethnography in ChatRooms in the Brazil-Bolivia Border. SOUZA, C. C. ; DUQUE, T
 “Gosta de flor?”: o agir e o sentir a partir de uma oficina sobre corpo, gênero e sexualidade com professoras/es em tempos de cruzada moral. DUQUE, T.; SOLON, S
 ‘Cancelando’ o Cuier. PELUCIO, L. ; DUQUE, T
Alguém afim?’: Uma etnografia-online em salas de bate papo na fronteira Brasil-Bolívia’. SOUZA, C. C. ; DUQUE, T
Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul. DUQUE, T.; OLIVEIRA, E. A. ; BECKER, S
 “Óh, ela é formada em Física”: um estudo sobre educação e gênero na região de Corumbá/MS. NARIMATSU, G. D. M. ; DUQUE, T


2019

Título  Autor
Educação Especial como política pública: Um projeto do regime militar? KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; JANNUZZI, G. S. M.
Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; OLIVEIRA, R. T. C.
Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá/MS: análise dos indicadores educacionais. CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S.
Altas habilidades/Superdotação:a criatividade como um de seus traços dominantes. OLIVEIRA, M. P. S. ; MARTINS, B. A.
O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). MARTINS, BÁRBARA AMARAL; RÜCKERT, F. Q
Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. MARTINS, B. A.; CHACON
Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile. SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; PETOUR, MARÍA TERESA FLÓREZ
Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. SILVA FILHO, DANIEL MENDES DA; MAGALHÃES KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO
Abstração Reflexionante em estudantes:implicações pedagógicas e psicopedagógicas. Saravali, E. G. ; MANO, A. M. P. ; Guimarães, T. ; ORIANI, A. P. ; ROTOLI, L. U. M.
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano. MANO, A. M. P.; Saravali, E. G.
Sophistry in Vygotsky: Contributions to the Rhetorical and Poetic Pedagogy. ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES DE; CUNHA, MARCUS VINICIUS DA
Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar. TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N.
Acesso e permanência ao ensino superior das camadas populares na visão de futuros professores. BORGES, D. S. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. 
Sobre as práticas pedagógicas na/da creche: perspectivas das profissionais do município de Corumbá/MS. SILVA, I. L. A. ; ALMEIDA, V. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; RÜCKERT, FABIANO QUADROS
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica. CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F
O teatro administrado na sociedade unidimensional. CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F
ENTRE AS REPRESENTAÇÕES E A REALIDADE: AS NORMALISTAS DO EXTREMO OESTE PAULISTA (1947-1975). MARIANO, J. L. M.; GEBRAN, R. A
Discursos das Práticas de Educadoras Escolares Sobre Sexualidade e Relações de Gênero. MARQUES, T. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Princesas Disney e Cinema: Representações do Gênero Feminino. FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O Lugar da Mulher na Ciência: algumas considerações. GALVAO, N. A. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A Subalternidade nas Relações de Gênero: Apontamentos a partir da Perspectiva Pós-Estruturalista. LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; DUQUE, T.
DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!- CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA. GONÇALVES, Josiane Peres; SOARES, P. K
Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. GONÇALVES, Josiane Peres; NUNES, I. M. S.
Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. FARIA, A. H. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Manifesto dos Pioneiros e Perspectiva de Gênero: Noemy, Cecilia e Armanda, as Mulheres que Impactaram a Educação na Década de 1930. CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher. DUQUE, Tiago
A travesti, a onça pintada e a sucuri: reflexões sobre regime de visibilidade no Pantanal-MS. DUQUE, Tiago
Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre? Funk, (re)conhecimento e direitos LGBT em tempos de pânico moral. DUQUE, Tiago
 “Eu Gosto mesmo é das bixas”: reflexões sobre identidade ao som de Linn da Quebrada. SANTOS, A. D. ; DUQUE, T
 Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia. BANDUCCI JUNIOR, A. ; PASSAMANI, G. R. ; DUQUE, T
 ‘Olha o que a senhora fez por mim’: remição de pena pelo estudo em contextos sulmatogrossenses. BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T


