Atividades e Redes de Pesquisas Internacionais
Redes de Pesquisa
– Nexos – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar: iniciada pela professora Isabella Fernanda Ferreira do PPGE/CPAN é dividida pelas cinco regiões do país em diferentes sedes interinstitucionais. As sedes interinstitucionais são: UFMS (Nexos – Centro-Oeste/Norte), a UFABC (Nexos – sudeste), a UFC (Nexos – Nordeste) e a UDESC (Nexos-Sul) juntamente com a participação de todos os seus membros (estudantes e pesquisadores) como membros do “Consórcio Internacional de Programas de Teoria Crítica” produzido pela filósofa Judith Butler em colaboração com o Instituto de Pesquisa em Humanidades da Universidade da Califórnia, Berkeley e a Fundação Andrew W. Mellon; (http://www.nexos.ufc.br/encontro2016/index.php/noticias).
– A Coordenação (Brasil) na Rede Latino Americana de Investigação em Avaliação (RELIEVA: https://www.relieva.org/) pelo professor Fabiano Antonio dos Santos que, atualmente, conta com membros de diversos países da América Latina, tais como: Chile, México, Colômbia, Argentina, Venezuela, Peru.
– A criação do acordo de cooperação entre Brasil e Bolívia pela professora Cláudia Araújo de Lima mediado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI PANTANAL. O NEPI aglutina pesquisadores do Brasil e da Bolívia;
Projetos de pesquisa internacionais:
1) Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede – Projeto coordenado pelo professor Fabiano Antonio dos Santos com apoio financeiro CNPq (edital Universal CNPq) para a realização de pesquisa envolvendo Brasil, Chile, Colômbia, México e Argentina;
2) Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (Brasil, Portugal, Argentina, México) – Coordenação principal: José Leon Crochík – Universidade de São Paulo. Coordenação local pelo PPGE/CPAN/UFMS – Dra. Isabella Fernanda Ferreira. Agência de Fomento: CNPq. Países envolvidos (México, Argentina, Espanha e Portugal).
3) Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha (Brasil e Espanha). Coordenação principal: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (PPGE/CPAN/UFMS). Demais participantes do PPGE/CPAN/UFMS: Andressa Santos Rebelo;
4) Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia, sob a coordenação da professora Cláudia Araújo de Lima. Pesquisa “Fontes estrangeiras na legislação educacional para crianças ‘anormais'”, financiada pelo CNPq (Bolsa Pq), que conta com a colaboração do professor Justino Magalhães, da Universidade de Lisboa.