Capítulos de Livro
Postado por: Gilmar Lossa
| Título | Autor |
| Balanço do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd ¿ Centro-Oeste: cenários e perspectivas. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Lázara Cristina da Silva; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar; Celi Corrêa Neres; Andressa Santos Rebelo. (Org.). Pesquisas em Educação Especial: cenários e perspectivas do GT 15 da ANPEd Centro-Oeste. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2024, v. , p. 22-36. | REBELO, ANDRESSA SANTOS; Asnis, Valéria Peres ; Martins, Morgana de Fátima Agostini |
| Núcleos de Acessibilidade: uma revisão sistemática sobre a inclusão de estudantes público da Educação Especial na Educação Superior. In: Bárbara Amaral Martins; Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz; Ivanilde Apoluceno de Oliveira; João Otacilio Libardoni dos Santos; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Práticas de ensino na educação inclusiva: múltiplos enfoques e contextos. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2024, v. , p. 60-76. | SANTOS, A. P. S. ; NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. |
| Política de inclusão na Educação Superior: notas sobre os estudantes público-alvo da Educação Especial. In: Anderson Boanafina; Carolina Sacramento; Carina Elisabeth Maciel; Ricardo Dias da Costa. (Org.). Ações afirmativas na Pós-Graduação: práticas, saberes e vozes. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. , p. 241-256. | PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S. |
| O atendimento educacional especializado durante a pandemia de COVID-19: atuação do professor de apoio. In: Aline Maira da Silva. (Org.). Educação e diversidade: políticas e práticas na educação inclusiva. 1ed.São Carlos: Editora De Castro, 2024, v. 1, p. 125-140. | SANTOS, V. O. ; SILVA, A. M. ; REBELO, A. S. |
| Permanência de estudantes com deficiência na Educação Superior em tempos pandêmicos. In: inara Franco Rechico Barberena; João Henrique da Silva; Sheila Mangoli Rocha; João Paulino da Silva Neto. (Org.). Diálogos contemporâneos em educação: da pluralidade às singularidades dos processos educativos. 1ed.Boa Vista – RR: Editora da UFRR, 2024, v. , p. 400-420. | OLIVEIRA, H. S. ; NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. |
| Educação Especial e Educação do Campo no Estado de Mato Grosso do Sul e no Município de Corumbá/MS. In: Fabiano Quadros Rückert; Verônica Regina Müller. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. , p. 221-242. |
CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S.
|
| Panorama histórico da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. In: Aline de Novaes Conceição; Analígia Miranda da Silva; Flavia Wegrzyn Marginelli Martinez.. (Org.). Práticas e pesquisas em educação. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2024, v. , p. 14-28. | DALMONECH, J. Z. ; REBELO, A. S. |
| Escolarização dos estudantes público da Educação Especial no período pandêmico: desafios e estratégias de enfrentamento. In: Washington Cesar Shoiti Nozu, Lázara Cristina da Silva, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Celi Correa Neres, Andressa Santos Rebelo. (Org.). Pesquisas em Educação Especial: cenários e perspectivas do GT 15 da ANPEd Centro-Oeste. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia Editora, 2024, v. , p. 123-134. |
Martins, Rosemary Nantes Ferreira ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL .
|
| Legislação e organização da Educação Especial no Brasil. In: Andreliza Cristina de Souza. (Org.). Políticas educacionais: legislação e desafios contemporâneos. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2024, v. , p. 179-202. | REBELO, A. S.; MARTINS, B. A. ; KASSAR, M. C. M. |
|
Covid-19 e Escolarização de Estudantes Público da Educação Especial em Mato Grosso do Sul: a perspectiva de gestores escolares. In: Fabiano Quadros Rückert; Verônica Regina Müller. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. , p. 243-266.
|
SOARES, O. L. ; RAMALHO, S. O. ; MARTINS, B. A. |
| Violência Contra Crianças e Adolescentes: estudos e possibilidades discutidos pela psicologia brasileira entre 2010 a 2020. In: Fabiano Quadros Rückert; Verônica Regina Müller. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. 1ed.São Carlos – SP: São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 99-126. | PACIFICO, G. M. ; LIMA,C.A. |
| Epidemiología: ejercicios indisciplinados. In: Stela Nazareth Meneghel; Alcindo Antonio Ferla; Claudia Araujo de Lima; Élida Azevedo Hennington; Roger Flores Ceccon; Vatsi Meneghel Danilevicz; Alexandre Ramos-Florencio. (Org.). ¿CÓMO UTILIZAR LOS CONCEPTOS DE GÉNERO EN ESTUDIOS EPIDEMIOLÓGICOS?. 2a.ed.Porto Alegre/ Managua: Rede Unida, 2024, v. , p. 257-271. | MENEGHEL. S.N. ; LIMA,C.A. |
| CÓMO UTILIZAR LOS CONCEPTOS DE GÉNERO EN ESTUDIOS EPIDEMIOLÓGICOS?. In: Stela Nazareth Meneghel; Alcindo Antonio Ferla; Claudia Araujo de Lima; Élida Azevedo Hennington; Roger Flores Ceccon; Vatsi Meneghel Danilevicz; Alexandre Ramos-Florencio. (Org.). Epidemiología: ejercicios indisciplinados. 2ed.Porto Alegre: Editoa Rede Unida, 2024, v. , p. 257-275. | MENEGHEL, S. ; LIMA,C.A. |
| AVALIAÇÕES EXTERNAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. In: Fabiano Antonio dos Santos; Andréia Vicência Vitor Alves. (Org.). Avaliação e qualidade de ensino: três décadas de experiências na América Latina. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 199-214. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SAMBRANA, I. R. |
| LA INSTAURACIÓN DE UNA CULTURA DE LA EVALUACIÓN EN BRASIL Y COLOMBIA:EL DISCURSO DE LA CALIDAD EDUCATIVA COMO TELÓN DE FONDO. In: Andrea Karla Ferreira Nunes; Eva García Redondo. (Org.). Políticas de Avaliação da Qualidade Educativa em Perspectiva Internacional. 1ed.Aracajú: Editora Criação, 2024, v. 1, p. 73-94. | SANTOS, FABIANO ANTONIO; AMAYA, T. S. . |
| Desafios na formação de educadores: direitos humanos e diversidade. In: Lúcia Gracia Ferreira; Lilian Moreira Cruz; Roselane Duarte Ferraz. (Org.). Ensino, práticas pedagógicas e diversidade. 1ed.São Paulo: Cortez, 2024, v. 1, p. 17-37. | MELO, C. H. V. ; LIMA, C. A. ; KASSAR, M.C.M. |
| O Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira em Escolas Municipais de Corumbá, MS. In: Fabiano Quadros Rückert; Verônica Regina Müller. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 127-150. | ALBUQUERQUE, R. R. A. ; KASSAR, M.C.M. |