2018

Título  Autor
Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M.
Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI. KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL. KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; RONDON, MARCELO MESSIAS ; ROCHA FILHO, JOSÉ FONSECA
Grupo de pesquisa Políticas públicas de educação e educação especial REBELO, A. S.
Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M.
ESTUDO COMPARATIVO LUSO-BRASILEIRO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO COM ENFOQUE NOS CONTEÚDOS CURRICULARES. MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S.
Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. MARTINS, B. A; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL
Formação em Altas Habilidades/Superdotação e sua Influência sobre a Autoeficácia de Professores. MARTINS, B. A; CHACON
Programa de Atenção a Alunos Precoce s com Comportamento de Superdotação: Identificação, Avaliação e Enriquecimento Extracurricular e Familiar. CHACON ; MARTINS, B. A.
 Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo.
Educação emancipatória na perspectiva de Paulo Freire. BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA. MARINS, G. A. M. B. ; SANTOS, F. A.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO ATIVO. SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J.
Centralidade do professor nas políticas educacionais. VIANA, J. S. S. ; SANTOS, F. A.
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano. Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães.
Acesso ao trabalho às pessoas com deficiência: notas sobre o ingresso à carreira do funcionalismo federal. SOUZA, M. P. ; FRANÇOZO, R. V. ; KASSAR, M.C.M.
Trabalho e sofrimento: desafios da saúde mental de profissionais da assistência social. SILVA, J. B. ; VASCONCELLOS, P. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN
Identidade profissional docente: concepções de futuros professores. PAGANINI-DA-SILVA, E. ; MANO, A. M. P
Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre o conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. MANO, A. M. P.; Saravali, E. G.
Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017). RODRIGUES, S. A. ; SAMBUGARI, M. R. N.
A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. SAMBUGARI, M. R. N.
A formação continuada sob o olhar dos professores de Língua Portuguesa: Limites e perspectivas. AMORIM, J. C. T. G. B. ; SAMBUGARI, M. R. N.
O que as profissionais que atuam na Educação Infantil pensam sobre a creche : o caso do Município de Corumbá-MS. OLIVEIRA, I. A. ; RIBEIRO, M. F. ; SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Impressões e experiências sobre o exercício da docência na Educação Infantil. RODRIGUES, Sílvia Adriana
Produções científicas sobre afetividade na relação adulto-criança no espaço da Educação Infantil. SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Sobre o exercício da profissão docente: motivações iniciais e as interferências da formação inicial. RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; FAGUNDES, S. B.
A febre tifoide no Rio Grande do Sul da Primeira República: uma doença com história. RUCKERT, FABIANO QUADROS; BAPTISTA SCHWARTSMANN, LEONOR
EL DERROCHE DEL AGUA EN LA ARGENTINA: EL REGISTRO DEL PROBLEMA EN LOS EDITORIALES DEL ‘BOLETIN DE OBRAS SANITARIAS DE LA NACIÓN’ (1937- 1955). RÜCKERT, F. Q.; MOMCE, Adilson Prizmic
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CPAN: UMA EXPERIÊNCIA INACABADA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO. RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, O. N. ; PAIVA, T. F. V.
‘QUEREMOS ESPAÇO VERDE’: O PARQUE MUNICIPAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER COMO PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS, BRASIL). RÜCKERT, F. Q; PEREIRA, E. M
Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). RÜCKERT, F. Q
Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). RÜCKERT, F. Q
O poder público e as Companhias de abastecimento de água na Província do Rio Grande do Sul, Brasil (1822-1889). RÜCKERT, F. Q
O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental. MONTEIRO, CRISLEY ; FERREIRA, ISABELLA
TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960). MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M
Homens Casados que Resolvem “Sair Do Armário”: Conflitos Vivenciados por Homossexuais das Classes Sociais Baixa, Média e Alta. MACHADO, R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU ‘VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA’. OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Violência Doméstica em Região de Fronteira: Perfil das Mulheres Atendidas pela Defensoria Pública de Corumbá/MS. AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Relações Integeracionais Entre Estudantes Universitários. YAMANAKA, M. A. C. ; COSTA, M. C. R. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
História da Sexualidade Feminina no Brasil: Entre Tabus, Mitos e Verdades. OLIVEIRA, E. L. ; MESQUITA, J. O. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Mudanças nas representações femininas fílmicas do estúdio Walt Disney do século XX: a princesa clássica Branca de Neve (1937) e a revolucionária Mulan (1998). FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Rompendo as Cercas da Ignorância: a Pedagogia do Movimento sem Terra, como uma Educação para a Transformação Social. CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Pessoas com surdez e suas relações com a sexualidade: silenciamentos e descobertas. DREYER, L. R. O. ; MATEUS, M. A. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
O Princípio da Educação Especial em Naviraí/MS: Professoras que Contam a História. GONÇALVES, Josiane Peres; BEZERRA, G. F. ; NOVAIS, R. S.
Professores Homens Desempenham as Mesmas Funções que as Professoras na Educação Infantil? Olhares dos Gestores Escolares. GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. ; CAPRISTO, Z. R. N.
DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; FLANDOLI, B. R. G. X.
Diversidade Cultural e Relações de Gênero em Uma Escola Indígena Sul-Mato-Grossense. GONÇALVES, JOSIANE PERES; OLIVEIRA, E. L
A mulher e a educação escolar: um recorte da EJA na atualidade. PALACIOS, K. C. M. ; REIS, M. G. F. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres
As Representações Sociais como Referência Metodológica para as Pesquisas Qualitativas em Educação no Quadriênio 2014-2018. SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS). DUQUE, Tiago
Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, Brasil. MOTA, M. P. ; DUQUE, T.
Gênero, sexualidade e artefato cultural na prisão: um relato de experiência sobre o Projeto ALMA em Corumbá (MS). SILVEIRA, B. F. S. ; DUQUE, T.
 


