CLAYTON DA SILVA BARCELOS – Educação escolar na prisão: os significados e sentidos das professoras que atuam em unidades penais de Corumbá, Mato Grosso do Sul
RESUMO
Este estudo tem como objetivo principal compreender os significados e sentidos que as professoras que atuam no sistema penal de Corumbá/MS dão à educação escolar. O referencial teórico se deu via um levantamento bibliográfico nas plataformas ANPED, BDTD, CAPES e SCIELO sobre esta temática no campo da educação. A metodologia utilizada foi uma pesquisa social de caráter qualitativa. Utilizou-se a pesquisa do tipo etnográfica. Somou-se a isso a entrevista semiestruturada no levantamento dos dados. A observação etnográfica se deu no ambiente escolar do sistema penitenciário. Foram entrevistadas 15 professoras. Os resultados apontam para a descrição dos espaços escolares das 03 unidades penais estudadas presentes em Corumbá; os significados e sentidos das professoras que atuam nessas unidades penais; a problematização de uma fronteira simbólica entre a cela e a sala de aula, quando (re)educandos parecem deixar de serem vistos por elas como presos e passam a ser alunos; necessidade de que as professoras atuantes sejam concursadas e que passem por uma formação mais robusta, incluindo curso de especialização; necessidade de se rever o Contrato de Compromisso; o reconhecimento da garantia dos resultados positivos através da disciplina ao passo que a busca pela remição e a falta de estrutura contribuem para resultados não tão positivos. Por fim, foi possível apontar também perspectivas no sentido de melhorar a educação escolar na prisão.
Palavras-chaves: Educação escolar em prisões; Escola na prisão; EJA e prisões; Formação de professores de unidades prisionais; Direitos Humanos.