| Impacto das Avaliações Externas Sobre o Trabalho e Subjetividade Docente: uma análise dos professores do ensino fundamental no município de Corumbá/MS. In: Fabiano Quadros Rückert; Verônica Regina Müller. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 405-434. | Vasconcellos, Ailine Moreira Lehnhart de ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN . |
| PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL E EM PORTUGAL: desemprego e informalidade em diferentes contextos. In: Maria Luiza Gava Schmidt. (Org.). PROCESSOS PSICOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM DIFERENTES CONTEXTOS: teoria e pesquisa. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 233-254. | FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN; AREOSA, J. P. S. ; SCHLINDWEIN, V. L. D. C. |
| As relações étnico-raciais em pesquisas com crianças e adolescentes. In: Fabiano Quadros Rückert; Verônica Regina Müller. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. 1ed.São Carlos: João & Maria, 2024, v. 1, p. 81-98. | Almeida, Ana Gabrielle Alves ; PEREIRA, A. M. P. |
| SABERES E DESAFIOS DE PROFESSORES INICIANTES NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: Aline de Novaes Conceição, Analígia Miranda da Silva, Flavia Wegrzyn Marginelli Martinez. (Org.). Práticas e pesquisas em educação. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2024, v. 1, p. 59-73. | LOPO, L. C. P. ; MANO, A. M. P. |
| Apontamentos sobre uma sequência didática pautada em pressupostos piagetianos para o ensino de evolução. In: Cleber Bianchessi. (Org.). Diálogos sobre o ensino e a educação: diferentes olhares e contextos. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. 4, p. 489-500. | Dall’Acqua, Paulo Eduardo ; MANO, A. M. P. |
| As metodologias para ensinar Botânica no Ensino Médio: o que há de construtivismo?. In: SANTOS, Bruna Assem Sasso dos; ALVES, Sabrina Sacoman Campos. (Org.). Piaget: Avanços e Desafios na Psicologia do Desenvolvimento. 1ed.Bauru: Gradus, 2024, v. 1, p. 37-48. | MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; CARVALHO, NATHÁLIA GABRIELA DE SOUZA |
|
Secretaria da educação do estado e universidade: parceria necessária à formação contínua para a docência na Classe Hospitalar. In: Aline de Novaes Conceição, Analígia Miranda da Silva, Flavia Wegrzyn Marginelli Martinez. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação. 1ed.Campo Grande: Ed. UFMS, 2024, v. 1, p. 74-89.
|
SILVA, P. R. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes |
| O cuidado em uma educação integral realizada em parques infantis. In: Nájela Tavares Ujiie; Sandra Regina Gardacho Pietrobon. (Org.). Formação de professores e infância: esperançar e fortalecer a docência. 1ed.Paranavaí: Edufatecie, 2024, v. 1, p. 163-175. | CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. |
| Conceito de sequência didática: um caminho para a aprendizagem de todos. Práticas de ensino na educação inclusiva: múltiplos enfoques e contextos. 1ed.: Encontrografia, 2024, v. , p. 100-117. | CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; Melgarejo, Helen Marrie Nery de Andrade ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães ; Martins, Bárbara Amaral ; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de ; Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de ; Santos, João Otacilio Libardoni dos |
| Alfabetização geográfica nos primeiros anos do ensino fundamental. In: , Aline de Novaes Conceição, Analígia Miranda da Silva, Flavia Wegrzyn Marginelli Martinez. -. (Org.). Práticas e pesquisas em educação. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2024, v. , p. 44-59. | RAMOS, E. C. M.. |
| A alfabetização no contexto pós-pandemia: reflexões sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS. In: Sérgio Nunes de Jesus; Simone Matia da Silva. (Org.). Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena, 2024, v. 1, p. 174-181. | BAYS, S. A. ; CLAROS, K. F. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
|
POSSIBILIDADES DA PESQUISA-FORMAÇÃO NO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. In: Adilson Tadeu Basquerote. (Org.). Educação em transformação: desafios emergentes 4. 4ed.: Atena Editora, 2024, v. , p. 145-151.
|
SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento; Claros, Kamille Frias ; Bays, Sonia Aparecida |
| A Leitura no Final do Ciclo de Alfabetização: dificuldades e formas de enfrentamento. In: Rückert, Fabiano Quadros; Müller, Verônica Regina. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. 1ed.São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 151-180. | SOUSA, A. C. A. ; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento |
| Quando o ciclo das águas pantaneiras se impõe, o que fazer professor?. In: Bianchessi, Cleber. (Org.). Diálogos sobre o ensino e a educação: diferentes olhares e contextos. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. 4, p. 527-540. | ZAIM-DE-MELO, R. ; ESQUER, D. V. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| A escuta de crianças: relato de uma possibilidade metodológica de investigação. In: Aline de Novaes Conceição; Analígia Miranda da Silva; Flavia Wegrzyn Marginelli Martinez. (Org.). Práticas e pesquisas em educação. 1ed.Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2024, v. 1, p. 106-122. | SANTANA, E. C. A. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Considerações sobre o direito de escuta e participação política das crianças. In: Marta Regina Brostolin. (Org.). Sociologia da Infância e Educação: temas contemporâneos de pesquisa. 1ed.Campo Grande: Vez e Voz, 2024, v. 1, p. 25-42. | SANTANA, E. C. A. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| O Programa Bolsa Família e as suas Interfaces com a Pobreza e a Educação Escolar. In: RÜCKERT, Fabiano Quadros; MÜLLER, Verônica Regina.. (Org.). Educação Social em Perspectiva Regional: pesquisas no Mato Grosso do Sul e no Paraná.. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2024, v. 1, p. 435-465. | RÜCKERT, F. Q.; MARCOS, S. M. M. R. |
|
Urbanização e Políticas Ambientais em São Leopoldo. In: HARRES, Marluza Marques; GERTZ, René (Orgs.).. (Org.). São Leopoldo: comemorações, reflexões e atualidades (1974-2024).. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2024, v. 1, p. 261-288.
|
RÜCKERT, F. Q. |
| A participação de médicos e engenheiros nas discussões sobre o saneamento em Porto Alegre, na transição do século XIX para o XX. In: SCHWARTSMANN, Leonor Baptista; BARROSO, Véra Lucia Maciel. (Orgs).. (Org.). Saúde tem história III : narrativas no Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre. 1ed.Porto Alegre: ISCMPA, 2024, v. 1, p. 143-158. | RÜCKERT, F. Q. |
| CONFLITOS E ENFRENTAMENTOS DE DOCENTES E AUXILIARES DO GÊNERO MASCULINO DE CEIS E CMEIS: RESULTADOS APONTADOS EM GOIÂNIA. In: Célia Beatriz Piatti; Evandro Salvador Alves de Oliveira. (Org.). Retratos da diminuição das assimetrias nas Pós-graduação em educação: Processos Formativos, Práticas Educativas e Diferenças. 1ed.Campo Grande – MS: Editora Oeste, 2024, v. 1, p. 143-161. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
|
Somos grupo de risco?: currículo e pedagogia cultural dos vídeos no YouTube de homens gays HIV+ na pandemia de Covid-19. In: Aparecido Francisco dos Reis; Vivian da Veiga Silva. (Org.). V Simpósio de Gênero e Sexualidade ? Mulheres, LGBTQIA+ e Desigualdades Sociais ? A Vulnerabilidade Amplificada durante a Pandemia de Covid-19. 1ed.Campo Grande: Life Editora, 2024, v. 1, p. 356-367.
|
SILVA, K. V. G. ; DUQUE, T. |
| O sucesso das renas natalinas em Campo Grande (MS): currículo e pedagogia de gênero e sexualidade pós-pandemia da Covid-19. In: Fernando de Figueiredo Balieiro; Semíramis Corsi Silva (orgs.). (Org.). Gênero e regulações do sexo entre antigos e modernos. 1ed.Cachoeirinha: Fi, 2024, v. 1, p. 291-307. | DUQUE, Tiago. |
| O peão e a morena: aspectos currículo-pedagógicos no retorno da novela Pantanal. Práticas e pesquisas em educação. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2024, v. 1, p. 123-138. | SILVA, S. M. ; DUQUE, T. |
| Deve o pesquisador beber catuaba? Experiências teórico-metodológicas na era digital. In: Danilo Araujo de Oliveira, Luiza Cristina Silva-Silva, Shirlei Sales.. (Org.). Metodologias de pesquisas científicas no ciberespaco/cibercultura. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2024, v. 1, p. 41-59. | DUQUE, Tiago. |
| Título | Autor |
| Conselho Estadual de Educação do Paraná na Avaliação e Regulação das IES Paranaenses: estudo de caso na UEPG. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise; Regilson Maciel Borges; Maria Eliza Nogueira Oliveira. (Org.). Conselhos Estaduais de Educação nas Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior: atuação e influências modeladoras nas universidades públicas estaduais. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2023, v. , p. 193-227. | SOUZA, A. C.; MARTINS, B. C. ; KAILER, E. Z. ; GOES, G. T. ; BRANDALISE, M. A. T. |
| O Estado e o Campo da Avaliação em Educação. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise; Regilson Maciel Borges; Maria Eliza Nogueira Oliveira. (Org.). Conselhos Estaduais de Educação nas Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior: atuação e influências modeladoras nas universidades públicas estaduais. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2023, v. , p. 40-52. | SOUZA, A. C.; GOES, G. T. ; BRANDALISE, M. A. T. |
| (Des)caminhos da inclusão escolar de camponeses público-alvo da Educação Especial: um olhar a partir de indicadores educacionais. In: Washington Cesar Shoiti Nozu. (Org.). Educação Especial e educação do/no campo: sujeitos, movimentos e interfaces. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia: ANPEd, 2023, v. 1, p. 35-48. | RIBEIRO, E. A. ; REBELO, A. S. |
| Salas de Recursos Multifuncionais como lócus para o Atendimento Educacional Especializado no Brasil (2005-2020). In: Solange Jarcem Fernandes; Fabiany de Cassia Tavares Silva; Maria Dilnéia Espíndola Fernandes. (Org.). Pesquisas e produção de conhecimentos em História, Políticas, Educação. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2023, v. , p. 89-112. | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| Inclusão do público da Educação Especial na Educação Superior: panorama das produções científicas (2008-2019). In: Andressa Santos Rebelo; Bárbara Amaral Martins; Décio Nascimento Guimarãres. (Org.). Políticas e práticas educacionais em perspectiva inclusiva. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia: ANPEd, 2023, v. 2, p. 117-137. | PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S. |
|
PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE SITUAÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS: PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO EM SALA DE AULA. In: Andressa Santos Rebelo; Bárbara Amaral Martins; Décio Nascimento Guimarães. (Org.). Políticas e práticas educacionais em perspectiva inclusiva. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2023, v. , p. 35-52.
|
MARTINS, B. A.; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL ; GALVAO, G. L. |
|
Mitos sobre altas habilidades/superdotação na Educação Infantil: pontos e contrapontos na perspectiva docente. In: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Luciene Cléa da Silva, Milene Bartolomei Silva e Myrna Wolff Brachmann dos Santos. (Org.). Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Educação Infantil de educandos com deficiências. 2ed.Campo Grande: Life Editora, 2023, v. , p. 84-108.
|
URQUIZA, J. M. ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL |
| Almeida, M.P. . O ensino de língua portuguesa no ambiente educacional inclusivo na fronteira Brasil ? Bolívia: os obstáculos na educação de Surdos. In: Maurício Loubet, Magno Pinheiro de Almeida.. (Org.). Estudos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa: perspectivas para uma educação bilíngue. 1ed.Ponta Grossa/PR: Aya, 2023, v. , p. 43-55. | LOUBET, M. ; LIMA,C.A. |
| Estudantes público-alvo da Educação Especial e o Ensino Médio no Brasil: panoramas antes e após 2017. Políticas e práticas educacionais em perspectiva inclusiva.. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2023, v. 1, p. 276-292. | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; SCHEINER, G. |
| El aprendizaje colaborativo de maestros para el uso de las TIC en lectura y escritura. In: Juan M. Trujillo Torres; Pablo J. García Sempere; Trustán Pertínez Blasco; Blanca Berral Ortiz. (Org.). Transformando la educación a través de tecnología: Innovación, investigación y aprendizaje digital. 1ed.: Dykinson, 2023, v. 1, p. 79-85. | DUARTE, R. M. ; KASSAR, M.C.M. |
|
VELHOS DESAFIOS PARA UM NOVO GOVERNO. In: Vera Lucia F. Capelinni. (Org.). Cartas para o novo governo sobre educação especial na perspectiva inclusiva. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023, v. 1, p. 66-72.
|
KASSAR, M. C. M. |
| Entre trapiches e porteiras: narrativas investigativas e de processos de in/exclusão escolar de crianças e adolescentes pantaneiros. In: Washington Cesar Shoiti Nozu. (Org.). Educação Especial e educação do/no campo. Sujeitos, movimentos e interfaces.. 1ed.Campos de Goytacazes: Encontrografia, 2023, v. 1, p. 239-258. | NOZU, W. C. S. ; KASSAR, M.C.M. |
| O PRIMEIRO CURSO DE PSICOLOGIA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. In: Renan da Cunha Soares Junior; Rodrigo Lopes Miranda; Jaqueline de Andrade Torres; Gabriela Pereira da Silva. (Org.). HISTÓRIA E MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA PSICOLOGIA EM MATO GROSSO DO SUL. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 33-48. | Mello, W. F. ; SOUZA, P. C. ; FLANDOLI, B. R. G. X. |
| Prazer e sofrimento no trabalho de professores de atividades circenses de Corumbá-MS. In: Conrado Neves Sahtler & Esmael Alves de Oliveira. (Org.). INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS – percorrendo territóios de saúde, trabalho e cidadania. 1ed.Salvador: Editora Devires, 2023, v. , p. 161-181. | AMORIM, K. B. G. ; ANDRADE, G. R. B. ; FLANDOLI, B. R. G. X. |
| Nunca fui bom com palavras ou com leitura: o impacto da leitura na voz dos custodiados. In: Eli Narciso Torres; Gesilane Maciel José; Maira João Leoto de Carvalho. (Org.). Prisões, Violência e Sociedade: saberes em perspectiva. 343ed.Curitiba: CRV, 2023, v. II, p. 213-227. | FLANDOLI, B. R. G. X.; MOREIRA, V. B. S. P. ; MORENO, M. F. S. ; CORREIA, J. S. B. R. ; ROYG, M. B. S. |
|
Direitos Humanos e Garantia de Direitos à Educação em Espaços de Privação de Liberdade. In: Vital Moreira; Jónatas Machado; Carla de Marcelino Gomes; Catarina Gomes; César Augusto Ribeiro Nunes; Leopoldo Rocha Soares. (Org.). VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DE COIMBRA: uma visão transdisciplinar. 341ed.Campinas: Basílica, 2023, v. 1, p. 79-89.
|
FLANDOLI, B. R. G. X.; PEREIRA, R. C. |
|
O Juízo de Órfãos e a tutela orfanológica no Brasil: notas sobre as fontes documentais (Séc. xx).. In: AREND, Silvia Maria Fávero; MIRANDA, Humberto da Silva. (Org.). Os tempos da justiça: história, infâncias e direitos humanos na América Latina.. 1ed.Criciúma: Editora UNESC, 2023, v. , p. 17-29.
|
CARDOSO, J. C. S. ; RÜCKERT, F. Q. |
|
A Teoria Queer vai ao banheiro: reflexões currículo-pedagógicas a partir de Mato Grosso do Sul. In: Mário de Faria Carvalho; André Luiz dos S. Paiva. (Org.). Teoria Queer e contextos sociais de aprendizagem. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. 01, p. 135-158.
|
DUQUE, Tiago. |
|
¿No Queers, No Marching Bands¿. In: Nelson M. Rodríguez; Robert C. Mizzi; Louisa Allen; Rob Cover. (Org.). Queer Studies and Education. 1ed.New York: Oxford University PressNew York, 2023, v. 1, p. 156-174.
|
DUQUE, Tiago |
| Título | Autor |
| O inglês na Educação Infantil: desafios e conexões entre ensinar/aprender/avaliar. In: Daiana Camargo; Maria Odete Vieira Tenreiro; Marilúcia Antônia de Resende Peroza. (Org.). Tecendo reflexões sobre crianças, infâncias e Educação Infantil: perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. , p. 195-2012. | SOUZA, A. C.; SILVA, J. F. ; GODOY, N. I. S. |
| A relação escola e família do aluno com deficiência na perspectiva dos gestores. In: Aline Maira da Silva; Morgana de Fátima Agostini Martins. (Org.). Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. , p. 137-153. | RODRIGUES, M. B. B. S. ; SILVA, A. M. ; REBELO, A. S |
| Indicadores sobre deficiência intelectual no Brasil: preponderância da categoria nos registros dos estudantes da Educação Especial na educação básica. In: Adriana Araújo Pereira Borges; Márcia Denise Pletsch. (Org.). Toda criança pode aprender: o aluno com deficiência intelectual na escola. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2022, v. , p. 97-125. | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
|
Relação família e escola segundo a perspectiva das professoras das salas de recursos multifuncionais. In: Fabiana Cia; Aline Maira da Silva. (Org.). Relação família e escola: pesquisas em Educação Especial. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. , p. 73-94.
|
SILVA, A. M. ; REBELO, A. S. ; SILVA, D. P. |
| Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inclusão escolar na perspectiva de professores do ensino comum. In: Naíola Paiva de Miranda; Willian Douglas Guilherme; Roger Goulart Mello. (Org.). Aprendizagem e tecnologia: enfoques práticos e teóricos na educação do século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2022, v. 1, p. 39-49. | GALENO, A. A. ; SILVA, D. R. C. ; REBELO, A. S. |
|
Aluno bom aprende sozinho?: reflexões sobre estratégias educacionais para o desenvolvimento de altas habilidades/superdotação. In: NAKANO, Tatiana de Cássia; ROCHA, Alberto; GARCIA PERALES, Ramón. (Org.). Altas habilidades/superdotação (AH/SD), talentos, criatividade e potencialidades. 1ed.São Paulo: Vetor, 2022, v. , p. 255-271.
|
MARTINS, BÁRBARA AMARAL. |
| Altas habilidades/superdotação. In: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa; Luciene Cléa da Silva; Milene Bartolomei Silva; Myrna Wolff Brachmann dos Santos. (Org.). Curso de aperfeiçoamento: serviço de atendimento educacional especializado em educação infantil de educandos com deficiência. 1ed.Campo Grande: Oeste, 2022, v. , p. 125-164. | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; URQUIZA, J. M. |
| GIANOTTO, A. O. ; OLIVEIRA, M. V. . AS LÍNGUAS DE SINAIS E OS CONTATOS DAS COMUNIDADES SURDAS NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A BOLÍVIA. In: Adriano de Oliveira Gianotto; Camila de A. Cabral; Francimar Batista Silva. (Org.). Pesquisas atuais sobre a Educação de Surdos: perspectiva e inovação. 1ed.Curitiba – PR: EDITORA CRV, 2022, v. 2, p. 203-218. | MIRANDA, J. P. R. ; LIMA,C.A. |
| Experiencia de innovación con smartphones centrada en la inclusión socio-educativa en España y Brasil. In: Carlos Monge López; Patricia Gómez Hernández. (Org.). Innovación e investigación para la inclusión educativa en disintos contextos formativos. 1ed.Madrid: Pirámide, 2022, v. 1, p. 191-217. | CASTILLO, H. ; GÓMEZ, P. H. ; DE CARVALHO,M.M.K. |
|
Leadership for Inclusive Education in Brazil: Potential Contributions of Disability Studies to the Training of School Leaders. In: Catherine A. O’Brien; William R. Black; Arnold B. Danzig. (Org.). Who Decides? Power, Disability, and Educational Leadership. 1ed.Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2022, v. 1, p. 619-636.
|
Carvalho, C. P. ; CAMARGO, F.P. ; kassar, mônica carvalho magalhães . |
|
O que tem de especial a Educação Especial?.. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Bengtson. (Org.). (Des)mitos da Educação Especial. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 13-25.
|
KASSAR, M.C.M.. |
| Cultura escolar: espaços, tempos e currículo de uma escola das águas do Pantanal. In: Gicelma da Fonseca; Denise Silva; Carlos Vinícius da Silva Figueiredo; Mario Cezar Silva Leite. (Org.). Explosão Cultural: Interfaces dos Estudos (de Língua e Linguagens) em Contextos e Ambientes Complexos.. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2022, v. 1, p. 153-170. | ZAIM-DE-MELO, R. ; Sambugari, M.R.N. ; NOZU, W. C. S. ; KASSAR, M.C.M |
| DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DA(O) PSICÓLOGA(O): reflexões teórico-práticas. In: Dionatans Godoy Quinhones; Rosalice Lopes. (Org.). ÉTICA E PSICOLOGIA: relexões na pandemia e para além dela. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 54-64. | FLANDOLI, B. R. G. X.. |
| Os sentidos das práticas educativas para os adolescentes em conflito com a lei. In: RUCKERT, Fabiano Quadros; MARIANO, Jorge Luis Mazzeo (Orgs.). (Org.). Cultura Escolar em Perspectiva Democrática: sabees e práticas. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2022, v. 1, p. 338-367. | SANTANA, M. M. S. ; FLANDOLI, B. R. G. X. |
| Entre a informalidade e a solidariedade: o trabalho singular de feirantes na fronteira Brasil-Bolívia. In: Alex Dias de Jesus; Elaine Dupas. (Org.). A vida na fronteira: investigações sobre o viver transfronteiriço no Mato Grosso do Sul. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 89-106. | VASCONCELLOS, P. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
| O TRABALHO E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL DE MIGRANTES: UMA ANÁLISE NARRATIVA DE LITERATURA. In: Laurinaldo Félix Nascimento; Elaine Freitas Fernandes. (Org.). Estudos em Direito Enfoques e análises. 1ed.Formiga: Uniesmero, 2022, v. 3, p. 139-155. | ECHEVERRIA, K. S. S. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
| ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES INICIANTES ATUANTES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ENTRE 2015 E 2020. In: CLAUDIO LUIS DE ARAUJO;JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO; WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA. (Org.). E-book VI CONAPESC. 1ed.Campina Grande: Realize, 2022, v. 1, p. 678-694. | LOPO, L. C. P. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA ; CARVALHO, N. G. S. |
| PRINCÍPIOS PIAGETIANOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA. In: Eliane Paganini da Silva; Franciele Clara Peloso. (Org.). Profissão docente em diferentes olhares, concepções e perspectivas. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 47-76. | MANO, A. M. P.; SARAVALI, ELIANE GIACHETTO |
| ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR E AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES. In: Fabiano Quadros Rückert, Jorge Luis Mazzeo Mariano. (Org.). Cultura escolar em perspectiva democrática: saberes e práticas. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2022, v. 1, p. 39-55. | MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; CARVALHO, NATHÁLIA GABRIELA DE SOUZA ; ORIANI, A. P. |
| O POETRY SLAM E A POETIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Maévi Anabel Nono; Tatiana Noronha de Souza. (Org.). Pesquisas em Educação Infantil. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2022, | CARVALHO, M. M. P. ; ANDRADE, E. N. F. |
| PEDAGOGIA RETÓRICA E POÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES SOCIAIS. In: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa. (Org.). Caderno da escola de extensão: mosaico de relatos d eexperiência de ações 2018 e 2019. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2022, v. , p. 52-75. | ANDRADE, E. N. F.; APONTE, R. G. ; CABRAL, Y. O. |
| PROBLEMATIZANDO A CULTURA ESCOLAR A PARTIR DO DISCURSO DE PAUL KLEE SOBRE A CRIAÇÃO. In: Fabiano Quadros Rückert; Jorge Luís Mazzeo Mariano. (Org.). CULTURA ESCOLAR EM PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: SABERES E PRÁTICAS. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2022, v. 1, p. 162-182. | PARE, S. G. ; ANDRADE, E. N. F. ; BATISTA, T. S. R. |
| A alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS e os desafios da pandemia. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios. 1ed.Formiga, MG: UniEsmero, 2022, v. 11, p. 9-19. | CLAROS, K. F. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| A cultura escolar na alfabetização: reflexões a partir de memórias de escolarização de futuro/as professor/as. In: Fabiano Quadros Ruckert; Jorge Luís Mazzeo Mariano. (Org.). Cultura escolar em perspectiva democrática: saberes e práticas. 1ed.Campo Grande, MS: UFMS, 2022, v. 1, p. 78-98. | SAMBUGARI, M. R. N.; MERCADO, A. C. A. ; ESQUER, D. V. |
| Cultura escolar: espaços, tempos e currículo de uma escola das águas do Pantanal. In: Gicelma da Fonseca; Denise Silva; Carlos Vinícius da Silva Figueiredo; Mario Cezar Silva Leite. (Org.). Explosão Cultural: Interfaces dos Estudos (de Língua e Linguagens) em Contextos e Ambientes Complexos. 1ed.Campinas-SP: Mercado das Letras, 2022, v. 1, p. 153-170. | ZAIM-DE-MELO, R. ; SAMBUGARI, M. R. N. ; NOZU, W. C. S. ; KASSAR, M. C. M |
| Sobre criança(s) e infância(s): concepções de professoras de Educação Infantil de Três Lagoas-MS. In: Janaína Nogueira Maia Carvalho; Fernanda Victória Cruz Adegas; Camila Ferreira da Silva; Marta Regina Brostolin. (Org.). A Sociologia da Infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância/s. 1ed.Campo Grande-MS: UFMS, 2022, v. 1, p. 117-135. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; GARCIA, R. A. S. ; DANIEL, A. L. S. ; SA, F. S. A. |
| Memórias do magistério: narrativas de professoras egressas da Escola ?Estadual de Sapiranga?, RS (1960-1970). In: Ana Silvia Volpi Scott; José Carlos da Silva Cardozo; Jonathan Fachini da Silva.. (Org.). História das mulheres no Brasil Meridional.. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2022, v. , p. 382-405. | RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, J. E. |
|
Uma breve história das relações entre o ser humano e a onça pintada no Bioma Pantanal. In: Danielle de Ouro Mamed; Luciana Escalante Pereira, Heloísa Helena de Almeida Portugal. (Org.). O Direito Sociambiental e o Pantanal: da emergência ecológica a proteção jurídica efetiva. 1ed.João Pessoa: Ediora Porta, 2022, v. 1, p. 241-271.