2017

Título  Autor
Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. INCLUSÃO SOCIAL REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M.
A educação especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado. REBELO, A. S.
Escolarização de alunos com altas habilidades/ superdotação: reflexões sobre métodos de ensino alternativos. MARTINS, B. A.; CHACON
Musicalização na Educação Infantil: o ‘Choro’ como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. SANTOS, A. S. ; TLAES, J. ; LIMA, Claudia. Araujo.
A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. RODRIGUES, A. P. N. ; LIMA, Claudia. Araujo.
Educação do Campo e Direitos Humanos: um levantamento das produções científicas nos últimos vinte anos no Brasil. GABERLINI NETO, G. ; SILVA, A. S. ; LIMA, Claudia. Araujo.
Action research with John Dewey’s poetic and rhetoric pedagogy. DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS
A Função Docente na Percepção de Alunos de Pedagogia do Campus do Pantanal. SAMBUGARI, M. R. N.
PROFESSORA EUBÉA SENNA DE ALMEIDA: AS MEMÓRIAS… A HISTÓRIA… ALLE, S. A. ; COUGO, A. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana
Mudanças e persistências na formação para docência em creches e pré-escolas. RODRIGUES, Sílvia Adriana.
Uma breve História da Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS, Brasil. RÜCKERT, F. Q.
Saturnino de Brito e a modernização do abastecimento de água no Rio Grande do Sul da Primeira República. RÜCKERT, F. Q.
Contando os mortos e as doenças: o quadro sanitário no Rio Grande do Sul da Primeira República. RÜCKERT, F. Q.
Porto Alegre e Pelotas: duas experiências de municipalização do saneamento no Rio Grande do Sul da Primeira República. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MAROPO, FELIPE
A cidade de Porto Alegre e as águas do Guaíba: uma história de -encontros- e -desencontros-. RÜCKERT, FABIANO QUADROS; PRESTES, ANTÔNIO JOÃO DIAS
Urbanização e saneamento em Caxias do Sul, RS (1875-1930). RÜCKERT, F. Q.
O abastecimento de água na perspectiva da historiografia europeia e hispano-americana. RÜCKERT, F. Q.
O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online. FERREIRA, ISABELLA FERNANDA
Professores homens e desenvolvimento da carreira docente em profissão vista socialmente como feminina. GONÇALVES, Josiane Peres; CARVALHO, V. S. C
Gestoras Municipais de Educação Infantil: (Des) Confiança no Trabalho Realizado por Homens Educadores. GONÇALVES, JOSIANE PERES; SOUZA, V. C. S. ; REIS, M. G. F. A
Atividades de Ensino Realizadas no Museu de História do Pantanal/Muhpan e Questões Indígenas. SILVA, K. K. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres
A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação. BRAGA, L. A. M. ; BEZERRA, G. F. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Desafios Vivenciados por Mulheres Universitárias de Mato Grosso do Sul, que são Mães, Profissionais e Donas de Casa. GONÇALVES, Josiane Peres; TERNOVOE, J. S.
As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças? GONÇALVES, Josiane Peres; MATHIAS, E. L. U.
 Eles são Instáveis, Agressivos e Desnaturados ou têm Autoridade, Bom Senso e Firmeza? Presença de Homens no Magistério e Representações Sociais. GONÇALVES, Josiane Peres; DIAS, E. F. M. ; SOUZA, V. C. S
O Professor e Sua Prática Frente às Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula. YAMANAKA, M. A. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Uso de Droga na Adolescência em Região de Fronteira: Interface Com os Direitos Humanos. AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Comunidade Escolar de Mato Grosso do Sul: Refletindo o Trabalho de Docentes do Gênero Masculino. GONÇALVES, Josiane Peres; OLIVEIRA, E. L.
Extensão Universitária e Formação Docente: Contribuições de Um Projeto de Extensão Para Estudantes de Pedagogia. CORREA-SILVA, A. M. ; PENHA, N. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Conhecimentos Prévios na Educação Infantil: Contribuindo para a Aprendizagem Significativa / Prior Knowledge in Infant Education: Contributions to a Significant Learning. GONÇALVES, Josiane Peres; PIMENTEL, G.
Conhecendo a Perspectiva Pós-Estruturalista: Breve Percurso de Sua História e Propostas. AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres
Representações de Homens do Magistério Sobre Homens no Magistério. GONÇALVES, Josiane Peres
-NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA-: DIFERENÇA, ABJEÇÃO E IDENTIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. DUQUE, Tiago
“Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). DUQUE, Tiago
 “A gente sempre tem coragem”: identificação, reconhecimento e as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. DUQUE, Tiago
É mais fácil para as bonitas : corpo, imagem e reconhecimento nas experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. DUQUE, Tiago
Sobre o direito de ter/dar aulas na prisão: um relato de experiência sobre segurança, direito e educação. BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T

Compartilhe: