Chamada para artigos da Revista Olh@res

Postado por: ppge

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encontram-se em: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares.

Número temático: Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações
Étnico-Raciais

Coordenação
Profa. Dra. Edna Martins – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Profa. Dra. Marina  Pereira de Almeida Mello – Universidade Federal de São
Paulo (UNIFESP)

Após a implementação da lei 10639/2003, que tornou o ensino de histórias
e culturas africanas e afro-brasileiras obrigatório no Brasil, às
questões relativas à educação das relações étnico-raciais tem feito
parte de debates e discussões nas mais variadas agendas acadêmicas e
políticas do país. Apesar dos desdobramentos das políticas de ações
afirmativas nos espaços escolares e não escolares, ainda há muito a se
fazer para que ocorra o real comprometimento dos envolvidos com uma
educação antirracista. Outrossim, dimensões identitárias racialmente
definidas implicam no questionamento de categorias como individualidade,
comunidade e solidariedade, proporcionando um modo para se entender a
interação entre experiências subjetivas do mundo e os cenários culturais
e históricos onde se formam essas subjetividades frágeis e significativas
(Gilroy, 2007). Pertencimento, etnicidade e nacionalidade implicam, por sua
vez, na ideia de experiências que, para além de compartilhadas,
vinculam-se a enraizamentos situados em termos de lugar, localização,
linguagem e mutualidade. Assim, dominação e subalternização conduzem a
modos de pensar, sentir, ensinar, aprender, resistir e re-existir em um
mundo cuja polifonia precisa vir à tona. Nessa perspectiva, este número
temático da Revista Olh@res busca a publicação de estudos, pesquisas e
experiências que objetivam debater, discutir e analisar as relações entre
raça/etnia e Educação em suas multideterminações em contextos variados.
São bem vindos trabalhos que contemplem temáticas sobre Políticas de
ações afirmativas, Relações étnico-raciais e universidade, Formação
de professores e práticas educativas para as relações étnico-raciais
(Africana e Indígena); Inclusão no sistema educacional; Interculturalidade
e educação, transculturalidade e educação, transmodernidade e
educação,  Impactos e desdobramentos da lei 10639/2003; Ensino de
história e cultura africana, currículo e África, representações
étnico-raciais nos livros didáticos, Memória e tradição oral em
contextos educacionais.

O prazo para envio dos artigos é 01 de fevereiro de 2019-
Equipe Editorial de Olh@res
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