|
RÜCKERT, F. Q.; CORBELLAS, N. M. O |
| Urbanização em perspectiva histórica: notas sobre o estado de Mato Grosso do Sul. In: RÜCKERT, Fabiano Quadros; FREITAS, Elisa Pinheiro de. (Org.). Urbanização e abastecimento de água no Mato Grosso do Sul. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2022, v. 1, p. 16-39. | RÜCKERT, F. Q.. |
| A conquista da água no sul de Mato Grosso na primeira metade do século XX. In: RÜCKERT, Fabiano Quadros; FREITAS, Elisa Pinheiro de. (Org.). Urbanização e abastecimento de água no Mato Grosso do Sul. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2022, v. 1, p. 40-59. | RÜCKERT, F. Q.. |
| O panorama do abastecimento de água no Mato Grosso do Sul no decênio 1979-1989. In: RÜCKERT, Fabiano Quadros; FREITAS, Elisa Pinheiro de. (Org.). Urbanização e abastecimento de água no Mato Grosso do Sul. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2022, v. 1, p. 81-100. | RÜCKERT, F. Q. |
| GUIMARAES, D. G. . Escritas e leituras da “Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais” nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.. In: Fabiany de Cassia Tavares Silva; Giselle Cristina Martins Real.. (Org.). Escrita da pesquisa em educação na região Centro-Oeste : volume 5. 1ed.Campo Grande: Editora Oeste, 2022, v. , p. 361-375. | RÜCKERT, F. Q.; |
| “Cultura no Plural”: as contribuições de Michel de Certeau para o campo de estudos da Cultura Escolar. In: Fabiano Quadros Rückert; Jorge Luis Mazzeo Mariano. (Org.). Cultura Escolar em Perspectiva Democrática: saberes e práticas. 1ed.Campo Grande: Ed. UFMS, 2022, v. , p. 225-239. | RÜCKERT, F. Q.. |
| FOI UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL DE PESQUISA?: O GEPDGE E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA SEGUNDO A ÓTICA DE EX-BOLSISTAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. In: MONTIEL, Larissa Wayhs Trein; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos; PESSÔA, Jeniffer Ribeiro. (Org.). Práticas da docência no Ensino Superior: vivenciando os três pilares da universidade – ensino, pesquisa, extensão. 1ed.Campo Grande – MS: UFMS, 2022, v. 1, p. 155-182. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, M. C. |
| MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DESTE MOVIMENTO NO DIREITO DA MULHER. In: a Luana Mayara de Souza Brandão. (Org.). Direito: pesquisas fundadas em abordagens críticas 2. 2ed.Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2022, v. , p. 219-229. | GIANVECCHIO, L. A. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| DIGISSEXUALIDADE COMO TEMA E PROBLEMÁTICA DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO SEXUAL. In: Célia Beatriz Piatti; Josiane Peres Gonçalves; Sonia da Cunha Urt. (Org.). Processos formativos, práticas educativas, diferenças: diálogos em pesquisa. 1ed.Campo Grande – MS: Editora UFMS, 2022, v. 1, p. 159-182. | SILVA, C. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
|
VIOLÊNCIA(S) NO CONTEXTO ESCOLAR: O ENFRENTAMENTO DA HOMOFOBIA NA ESCOLA. In: Célia Beatriz Piatti; Josiane Peres Gonçalves; Sonia da Cunha Urt. (Org.). Processos formativos, práticas educativas, diferenças: diálogos em pesquisa. 1ed.Campo Grande – MS: Editora UFMS, 2022, v. 1, p. 198-220.
|
BORGES, B. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| ?Trabalho feito?, ?eu tentei? e ?giz avião?: olhares críticos e pós-críticos diante da cotidianidade escolar. Cultura escolar em perspectiva democrática: saberes e práticas.. 01ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2022, v. 01, p. 120-142. | COSTA, J. G. S. ; COSTA, R. F. ; DUQUE, T. |
| Lugar de corpo e diferenças no Pantanal. In: Izabela Drozdowska-Broering; Marcio Markendorf; Geovana Quinalha de Oliveira. (Org.). Memórias do corpo: apagamentos. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2022, v. 1, p. 219-239. | DUQUE, Tiago. |
| Título | Autor |
| Educação Especial no Brasil: articulações entre o Centro Nacional de Educação Especial e organismos internacionais. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Maria Edith Romano Siems; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar. 1ed.Curitiba: Íthala, 2021, v. , p. 52-63. | PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S. |
| Inclusão em um campus da UFMS sob a óptica do bolsista de apoio pedagógico. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Aline Maira da Silva; Camila da Silva Teixeira Agrelos. (Org.). Pesquisas em Educação Especial em Mato Grosso do Sul. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 199-215. | PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S. |
| Educação escolar e pobreza no Brasil: uma abordagem histórica com ênfase no Programa Bolsa Família. In: Fabiano Quadros Rückert; José Edimar de Souza. (Org.). A escola pública no Brasil: temas em debate. 2ed.Caxias do Sul: Educs, 2021, v. , p. 183-199. | RÜCKERT, F. Q. ; MARTINS, B. A. . |
| Retratos da inclusão na Educação Infantil de Mato Grosso do Sul: experiências docentes em foco. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Aline Maria da Silva; Camila da Silva Teoxeira Agrelos. (Org.). Pesquisas em Educação Especial em Mato Grosso do Sul. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2021, v. , p. 181-197. | URQUIZA, J. M. ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL |
|
O direito à inclusão da pessoa com altas habilidades/superdotação no sistema educacional brasileiro: trajetória histórica, política e legal de atendimento. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Maria Edith Romano Siems; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar. 1ed.Curitiba: Editora Íthala, 2021, v. , p. 104-116.
