ÉVELIN PADILHA DE ANDRADE SILVA – A leitura de imagem da iconografia indígena de Henrique Spengler no Ensino Fundamental I
RESUMO
A pesquisa que aqui se apresenta: A leitura de imagem da iconografia indígena de Henrique Spengler no ensino fundamental I, trata-se de uma pesquisa participante, que por meio da mediação procura interferir na realidade e propõe-se a investigar a possibilidade de ensino da arte de forma crítico-reflexiva para além dos conteúdos teóricos que envolvem a obra e o tempo em que o artista está inserido e venha formular seu entendimento da arte por meio da leitura do objeto artístico. A arte-educação propõe ao professor esse método de ensino como uma das formas de se ensinar arte, chamado de leitura de imagem para crianças e adolescentes, pautada nos estudos de pensadores em Arte como Robert W. Ott e Edmund Feldman e Ana Mae Barbosa, no Brasil, com a metodologia triangular. Os métodos desenvolvidos por esses pesquisadores, ao permitir que a criança faça a sua própria leitura da obra de arte possibilitam que a mesma ganhe autonomia para colocar em prática o que aprendeu nas teorias que envolvem o objeto artístico e sua experiência como ser social, transformando-o num ser reflexivo diante das expressões artísticas. A pesquisa teve por objetivo promover e avaliar a mudança do olhar da criança para as obras do artista Henrique Spengler que trabalha com signos e símbolos Kadiwéu, durante o processo da oficina de leitura de imagem com crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Corumbá-MS. Neste norte a pesquisa teve como meta avaliar a ampliação do olhar sensível e reflexivo diante da obra de Spengler e da produção artística dos sujeitos participantes. O método de leitura de imagem foi desenvolvido na pesquisa para observar, se a partir dele, os textos escritos e visuais produzidos a partir das obras do artista Spengler passaram a ser refletidos com mais embasamento sobre a arte indígena e a cultura regional do estado do Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi embasada em estudos de autores como Figueiredo (2005), Canclini (2007), Barbosa (1986) e Pillar (2001) sobre arte sul-mato-grossense, cultura regional, arte indígena, ensino de arte e leitura de imagem. A metodologia baseia-se na observação participante considerando a mediação docente proposta por L. S. Vigotski uma vez que tal proposta necessita da mediação do professor-pesquisador, que este contato direto com os sujeitos proporciona experiências significativas aos estudantes, por meio de uma postura pedagógica problematizadora. O estudo proposto constitui-se como alternativa frente às práticas de leitura de imagem de arte na escola, com o desafio de mediar o aprimoramento da percepção estética, como possibilidade de desenvolvimento do psiquismo, para que os alunos sejam capazes de relacionar-se com o objeto estético (imagem de arte), e ainda aprimorar seus conhecimentos e entendimentos sobre a arte e cultura do Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Henrique Spengler, Arte Indígena, Arte-educação, Leitura de Imagem.