|
URQUIZA, J. M. ; MARTINS, B. A. |
| INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO PRECOCE COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ALGUNS AVANÇOS, MUITOS DESAFIOS. In: Ketilin Mayra Pedro; Clarissa Maria Marques Ogeda. (Org.). Educação especial : do pensar ao fazer. 1ed.Marília: ABPEE, 2021, v. 1, p. 129-144. | MARTINS, B. A.. |
| Sinalizando o aluno com traços de altas habilidades/superdotação: o papel do professor de sala de aula comum do ensino regular. In: Carina Alexandra Rondini; Verônica Lima dos Reis. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação: instrumentais para identificação e atendimento dentro e fora da sala de aula comum. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 175-195. | MARTINS, B. A.. |
| OS DETERMINANTES SOCIAIS E A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO: TEMPOS DIFICEIS NO BRASIL. In: José Manuel Peixoto Caldas; Joana Bessa Topa; Yolanda Rodríguez-Castro. (Org.). VIOLÊNCIA DE GÉNERO E SEUS DETERMINANTES SOCIAIS TEORIAS & PRÁTICA. 1ed.Lisboa: LETRAS ÍMPARES, 2021, v. 1, p. 24-35. | LIMA,C.A.. |
| Sobre encontros e construções da REPEEMS: à guisa de inícios.. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Aline Maira da Silva; Camila da Silva Teixeira Agrelos. (Org.). Pesquisas em Educação Especial em Mato Grosso do Sul.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 11-19. | KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES; NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; NERES, C. C. . |
| Inclusão/exclusão na escola. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Aline Maira da Silva; Camila da Silva Teixeira Agrelos. (Org.). Pesquisas em Educação Especial em Mato Grosso do Sul.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 29-43. | PEREIRA, G. R. ; PESTANA, M. M. C. ; KASSAR, M.C.M. |
| EDUCAÇÃO SOCIAL- PEDAGOGIA SOCIAL: origem, conceito e contradições com a Pedagogia Escolar. In: SILVA, Anderson Lincoln VItal (org.). (Org.). Estudos em Ciências Humanas e Sociais. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 1, p. 30-38. | SANTANA, M. M. S. ; FLANDOLI, B. R. G. X. . |
| RESSONÂNCIAS DO DESEMPREGO NO CENÁRIO DE PRECARIZAÇÃO, FLEXIBILIZAÇÃO E RETIRADA DE DIREITOS. In: Janine Kieling Monteiro; Lêda Gonçalves de Freitas; Carla Vaz dos Santos Ribeiro; Denise Bessa Leda. (Org.). TRABALHO, PRECARIZAÇÃO E RESISTÊNCIAS. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2021, v. 1, p. 365-390. | FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN; SCHLINDWEIN, V. L. D. C. ; RISSI, V. . |
| ATIVIDADES REMOTAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES PARA UM PERÍODO PÓS-PANDEMIA. In: NETO; MORAES; MORAIS. (Org.). O ENSINO DE CIÊNCIAS no Brasil durante e após a pandemia da Covid-19: perspectivas, desafios e possibilidades. 1ed.: Arco Editores, 2021, v. , p. 136-153. | BOTELHO, T. S. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, A. M. P. |
| A docência na Educação de Jovens e Adultos sob o olhar de professores de Educação Física. In: Manoel Pacheco Neto; Carlo Henrique Golin; Marcelo José Taques. (Org.). Educação Física e Esportes: diálogos atuais. 1ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2021, v. 1, p. 215-228. | DALARMI, J. S. N. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
|
O programa tempo de aprender e as implicações na formação e prática de professores alfabetizadores. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação e docência: tecnologias, inclusão e desafios. 1ed.Formiga: MultiAtual, 2021, v. 10, p. 103-116.
|
MONTEIRO, J. L. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Práticas de alfabetização no ensino remoto emergencial: desafios e possibilidades. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação e docência: tecnologias, inclusão e desafios. 1ed.Formiga: MultiAtual, 2021, v. 10, p. 117-128. | BAYS, S. A. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Reflexões acerca da prática docente humanizadora a partir de princípios freireanos. In: Maria Lúcia M Carvalho Vasconcelos; Regina Pires de Brito. (Org.). Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes brasileiras em diálogo. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2021, v. 1, p. 89-100. | BISPO, S. A. S. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Que raio de professora sou eu? Ou reflexões tecidas em contexto de pandemia. In: Ligiane Aparecida Silva; Christina Aparecida dos Santos. (Org.). Telas da incerteza: o ensino remoto segundo docentes da educação superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 209-214 | RODRIGUES, Sílvia Adriana. |
| A formação para a cidadania como um constante desafio para a escola pública no Brasil. In: Fabiano Quadros Rückert; José Edimar de Souza. (Org.). A escola pública no Brasil: temas em debate. 2ed.Caxias do Sul: Edusc, 2021, v. , p. 166-182. | RÜCKERT, F. Q.. |
| Entre lo público y lo privado: el negocio del agua en Rio Grande do Sul, Brasil (1861-1917). In: Fabiano Quadros Rückert; Guillermo Banzato; Fábio Alexandre dos Santos. (Org.). Aguas y políticas públicas en Argentina, Brasil y México. 1ed.Jaén: Editorial Universidad de Jaén, 2021, v. 1, p. 43-68. | RÜCKERT, F. Q.. |
|
Buenos Aires e a epidemia de febre amarela de 1871. In: Fábio Vergara Cerqueira; Gunter Axt; Renata Brauner Ferreira. (Org.). Epidemia na História. 1ed.Pelotas: Ed. UFPEL, 2021, v. 1, p. 231-246.
|
.
RÜCKERT, F. Q..
|
|
Uma breve história do abastecimento de água em Corumbá (1872-1945). In: Fabiano Quadros Rückert; Divino Marcos de Sena; Marco Aurélio Machado de Oliveira. (Org.). Corumbá e Ladário: Capítulos de História Regional. 1ed.Campo Grande: Ed. UFMS, 2021, v. 1, p. 142-171.
|
RÜCKERT, F. Q..
|
|
Algumas reflexões indisciplinadas sobre ‘diversidade’, diferença e ‘inclusão’. In: ALMEIDA, Denise Mesquita de Melo; ZANON, Regina Basso; FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ANACHE, Alexandra Ayache. (Org.). Psicologia, educação e trabalho: inclusão em diferentes contextos. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 1-16.
|
OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T.
|
|
Uma ?Puta? Pauta: reflexões sobre economia sexual e políticas públicas a partir da prostituição universitária em Campo Grande (MS). In: PRADO, Juliana do; FRANÇA, Carlos Eduardo. (Org.). Cenários e perspectivas das políticas públicas contemporâneas: movimentos sociais, culturas e diferenças.. 01ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 01, p. 249-269.
|
SOUZA, C. C. ; DUQUE, T. .
|
|
Corpos em (do) campo: experiências etnográficas em contextos sul-mato-grossenses. In: LINI, Priscila; PASSAMANI, Guilherme. (Org.). Antropologia, Fronteiras e Diferenças. 01ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 01, p. 123-140.
|
SOUZA, C. C. ; BORGES, A. M. ; DUQUE, T.
|
|
Visibilidade de gênero, cruzada moral e fanfarras escolares na fronteira Brasil-Bolívia ou sobre passarinhos em busca de um lugar pra ficar. In: VIEIRIA, Carlos Eduardo. (Org.). História da educação : democracia e diversidade cultural. 16ed.Campo Grande: Editora Oeste, 2021, v. 01, p. 183-210.
|
DUQUE, Tiago.
|
|
?Se me atacá, eu vou atacá?: currículo, pedagogia cultural e produção das diferenças em Inês Brasil.. In: Jacqueline Machado. (Org.). XII FONAVID: violência de gênero e covid-19. 01ed.Campo Grande: Tribunal de Justiça de MS – Funjecc, 2021, v. 01, p. 163-178.
|
DUQUE, Tiago.
|
| Título | Autor |
| A CONSTRUÇÃO DA AGENDA INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO E A PRIORIDADE SOBRE A QUALIDADE. | SANTOS, FABIANO ANTONIO; SILVA, C. C. ; GUSSULE, E. ; SANTOS, R. A |
| Organização do atendimento educacional para alunos da educação especial em Mato Grosso do Sul. | KASSAR, M.C.M. ; NERES, C. C. ; CORREA, N. M. ; REBELO, A. S |
| A VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR COMO VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS. | Vasconcellos, Ailine Moreira Lehnhart de ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
| SAÚDE MENTAL DE MILITARES NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. | Berno, Isabela Faria ; França, Júlio Ricardo ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
| A construção dos possíveis cognitivos no contexto brasileiro: um estudo evolutivo. | Saravali, E. G. ; MANO, A. M. P. ; Guimarães, T. ; ORIANI, A. P. |
| Esporte e Cultura: questões relacionadas ao gênero e sexualidade. | RIZZO, D. T. S.; OLIVEIRA, L. C. D. ; MARIANO, E. R. |
| Brincando com Agripino: experiências estéticas e arte em uma creche de Corumbá/MS. | ANDRADE, E. N. F.; MERCADO, A. C. A. ; FERREIRA, K. C. O |
| Movimentos Ambientalistas no Rio Grande do Sul: história e historiografia. | RÜCKERT, F. Q.; PEREIRA, E. M. |
| Higiene Pública e salubridade urbana na Corumbá Imperial. | RÜCKERT, F. Q.; SENA, D. M |
| O sexo-currículo de Lourival na era digital. | DUQUE, Tiago |
| O riso dos outros: humor, política e mídias digitais. | PADILHA, F. ; DUQUE, T. |
| Título | Autor |
| EDUCAÇÃO E POBREZA: COMO OS GESTORES LIDAM COM ESSA QUESTÃO? | RUIZ, A. T. ; SANTOS, F. A. |
| Tendências e desafios da formação de professores para o atendimento educacional especializado. | MARTINS, B. A. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. |
| Educação especial nas escolas do campo em um município de Mato Grosso do Sul. | CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S. |
| Reflexões sobre gênero na perspectiva da educação inclusiva: uma análise da produção nacional stricto sensu. | OGEDA, C. M. M. ; MARTINS, B. A. |
| Integração/inclusão: desafios e contradições. | KASSAR, M. C. M. |
| Limites e possibilidades da educação em sexualidade na perspectiva de futuros professores. | SANTOS, C. F. ; MANO, A. M. P |
| Intervenção pedagógica com o tema sexualidade no ensino fundamental I: relato de uma experiência. | KINAGE, J. P. M. ; MANO, A. M. P. |
| Ensinar Ciências no Ensino Fundamental: considerações sobre o ensino investigativo. | BLASZKO, C. E. ; MANO, A. M. P. |
| Saberes necessários ao exercício da docência na creche. | RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| A docência na Educação Infantil na percepção de acadêmicos do curso de Pedagogia. | OLIVEIRA, I. A. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Olhar de estudantes do curso de Pedagogia sobre ser professor na/da Educação Infantil. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque |
| Compreensão sobre ser criança: entendimentos de acadêmicos do curso de Pedagogia. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUZA, D. B. |
| Brincar, brincadeiras, brinquedo: o que dizem os trabalhos apresentados na ANPED (1998-2017). | RODRIGUES, Sílvia Adriana; OLIVEIRA, I. A. |
| Olhares sobre a pobreza e a urbanização no Brasil na transição do século XIX para o XX: uma prospecção bibliográfica. | RÜCKERT, F. Q. |
| DESVENDANDO UM LUGAR NO TEATRO POR MEIO DO DANJURO: A TÉCNICA A FAVOR DA ADOLESCÊNCIA. | Castro, Leonardo Augusto Madureira de ; FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
| UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE TEATRO NA EDUCAÇÃO E A PROBLEMÁTICA DA INDÚSTRIA CULTURAL E DA SEMIFORMAÇÃO NAS PESQUISAS. | Castro, Leonardo Augusto Madureira de ; FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
| Inovação e conservadorismo na educação brasileira. | MARIANO, J. L. M.; FERRO, E. G. |
| Da importância de um corpo estranho e risível: Inês Brasil, Formação e das/dos Professores e ‘ideologia de gênero’. | DUQUE, Tiago |
| Título | Autor |
| Aspetos da formação da pesquisa em educação especial no Brasil. | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. |
| Organização do atendimento educacional para alunos da educação especial em Mato Grosso do Sul. | KASSAR, M. C. M. ; NERES, C. C. ; CORREA, N. M. ; REBELO, A. S |
| AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA SOBRE A ESCOLA E O TRABALHO PEDAGÓGICO. | SANTOS, F. A.; FERREIRA, F. S. ; VILALVA, D. M. |
| Educação especial/inclusiva. | LACERDA, C. B. F. ; KASSAR, M.C.M. |
| O que os estudantes pensam sobre as fases da Lua?. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
| Modos de estigmatização e resistência da(s) criança(s) e da(s) infância(s) em "Pequena Miss Sunshine" | SOUZA, D. B. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Reflexões sumárias sobre as relações entre mídia, infância e consumo. | OLIVEIRA, M. V. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Reflexões Político-Teóricas sobre Inês Brasil. | DUQUE, Tiago |
| Título | Autor |
| La institucionalización y articulación de los cuidados en educación especial en Brasil: el aula de recursos (1973-1985). | REBELO, A. S. |
| Escola regular ou escola especial? A escolha na visão de familiares de alunos com síndrome de down. | SILVA, S. M. S. ; MARTINS, B. A. |
| El teléfono móvil como instrumento mediador en la inclusión educativa. | GÓMEZ, P. H. ; CASTILLO, H. ; DE CARVALHO,M.M.K |
| Reflexões acerca do conceito de deficiência mental/intelectual para o delineamento da população escolar brasileira para registro no Censo Escolar. | LEIJOTO, C.P. ; KASSAR, M. C. M. |
| AS VICISSITUDES DA EXPERIÊNCIA NO MUNDO DIGITAL. | FERREIRA, I. F.; ANTUNES, D. C. ; RIPA, R. ; PISANI, M. M |
| Paulo Freire: um educador popular. | MARIANO, J. L. M.; FERRO, E. G. |
| Paulo Freire, emancipação das mulheres e a educação libertadora. | RIBEIRO, A. I. M. ; MARIANO, J. L. M. ; FERRO, E. G |
Compartilhe:

